Observatório Alviverde

01/09/2010

PALMEIRAS X FLU UM JOGO IMPORTANTE QUE SERÁ MOSTRADO EM TRÊS CANAIS, EM REDE NACIONAL. O OAV MOSTRA COMO SERÁ A TRANSMISSÃO DO SPORTV/PFC

Uma das grandes asneiras da crônica esportiva é atribuir um exagerado valor às estatísticas históricas, sobretudo quando envolvem dois clubes de primeira grandeza do futebol brasileiro.

A turma do Sportv/PFC é mestre nisso.  Adora teorizar sobre retrospectos e números de jogos antigos, como se os resultados verificados em  anos remotos pudessem influenciar sobre o resultado de cada novo evento que se realiza nos dias de hoje.

Não existe transmissão de jogos de futebol no Sportv e Canais  Globosat sem que o chatíssimo tema seja abordado à exaustão, incomodando profundamente os telespectadores, haja vista que esses dados são sempre divulgados enquanto a bola rola, em detrimento da transmissão.

Vejam, a propósito, como, certamente,  será o Fluminense e Palmeiras desta noite no Sportv/PFC:

Com poucos minutos após a bola começar a rolar o narrador suspendará o relato do jogo para dizer  que Palmeiras e Fluminense jogaram 90 vezes, com 50 vitórias do Palmeiras, 25 do Fluminense, registrando-se 15 empates, com 163 gols marcados pelo Verdão contra  130 do Flusão, nas confrontações diretas entre os dois clubes em toda a história.

É isso mesmo! Está absolutamente certo! Mas por que não anunciam  na abertura da jornada?

Decorridos poucos minutos, o narrador vai  interromper de novo a transmissão das jogadas para anunciar uma nova "bomba": em jogos do  Campeonato Brasileiro, Palmeiras x Flu jogaram 34 vezes, com 20 vitórias do Palmeiras 7 do Flu e registraram-se 7 empates, o que, também, é verdade.

Mas qual é a importância disso, ao alcance de todos em jornais, revistas e sites da Internet? Por que parar o relato do jogo e a identificação dos jogadores para anunciar o que quase todos já sabem porque leram no site oficial ?

Pouco tempo o locutor vai dizer que,  no Brasileirão, o Palmeiras marcou 58 gols contra 41 do Fluminense computadas todas as edições do campeonato.E vai dizê-lo, de preferência, quando o Palmeiras estiver atacando e houver a iminência de um lance de gol.

Passará mais um pouco e  voltará a ser interrompida, novamente, a transmissão. O locutor  desperdiçara, ainda, muito mais tempo para dizer que,  como visitante, o Palmeiras também está em vantagem sobre o Fluminense no retrospecto geral: em 43 jogos, são 18 vitórias [60GP], 8 empates e 17 derrotas [63GC].

Em seguida, suspenderá, novamente, a narração do jogo para dizer que o primeiro jogo da história entre os dois clubes ocorreu em 30/05/1926: Palestra Itália 3x2 Fluminense, no Palestra Itália. Gols: Amílcar, Melle e Ebraico/contra (P); Nilo e Coelho (F).

Decorrido mais um tempinho e novamente a narração será seccionada para contarem que o primeiro jogo da história de Palmeiras x Flu no estádio do Maracanã aconteceu em 02 de março de 1952 e os times empataram em 2x2 . Gols de Rodrigues Tatu (2) para o Palmeiras e Simões e Orlando para o Fluminense.

O Palmeiras terá a bola e atacará com perigo, mas o narrador do Sportv /PFC fará um enorme hiato na transmissão para mencionar que o primeiro jogo da história entre os dois clubes pelo Campeonato Brasileiro ocorreu em 04/09/71 e o Palmeiras venceu por 1 x 0, gol de Eurico.

O jogo estará corrido e pegado, repleto de lances de área, o Verdão atacará perigosamente mas o locutor não se importará com isso e dirá: como visitante, o Palmeiras também está em vantagem sobre o Fluminense no retrospecto geral: em 43 jogos, são 18 vitórias [60GP], 8 empates e 17 derrotas [63GC].

Mesmo sabendo que os gols podem sair a qualquer momento, o narrador do Sportv "bosteará" novamente: no Campeonato Brasileiro de 2009, tivemos uma vitória para cada lado.

E arrematará:  nos dois jogos, o Palmeiras foi comandado por Muricy Ramalho, atual treinador do Fluminense. No 1o.turno, no Palestra, vitória palmeirense por 1x0, gol de Diego Souza. No 2o.turno o Flu venceu por 1x0, gol de Fred.

Certamente que, nessa hora, todos, narrador, comentarista e repórter, se omitirão e não vão, sequer, mencionar que, nesse jogo,  o Palmeiras foi esbulhado, furtado, roubado, violentado, estuprado e retirado da luta pelo título, após um gol legítimo de Obina, anulado inexplicavelmente, pelo incompetente árbitro gaúcho, o finório Carlos Eugênio Simon.

O primeiro tempo já terá terminado, o intervalo decorrido e o segundo tempo começado, mas o narrador do Sportv/PFC continuará torturando a torcida do Palmeiras bradando: As maiores goleadas desse jogo são estas: Palmeiras  5 a 1 no Brasileiro de 1996 [no PR], e 6 a 2 no Torneio Rio-SP de 2000 [em SP]. Já o Flu venceu o Palmeiras por 5 a 1 no Torneio Rio-SP de 1967 [no RJ], e por 6 a 2 no Brasileiro de 2001 [em SP].

Você pensa que acabou? Estaremos na metade do segundo tempo de Palmeiras x Flu e a turma do Sportv/ ainda não terá esgotado  o famigerado e desinteressante e dispensável estoque do assunto estatística histórica. 

Vão falar, então,  de"curiosidades", deste jeito: o placar de 1x0 é o mais comum entre os dois times: aconteceu em 14 dos 90 jogos, seguido pelo placar de 2x0, que ocorreu 10 vezes. Já o resultado por três gols ou mais de diferença aconteceu 20 vezes.

Depois de tudo o que ouviu, você, incrédulo com o tamanho do assunto,  irá se perguntar se eles ainda têm algo mais a acrescentar em matéria de estatística. Mal você pergunta e o locutor do Sportv/PFC, com inflexão professoral irá logo dizendo, a propósito do histórico de Palmeiras x Flu
Últimas partidas pelo C. Brasileiro:
08/11/09 - Fluminense 1 x 0 Palmeiras
29/07/09 - Palmeiras 1 x 0 Fluminense
25/10/08 - Fluminense 3 x 0 Palmeiras
16/07/08 - Palmeiras 3 x 1 Fluminense
14/11/07 - Palmeiras 1 x 0 Fluminense
05/08/07 - Fluminense 0 x 1 Palmeiras

Nervoso, incomodado por não poder assistir ao jogo com tranquilidade, já cansado de tanta conversa inútil, você, então, vsi mudar de canal..Excepcionalmente hoje, além do Sportv/PFC, você poderá ver o jogo pela Band e pela Globo.

Só que na Band você encontrará Trairão e  Neto, porta-vozes corintianos.
]
Na Globo você cruzará com Kléber, Casagrande e Arnaldo.

Palmeirense  que se preza, não ouve essa trinca.

Então você apelará para o velho radinho de pilha, mas o jogo no rádio, hoje em dia, não é mais jogo, e, sim, apenas, um festival de histeria e de gritos. Eles narram tiro de meta e gol com as mesmas ênfase e tonalidade.

Você constatará, então, perplexo, que já não existem mais locutores-esportivos, só "gritadores-esportivos".

Desanimado, desiludido, não lhe restará alternativa senão voltar a assistir ao jogo pelo Sportv/PFC e você volta.

Já são 30 minutos do segundo tempo e você imagina que as estatísticas já terminaram. Ledo engano!
Agora eles estão falando quantos erros de passe ocorreram na partida. Daqui a pouco vão falar sobre quantas vezes Valdívia caiu em campo e terão um imenso prazer em chamá-lo de "cai-cai".

E será assim até que que o árbitro apite o final do jogo.

POR QUE ESSA GENTE NÃO SAI DA TV E VAI TRABALHAR NO IBGE FAZENDO AS ESTATÍSTICAS DO CENSO?

ESTATÍSTICAS EXAGERADAS, CONVERSA FIADA E  ASSUNTOS ALEATÓRIOS CONSTANTES EM UMA TRANSMISSÃO DE FUTEBOL PELA TV,  É FALTA DE RESPEITO AO PÚBLICO E ABSOLUTA FALTA ABSOLUTA DE SENSO!

MEU PROGNÓSTICO PARA O PALMEIRAS X FLUMINENSE DESTA NOITE: 2 X 0 PARA O VERDÃO!

DEIXE AQUI O SEU PALPITE E O SEU COMENTÁRIO SOBRE O JOGO…