Observatório Alviverde

08/02/2013

 

 

ATENÇÃO PALMEIRENSE!

VOCÊ ESTÁ SENDO ENGANADO PELA MÍDIA!

 

A mídia diz, a toda hora, dia e noite, noite e dia, que o time do Palmeiras é fraco seja em Tv, rádio, jornal e Internet.

Nessa linha opinativa equivocada dos jornalistas, parece que não há exceções! 

É um discurso contínuo que sustentam, alguns  por preconceito. muitos por ignorância e outros, a maioria, por má-intenção e perversidade.

O tempo passa, as coisas mudam, os fatos se renovam, mas os homens da mídia não mudam o teor de seus comentários discriminatórios em relação ao clube.

Entrevistado ontem após o jogo, Márcio Araújo disse que em São Paulo ele nunca contou com o apoio da torcida e nem da cronica esportiva.

Um desabafo?

Uma contestação?

Ou uma constatação?

Os jogadores, sobretudo os de militância mais antiga, já perceberam que a mídia – 90% ou mais – trabalha contra o Palmeiras.

Ele não foi o primeiro a declarar o tratamento discriminatório da imprensa paulistana em relação a quem atua no Palmeiras.

Daniel Carvalho também usou do mesmo discurso, falando de forma ainda mais enfática e explícita. 

Mesmo constatando que erram, conforme comprovam os números do Paulistão, continuam, maldosamente, as críticas, levando à torcida e aos próprios jogadores o pessimismo, a desesperança e a decepção.

Infelizmente, a maior parte da torcida palmeirense continua cega.

Sem perceber, submete-se, passivamente aos caprichos de cronistas clubísticos e parciais, rendendo-se à opinião facciosa de tantos perseguidores lotados nos veículos importantes da mídia, 90% deles carrascos do Palmeiras!

******************************************************************

Os números do Paulistão até a 6ª rodada, não mentem mas desmentem, categoricamente, a farsa midiática.

Acostumados à prática obsessiva de criticar por criticar e a desvalorizar tudo o que é do Palmeiras, muitos cronistas esportivos, se é que se pode ressalvar algum, já começam a morder a língua.

Senão, vejamos:

Os caras ainda não cairam na real.

Sequer perceberam que a situação do Palmeiras no campeonato, se não é privilegiada, é, mais do que boa, ótima, ao menos até agora.

Como agora não têm o que dizer, afirmam que o time está oscilando, como se os outros não estivessem oscilando ainda mais, com o detalhe de ser o Palmeiras um time ainda em formação. 

Por que, então, estão, estupidamente, imbecilmente, criticando o time e fazendo o papel de ridículos perante a opinião pública?

Tenho lido absurdos, entre os quais cito um em particular: “O Palmeiras não vai se recuperar porque manteve a base do ano passado”. Uma incongruência imperdoável.

Do time que está jogando foram mantidos Ramos, Henrique, Juninho, Araújo, Leite, Barcos, Maicon Leite, Wesley, Valdívia e os garotos que foram para o sacrfício no final da temporada que marcou nosso descenso.

Então querem o que? Que o Palmeiras mande todo mundo embora, perca um caminhão de dinheiro e dispense atletas com Henrique, Araújo, Maicon Leite, Wesley, Valdívia, Barcos e recomece do zero?

Que time em formação no planeta não gostaria de ser reconstruido a partir de uma base como essa?

Quem não sabe que esses jogadores, sub-avaliados no Palmeiras, serão considerados ótimos, a maioria craques, a partir do momento em que vestirem uma nova camisa.

Como acreditar em uma crônica esportiva na qual existem palpiteiros em veículos importantes que chegam ao cúmulo do ridículo e da gaiatice afirmando que Ademir da Guia nunca foi craque.

Craque, mesmo, para eles, foi Biro-Biro ou outros assemelhados que jogaram nos três adversários paulistas do Palmeiras.

VOLTANDO AO CERNE DA QUESTÃO

Só não estamos na ponta da tabela, em razão de dois erros crassos de arbitragem, ocorridos nos jogos contra a Penapolense e o XV de Piracicaba, mas isso não interesa aos cronistas e nunca pesa na hora das análises.

Se os árbitros não houvessem metido a mão grande e influenciado diretamente nos resultados o Palmeiras tería somado três, quatro ou, até, seis pontos.

Os três pontos a mais que  o Santos ostenta, referem-se, justamente, ao mínimo de pontos que poderíamos ter obtido não fossem os recalcitrantes erros dos sopradores de apito corporativistas da arbitragem.

Falando em corporativismo, a coisa já está assim e PCO – Que Deus nos livre dele - ainda nem começou a apitar os nossos jogos, mormente os clássicos.

Se obtivéssemos quatro dos seis pontos que deixamos de ganhar por erros de arbitragem, estaríamos com um ponto à frente do Santos com Neymar, Montillo, Muricy e tudo, liderando o Paulistão.

Se obtivéssemos os integrais seis pontos que nos foram arrebatados, teríamos, em relação ao Santos, a mesma diferença que o time praiano estabelece, hoje, sobre o Verdão, de três pontos.

Tudo isso sem contarmos o empate normal, porém desastroso, contra o Bragantino em que Barcos desperdiçou um pênalti, logo no jogo de estréia.

Registre-se, também, que o apito trabalhou em favor do Santos. Primeiro contra os bambis e domingo passado contra o Linense.

Não fossem as mesmas arbitragens o time santista, protegidíssimo, paparicado pela imprensa, e, por isso, temido pelos árbitros, não teria alcançado os 13 pontos atuais e estaria com pontuação inferior a do Palmeiras.

A PRÁTICA DA CONSTATAÇÃO SOBREPÕE-SE À TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

Ontem eu assistia a um programa da Fox Tv que, surpreendemente, apresentava um noticiário longo e detalhado sobre o Palmeiras.

Entre crítica (mais) e reconhecimentos (menos), um fedelho engomadinho, néo-cronista, deslumbrado, doidivanas desses que não sabe nem porque a bola rola, que participava da programação, proferiu esta frase antiprofissional, deletéria e irresponsável:

“O Palmeiras está tão mal que não tem qualquer chance na Libertdores. Deveria passar a sua vaga para outro time em melhores condições de disputar a competição!”

Em vez de dizer que o Palmeiras é um time em formação, em ajustes, passando, também, por metamorfose administrativa e que, como tal, terá altos e baixos, preferem subvaloriza-lo, e partir para o escracho.

Como é que podemos estar tão mal assim?

Se partirmos para a numerologia do campeonato, as práticas conspiratórias da mídia desabam como um castelo de cartas.

Os mesmos jornalistas não disseram nunca que o Santos foi escandalosamente ajudado contra os bambis e o Linense.

Também esconderam que era para ter perdido, fossem as arbitragens eficientes ou menos facciosas, um mínimo de três pontos.

Toda a mídia vive “pagando pau a Neymar”, falando antes da hora em tetracampeonato e outras abobrinhas.

Não se ouve ninguém dizer que o Santos ganhou a decisão de dois anos atrás contra o Santo André na bacia das almas e no apito

Foi um dos “roubos” mais escandalosos da história recente de decisões do Paulistão, com a cumplicidade tácita de 90% da crônica esportiva, à epoca apenas preocupada em badalar e incensar Neymar e Ganso.

Como dizemos sempre,contra o Palmeiras é só propaganda negativa , jogo a jogo, dia a dia, semanana a semana, mes a mes, ano a ano.

Ontem, como não tinham o que criticar, realçaram muitas vezes o público reduzido que compareceu ao Pacaembu, 4.040 expectadores.

Mas não houve um único jornalista que admitisse (isto não vai ocorrer nunca) que a reduzida presença de palmeirenses ao estádio tinha  tudo a ver com a propaganda negativa contra o time que nasce sempre do nada e prolifera como praga destruindo o ânimo e a motivação da torcida.

O time não havia cumprido a rodada de ontem e sua capacidade de realizar uma boa campanha era descartada, desclassificada e tida como impossível, a afirmação de que o time.

Exatamente o que têm feito em relação às nossas possibilidades na Libertadores pois estão colocando em dúvida a nossa capacidade de superar, até, a fase inicial da competição.

O JOGO

Primeiro tempo espetacular, domínio avassalador, total e completo, asfixiando o adversário na defesa.

Algumas surpresas táticas:

1ª) Henrique atuando pelo lado direito da defesa, logo atrás de Airton que avançou menos do que nos jogos anteriores. Henrique, além de lançar sucessivamente Maicon Leite, aparecia como homem surpresa e fazia as vezes de centro-avante, tendo feito um gol, na posição.

2ª) Barcos voltando para, surpreendentemente, sair da área e armar o jogo, tarefa que realizou muito bem, e, ao mesmo tempo, trazer a marcação para proporcionar espaços a Maicon Leite para atuar em velocidade.

3ª) Márcio Araújo, que voltou a marcar, com órdens explícitas para avançar como elemento surpresa e com “licença” para chutar em gol.

Essas estratégias de Kleina surpreenderam Estevão Soares e levaram o Palmeiras ao triunfo.

INDIVIDUALMENTE

Como jogou bem o Prass. Com um goleiro como ele, dificilmente teríamos sido rebaixados.

Os dois laterais, fracos na marcação, sobrecarregaram muito Henrique, Denoni e Ramos no trabalho de cobertura.

Quando Wendel entrou pela direita, o Palmeiras resolveu o problema no setor.

Ontem, Airton e Juninho apoiaram pouco e a cada dia se revelam muito mais homens de apoio do que, simplesmente, marcadores.

De um cruzamento de Juninho desviado por Maikon Leite o Palmeiras fez o gol que abriu caminho à vitória, mas Juninho realizou só isso, muito pouco em termos ofensivos.

Denoni está jogando muito. Teve algumas falhas na entrega de bola, dormiu em um lance que poderia ter redundado em gol, mas, além de ter crédito junto ao técnico e à torcida, deu conta do recado.

Wesley melhorou dentro do contexto tático, mas tecnicamente está longe do jogador que eu imaginava quando foi contratado, com a ressalva que está vindo de uma delicada intervenção cirúrgica.

Patrik Vieira esteve bem pois além da boa condição técnica é um jogador de muito fôlego que corre o campo todo, o tempo todo.

Maicon Leite provou, no jogo de ontem, que pode ser aquele jogador que deslumbrou o público com a sua eficiência e objetividade quando jogou pelo Santos.

Sem medo de errar, foi outro jogador completamente queimado por Felipão.

Barcos começou armando o jogo, quesito no qual, com um pouco mais de fôlego e treinamento tem condições de exercer com mestria. Tentou de todas as formas fazer um gol, mas não conseguiu.

Márcio Araújo, o novo Márcio Araújo, jogou um bolão, errou menos do que de costume, fez o gol de abertura e em meu critério de análise foi a personalidade do jogo.

RESUMINDO

NÃO VAMOS NOS ENTUSIASMAR EM DEMASIA, MAS O NOSSO TIME NÃO É TÃO RUIM QUANTO A MÍDIA ESTÁ QUERENDO ROTULAR.

OS NÚMERO, POR SI, COMPROVAM QUE A MÍDIA, COM RARAS EXCEÇÕES, CONTINUA MENTINDO EM RELAÇÃO AO PALMEIRAS, AO SEU TIME, TÉCNICO, JOGADORES E, PRINCIPALMENTE COM RELAÇÃO ÀS NOSSAS PERSPECTIVAS.

COMENTE COMENTE COMENTE 

NA TV

Odinei Ribeiro só não leva um dez porque papagueou um pouco mais do que deveria no segundo tempo, após um primeiro tempo beirando à perfeição.

André Hernan, excelente nas reportagens e nas informações. Eram informações requentadas, mas muitos palmeirenses as ignoravam.

Muller, ontem, conseguiu se portar bem em relação ao Palmeiras e não entrou na onda do quanto pior, melhor.

Foi sóbrio e cauteloso nas observaçõees, conquanto eu não concordasse com várias opiniões que emitiu, não posso criticá-lo.