Observatório Alviverde

26/11/2014

SÓ DUAS VITÓRIAS GARANTEM, MATEMATICAMENTE, O PALMEIRAS NA ELITE!


 
  
Vejam em que buraco de tatu Nobre nos meteu. E não foi por falta de aviso ou advertência antecedente, ao menos da parte deste blog. 

Tampouco o foi por falta de conselhos de tantos palmeirenses, aos quais Nobre, Brunoro e companhia fizeram, sempre, ouvidos de mercador, procurando ouvir, nos momentos de crise e das mais importantes decisões, os mesmos indivíduos que, além de não gostarem do Palmeiras, nada entendem de futebol. 

Por tudo isso, em razão disso, chega-se, agora, à seguinte (fatal e dolorosa) conclusão:

Se alcançar a proeza de vencer o Inter em Porto Alegre e o Atlético Pr. em Sampa, alcançando 6 pontos, só assim o Palmeiras, à sua própria custa, estará, matematicamente, garantido na primeira divisão em 2015. 

A segunda soma de pontos possível em dois jogos, (decorrente de um empate e uma vitória),  totalizando 4, mesmo se constituindo em boa performance, será insuficiente para que o Palmeiras desfrute do privilégio de chegar ao seu objetivo sem depender de ninguém. 

Nessa hipótese, O Verdão alcançaria, no máximo, 43 pontos, e passaria a depender de tropeços da Chapecoense, que joga em casa contra o Cruzeiro e em Goiânia contra o Goiás e do Coritiba, contra o Curintia em Sampa e contra o Bahia, em casa.

Matematicamente, poderia ser ultrapassado pelo Vitória, se os baianos vencessem, respectivamente, o Fla no Rio e o Santos, em Salvador. Se querem saber o que penso, essa é a tendência normal desses dois jogos! 

A não ser que, à última hora, o Palmeiras contrate o conhecido craque, que atende pelo nome Malaquias, cuja inscrição, por incrível que pareça, será possível, nas rodadas derradeiras de um campeonato que vai chegando, melancolicamente, ao seu final!
 Com 38 pontos, o time baiano pode ascender a 44 e deixar o Verdão para trás, caso vença os desmotivados, desfalcados, desinteressados e desmobilizados Flamengo e Santos nas rodadas finais.

Velhos desafetos do Palmeiras, creio que só u'a mala branca bem grande, recheada, estufada de papel-moeda fará com que os jogadores desses times se motivem a correr para vencer o Vitória.  

Mas, se mal pergunto, permitirá a torcida santista que seu time ajude a salvar o inimigo? Acho difícil, para não dizer impossível! 

Os jogadores santistas sabem que poderão sofrer retaliações caso se  atrevam a ajudar o Palmeiras, quem desconhece isso?

Por outro lado, também se faz mister outra pergunta: ficará inerte o velho E.C.Vitória, clube muito mais velho que o Palmeiras, fundado no século retrasado, em 1.899, observando, passivamente, o Verdão entregar duas malas brancas (se é que vai, mesmo) aos jogadores de Flamengo e Santos? 

Lembrem-se que, embora criada, crescida e aprimorada no Rio, a malandragem nasceu, mesmo, em Salvador, a primeira capital do Brasil, antes mesmo da chegada de Tomé de Souza! 

Acho difícil que o Vitória deixe barato e que vá para campo inocentemente desprevenido (isto só acontece com o Palmeiras) sem se opor a possíveis ações extracampo do Palmeiras ou de qualquer adversário. 

Trata-se de questão de vida ou morte e aí é que eu temo pela debacle palmeirense que não sabe transitar pelos descaminhos traiçoeiros dos bastidores!

Clube de elite que é, de dirigentes engomados, bonzinhos, partidários e cultores do utopismo do politicamente correto, carta inexistente no baralho do futebol, o submundo deste mundo imundo. 

Aliás, domingo passado, verifiquei, na TV, que a mala carregada pelo massagista do Vitória era preta e já naquela hora fiquei imaginando se iriam doá-la ao Santos, ao Flamengo, ou aos dois!

Como se denota e conclúi, só à custa do próprio trabalho e através das próprias forças, o Palmeiras poderá se salvar.  

Aí é que reside o meu temor, pois, ao menos até agora, o time é vulnerável na defesa e, sem Valdívia, não consegue fazer gols. 

Mas, Valdívia enfrentará o Inter?  A diretoria vai à mídia se manifestar acerca da violência exposta contra o chileno? Ou como de hábito, vai ficar quieta e, novamente, tomar em pé igual vaca?

É uma situação complicadíssima a do Palmeiras, para que não se diga desesperadora. E não me acusem de estar fazendo terrorismo, pois os números do campeonato estão escancarando essas verdades.

Com um ponto a menos e uma vitória a menos, jogando contra Fla e Santos, dois gigantes do futebol brasileiro, ainda assim e por incrível que pareça, a tarefa do Vitória, é menos difícil que a do Palmeiras.

O Verdão terá pela frente o Internacional, adversário fatídico, via de regra, letal, e o perigoso Atlético Pr que joga como livre atirador.

Exclusivamente através de suas próprias forças é o caminho que resta ao Palmeiras para a salvação, sem depender dos outros! 

O Verdão não poderá, sequer, gozar das benesses do empate em um de seus dois confrontos pois estará correndo graves riscos e, mesmo assim, não terá mais condições de garantir a permanência na elite pois passará a depender, também, dos outros!

O percentual de queda do Palmeiras subiu, acentuadamente, após os resultados verificados na 36ª rodada do Brasileiro. Neste momento é da ordem de 28%.

A tabela "fez tudo" para ajudar o Verdão durante a transição do Campeonato, e, reconheça-se, ajudou mesmo. O time, infelizmente, não se ajudou.

Em face da incompetência crônica de seu corpo diretivo, do presidente às comissões técnicas e aos treinadores, pessimamente escolhidos, outro formidável desastre se avizinha na vida do Palmeiras!

Desta vez, um insólito tri-rebaixamento, coincidindo com o ano do centenário e culminando com a suprema humilhação de o Palmeiras ter de jogar a segunda divisão (que Deus nos livre) na Allian'z Arena.

Quando Nobre afirmou que não seria refém do centenário, vi com bons olhos a declaração! Imaginei que, ao mesmo tempo em que não iria fazer loucuras, queria desviar o foco do olhar, da inveja e da cobiça dos adversários e dar aos jogadores a tranquilidade, sem excesso de responsabilidade.

Não fazer loucuras, para mim, não significava, apenas, parar de contratar ou adquirir jogadores limitados. Era não trazer novos Lincolns, Lúcios e assemelhados, que, ao final de carreira, encontram, sempre, no Palmeiras, entre todos os grandes clubes brasileiros, a maior prodigalidade para engordar a aposentadoria.

Mas Nobre foi além, e do alto de sua miserabilidade administrativa, contratou o técnico errado por ser mais barato e para economizar,.

Recusando-se a reforçar o time em tempo hábil, Nobre só atendeu Dorival em suas estúpidas solicitações da contratação de um volante de contenção (Washington) que jogou duas vezes e de um (pasmem) quinto goleiro, reserva no Ceará, Jailton, que, dificilmente, vestirá, ao menos uma vez, em jogo oficial, a camisa do Palmeiras. Isso, sim, é desperdício!

Como castigo, Nobre, se quiser salvar o Palmeiras, terá de contratar, agora, o jogador mais caro deste Brasileiro, Malaquias, o único atacante capaz de salvar o verdão de um vexame histórico e inesquecível.

COMENTE COMENTE COMENTE


 A nova situação entre as equipes que lutam para não cair é esta:

14º Chapecoense. 42 pontos - 11 vitórias - 36 gols pró - 39 contra - saldo de -03.
Aproveitamento: 38,9%.
Jogos a cumprir:
Cruzeiro, em Chapecó.
Goiás, em Goiânia.
Possibilidade de cair, antes da 37ª rodada:  1%.

15º Coritiba .......... 41 pontos - 09 vitórias - 37 gols pró - 42 contra - saldo de -05.Aproveitamento: 38,0%.
Jogos a cumprir:
Galo, em Belo Horizonte. Bahia, em casa.
Possibilidade de cair, antes da 37ª rodada: 9%.

 16º Palmeiras....... 39 pontos - 11 vitórias - 32 gols pró - 55 contra - saldo de -23.
Aproveitamento: 36,1%.
Jogos a cumprir:
Inter, em Porto Alegre. Atlético Paranaense, em São Paulo.
Possibilidade de cair, antes da 37ª rodada: 28%.

17º Vitória ............ 38 pontos - 10 vitórias - 37 gols pró - 49 contra - saldo de -12.
Aproveitamento: 35,2%.
Jogos a cumprir:
Flamengo, no Maracanã. Santos em Salvador.
Possibilidade de cair, antes da 37ª rodada: 64%.

18º Bahia ............. 34 pontos - 08 vitórias - 28 gols pró - 40 contra - saldo de -12.
Aproveitamento: 31,5%. 
Jogos a cumprir:
Grêmio, em Salvador. Coritiba, em Curitiba.
Possibilidade de cair, antes da 37ª rodada: 99%.

19º Botafogo ...... 33 pontos - 09 vitórias - 31 gols pró - 46 contra/saldo de -15.
Aproveitamento: 30,6%.
Jogos a cumprir:
Santos, em Santos. Galo, no Rio de Janeiro.
Possibilidade de cair, antes da 37ª rodada: 99%.

20º Criciúma ..... 30 pontos - 07 vitórias - 25 gols pró - 52 contra/saldo de -27.
Aproveitamento: 28,7%.
Jogos a cumprir:
Sport em Criciúma. Cu-ríntia em São Paulo.
Já rebaixado.