Observatório Alviverde

04/04/2017

VALDÍVIA OU VALDÍVIA?


Bem que eu queria os dois Valdívias em meu time, porque "se um Valdívia incomoda muita gente, dois Valdívias incomodam muito mais. Como incomodariam!

Mas se me impusessem a opção exclusiva da escolha, é claro, é óbvio, é elementar que optaria por Jorge Luis Valdívia Toro, o chileno-venezuelano, ainda que Wanderson Ferreira de Oliveira, o mato-grossense que se tornou um Valdívia genérico mais pela semelhança física do que pela futebolística, também tenha o seu valor e eficácia.

Jorge Luis Valdívia Toro, 33 anos, vivenciando o seu ciclo "idade de cristo", tida por muitos como a do auge do ser humano em sua passagem terrena, Valdívia, ou, "El Mago", pelo que tenho deduzido do que vejo nas telas de uma tv cada vez mais globalizada, ainda se constitui no melhor armador do futebol sul-americano e -sem a menor dúvida- um dos melhores do mundo. 

Tenho saudade de sua presença em campo envergando com orgulho a gloriosa "maglia" verde e branca, como se fosse uma segunda pele.

Como esquecer de seus dribles desconsertantes como aqueles em que contornava os adversários como um galo contorna uma galinha "no cio", passava liso por dois e, às vezes, três deles tripudiando sobre eles em campo, provocando-lhes a ira e atraindo contra si as caçadas em campo, sempre apoiadas e até incentivadas pela "midia anti"!

Foi por isso que Armando Nogueira o maior cronista, compositor, escritor e poeta da imprensa brasileira dos anos 50s aos nossos direcionou-lhe um recado, verdadeira referência ao craque que um dia defendeu as cores do Verdão:


"Valdívia: quando um brucutu te dá um pontapé, ele não está agredindo apenas e tão somente o cidadão Valdivia; ele está afrontando toda uma dinastia que foi canonizada pelas canelas de Stanley Matthews, de Garrincha, de Zico, de Júlio Botelho, de Maradona e de tantos outros apóstolos do evangelho do drible. Acontece que o drible não é como o sol que nasceu para todos. O drible acabaria se tornando um privilégio. Só os eleitos merecem o dom que, por sinal, os deuses te concederam".


Mas esse tratamento ao Mago só se viesse do Rio ou de outro estado através de alguém com a sensibilidade de Armando para discernir e destacar o futebol arte de Valdívia, o jogador mais caçado e perseguido do futebol brasileiro, da virada do século aos dias de hoje, isto é, há quase vinte anos. 

Em São Paulo os Prados, os Juca(s), os Machado(s), os Rimoli(s), os Trajano(s) e assemelhados, tanto e quanto as Globo(s), as Pan(s), as Folha(s), as Gazeta(s) e congêneres optaram por uma campanha de esvaziamento e desmoralização e não descansaram enquanto não conseguiram que o Palmeiras dispensasse a sua estrela maior, tarefa para a qual contaram com o apoio luxuoso das organizadas e dos odiosos detratores do polêmico jogador.

Como não lembrar de suas impressentidas enfiadas de bola que, na maioria das vezes, colocavam os companheiros na cara do gol e levavam o Palmeiras a retumbantes vitórias...

Como não lembrar das respostas em campo às provocações daqueles adversários que procuravam sempre denegrir a imagem palmeirense nas comemorações dos gols? 

Aquela resposta do "choro" sobre Rogério Ceni é uma cena imorredoura que marcou muitas gerações de palmeirenses. Como esquecê-la, embora ocorressem outras tantas, também...

Sei que estou falando de algo inatingível quando ouso abordar o assunto referente a uma impossível contratação do Mago porquanto Mattos sumariamente o dispensou e eu não vejo humildade (eita sentimento difícil de se encontrar em um ser humano) suficiente no diretor de futebol palmeirense para voltar atrás e tentar essa contratação.

Objetivamente quero frisar que, em minha opinião, o Palmeiras não precisa contratar o Valdívia do Inter porque tem muitos jogadores bem melhores do que ele no atual elenco, embora reconheça que ele possa até vir a se constituir em uma boa alternativa.

Digo isso na medida em que o Verdão pode contratar um jogador jovem, pouco acima de 20 anos, com perspectivas de mercado futuro e, ao mesmo tempo, impede o maior adversário - o Curica- de se reforçar!

Acrescente-se a isso que retira do elenco Rafael Marques (inserido na negociação), um jogador de alto salário e que não vem sendo aproveitado!

O meu receio é que o Palmeiras passe a perna no adversário e que eles, em represália, contratem Valdívia o original!

Com o futebol que tem e com o apoio integral da mídia, o Mago, que voltou à Seleção Chilena pode voltar a ser em muito pouco tempo um jogador desequilibrante e se estiver contra o Verdão será um osso duro de roer.

Você é favorável à contratação de Valdívia, o genérico, o matogrossense?

Ou, só para que a gente possa sonhar, preferiria a contratação de Valdívia, o Mago, o original?

COMENTE COMENTE COMENTE