Observatório Alviverde

30/01/2010

CORINTHIANS X PALMEIRAS. O CLÁSSICO VOLTA AO SEU MELHOR PALCO, O PACAEMBU!

Os dois maiores rivais do futebol de São Paulo voltam a se encontrar neste domingo.
Há, ainda, em torno desse jogo, um frêmito invisível e uma enorme ansiedade popular, reverberando por todo o estado dos paulistas, com amplas repercussões, até, pelo Brasil. Corinthians e Palmeiras outrora dois grandes clubes paulistas, hoje dois grandes clubes brasileiros, vão, novamente, duelar, vão medir forças. Desta vez, novamene em São Paulo, no romântico e aprazível estádio do Pacaembu, palco de memoráveis confrontos entre as duas maiores forças do futebol paulista.
Os tempos, hoje, reconheçamos, são outros e muita coisa mudou em relação ao grande evento do futebol bandeirante. Admitimos que o entusiasmo pelo clássico ainda é grande,mas, convenhamos que em passado nem tão remoto esse entusiasmo já foi muito maior. Antigamente Corinthians e Palmeiras paravam São Paulo. Hoje, no máximo, conseguem fazer a cidade andar um pouco mais devagar.
Infelizmente o esvaziamento dos campeonatos regionais tem sido o fator determinante do empobrecimento dos clássicos estaduais, roubando-lhes, bastante, o charme e, muito, a importância. As rivalidades rwgionais migraram para confrontos interestaduais e o interesse popular passou a ter agora uma abrangência de âmbito nacional. Nas circunstâncias do futebol de hoje, sob a égide do atual calendário, os campeonatos estaduais mais parecem cadáveres insepultos, se me permitem a comparação. Saudosista que sou, considero que isso é, profundamente, lamentável, lastimável.
Esse duelo Corinthians e Palmeiras, nas circunstâncias em será realizado, não promete galvanizar a opinião pública. Faltam-lhe, desta vez o sal e o tempero das grandes decisões, dos torneios e dos campeonatos importantes, embora as equipes disputem a inócua liderança provisória de um campeonato regional elaborado com o objetivo claro de levar os quatro grandes ao quadrangular final e decisivo. É sempre assim!
Outro aspecto relativamente motivador do "derby" será a incômoda pressão exercida pelo Palmeiras sobre o adversário, impondo-lhe, há tempos, resultados negativos em um tabu que já atinge a marca de quase quatro anos e sete jogos.
Quem vai vencer? Em termos de tendência, eu diria que o Palmeiras tem melhores condições. Se o Corinthians, hoje, dispõe de um time individualmente bem constituido, fisicamente bem preparado, um banco mais rico e melhor, o Palmeiras tem no sentido de conjunto e no entrosamento a sua melhor arma. Ademais, o Corinthians não terá Ronaldo, sempre um perigo quando consegue dominar a bola e jogar. Isso enfraquece, ofensivamente, o time corintiano. Muitíssimo!
Em contrapartida se Diego Souza não jogar, ficaremos privados de nosso principal atacante que tanta falta já fez no jogo passado contra o Monte Azul. Sem ser, do ponto de vista da habilidade, um Ronaldo, Diego Souza, é o eficientíssimo Diego com quem contamos em todas as horas, sempre importante na feitura de nossos gols.
Que venham os gambás! Mas que venham quentes porque o Palmeiras está fervendo.

DEIXE A SUA OPINIÃO