Observatório Alviverde

29/04/2018

PALMEIRAS; VÍTIMA ANUNCIADA DO MAU FUTEBOL, DA RETRANCA DA CHAPE E DO ASSALTO ARBITRAL!!!


 FINAL DO PRIMEIRO TEMPO!
 PALMEIRAS 0 X 0 CHAPE:

(Comentário publicado no intervalo do jogo)

O que o Palmeiras pode e deve fazer para furar a retranca da Chape?

Esta a grande indagação, decorridos os primeiros quarenta e cinco minutos de um jogo muito mais complicado do que qualquer palmeirense poderia imaginar.

A retranca da Chape é feroz e, muitas vezes, tantas vezes, o time catarinense que, rigorosamente, só joga com Wellington Paulista no ataque, conseguiu recuar todos os homens para o campo defensivo, até Wellington, sem ter ninguém à frente.

Para ter mais chances de derrotar um time retrancado,  qualquer outro time teria de imitar o jogo do retranqueiro, para, ele próprio criar espaços, dar o bote e contra-atacar. Mas, como jogar assim diante de um time de menor grandeza e muito mais fraco com a Chape à frente do Palmeiras? A torcida iria à loucura.

A resposta do Palmeiras, então, é a aplicação do jogo da paciência que tanto impacienta a "galera", mas necessário, constituindo-se na  única alternativa para ficar mais perto do bom resultado.

Em razão disso, o Palmeiras dominou o jogo e segundo informa a TV teve 65% de posse de bola, contra 35% do time do interior de Santa Catarina.

Hoje não há o que falar contra Róger que poupou uns dois ou três jogadores entre semicontundidos e os sem ritmo e mantendo a base e os melhores e não o time inteiro como, estupidamente, fazia Cuca no ano passado.

O esquema,embora óbvio, é bom e o Palmeiras faz tudo o que manda o figurino, mas esbarra no excesso de povoamento defensivo da Chape e no fato de alguns jogadores, ao menos até agora, não estarem em um bom dia.

Embora eu não seja profeta, bruxo ou adivinho  creio que o gol palmeirense seja questão de  tempo .

Felipe Melo (já estamos a 4 minutos do 2º tempo) está deixando o campo (contundido) e Thiago Santos entra no time.

Respeitando a boa atuação de Felipe Melo creio que alteração vai dar mais força à defesa e o meio de campo, Moisés e Lucas Lima irá melhorar em movimentação e chegada ao ataque.

Até Borja tem a perspectiva de melhorar porque o meio de campo vai chegar mais e deve afrouxar um pouco a marcação sobre o colombiano (AD)

SEGUNDO TEMPO
Não errei em minhas previsões para o 2º tempo, exceto em relação à Borja, mais perdido do que cachorro em multidão.

Até que o Palmeiras faria o gol eu acertei, malgrado a criminosa anulação de um gol legítimo do Verdão admitido até pela Globo matriz e exibido no Fantástico!

A saída de Felipe e a entrada Thiago Santos, que tem mais fôlego e juventude, que chega mais e que encosta mais nos homens de ataque, deu ao Palmeiras o domínio completo das ações na etapa complementar.

Os comentaristas de resultado dirão que não houve nada disso, que não foi nada disso, que o time piorou, que só trocou bola, que só tocou para os lados, que não teve profundidade de jogo, que não chutou a gol, que o técnico não presta e outras desculpas que estamos cansados de ouvir.

Mas negar que o time melhorou no 2º tempo, que chegou mais (embora chegando pouco), que chutou mais (embora chutando muito pouco), que desfrutou de algumas chances de marcar, (embora sem conseguir) que Weverton deixou o campo sem realizar uma única defesa, quem, em pleno gozo de sua consciência, pode desmentir?

Quem desmentirá, também, que  o Palmeiras chutou contra a trave duas vezes?

Que o goleiro da Chapecoense foi -disparadamente- o melhor em campo?

Que a arbitragem (como de hábito) interveio direta e escandalosamente no resultado do jogo?

Quem desconsiderar tudo isto estará cometendo injustiça em relação ao técnico e ao próprio time e passando evidentes sinais de má vontade em relação aos atletas e, principalmente, ao treinador. Vamos com calma, meus amigos!

Quando o time vence (e convence) como quando se impôs ao todo poderoso Boca na Argentina e em plena Bombonera os "resultadistas" recuam nas críticas e ficam como que hibernando, à espreita de uma nova chance para "chegar chegando" e bater ainda mais forte em tudo aquilo que venha de encontro às suas convicções, nem sempre perfeitas. Tiro ao Róger e ao time, mais do que futebol, certamente é o esporte preferido dessas pessoas!

Em vez de apontarem os erros e solicitar as devidas correções, desancam o treinador, os próprios jogadores  e garantem que ninguém mais presta e que todos têm de ser negociados para outros times. O que fizeram com Vitor Hugo, quarto-zagueiro canhoto, o melhor que o Palmeiras teve nos últimos quinze anos. Não sossegaram até que ele saiu! 

Não sou tolo e nem acomodado como podem imaginar certas pessoas que sequer sabem ler nas linhas, quanto mais  entrelinhas.

Já falei, abertamente, das vulnerabilidades do time, das deficiências do elenco (ou não falei?) das limitações de um treinador ainda em fase de aprendizado (abordei o tema comparando-o com técnicos antigos) e outros aspectos mais.

Tudo isso é real, é palpável, mas não é menos real e palpável que os problemas maiores do Palmeiras são decorrentes da notória falta de força nos bastidores num futebol em que imperam a patifaria, o mau-caratismo e a bandidagem.

Os pontos perdidos pelo Palmeiras, hoje, contra a Chape, não foram perdidos por Róger mas pelo defeito cronificado da falta de força do time nos bastidores. Os árbitros continuam executando o Palmeiras , mas Gagliotte, ao menos até agora, sequer reclamou.

Em todo caso, há de se considerar que o Palmeiras, desta vez, contra a Chape, enfrentou uma retranca feroz formada por jogadores de boa condição técnica e acostumados a jogar competições de âmbito nacional e até continental.

Quem enfrenta times assim vai -na maioria das vezes- enfrentar também problemas e dificuldades.

Ou os times teoricamente concorrentes ao título ganharão (todos eles) de goleada do time de Chapecó?

Infelizmente existe no Palmeiras uma antiga e deplorável mania de culpar os treinadores em face dos fracassos em campo e, em última análise, é isto o que está ocorrendo com Róger!

Será que aqueles que fecharam questão em relação à dispensa de Róger sabem que ele -entre todos- ainda é o técnico que mais somou pontos nesta temporada?

Agora, pensando bem, se até com Tite (profissional de primeira linha do futebol brasileiro, nome consagrado já na época em que "tentou treinar o Palmeiras"), um treinador de caráter, conhecimentos e de tanto carisma,agiram assim, imaginem o que não serão capazes de fazer em relação ao incipiente Róger.

Não, não esperem de Róger um técnico revolucionário, ousado, estratégico, criativo,  mas, como já o defini, um formador de jogadores gladiadores.(Noriega depois de tanto tempo, "heureca", descobriu a pólvora e declarou isto na transmissão do Sportv, hoje)

Em minha avaliação, respeitando todas as demais que possam ser diversas, entendo que este não é o momento ideal para a mudança do comando técnico do Verdão, posto que Róger, repito, o treinador que mais pontos obteve entre todos os que estão disputando o Brasileirão ainda tem créditos.

À época, eu e muitos sugeríamos Fernando Diniz, treinador jovem, diferente, criativo, de muita autoridade e que havia realizado excelentes trabalhos em equipes de menor expressão, aspectos esses que o credenciavam muito mais que Róger para dirigir o Verdão.
Não fosse ele preferíamos Vagner Mancini, embora EU, PARTICULARMENTE EU, proporcionaria uma derradeira chance a Vanderley Luxemburgo que anda sedento por mostrar que ele ainda é o maior estrategista do futebol brasileiro.

Eu sempre disse neste espaço que havia no mercado treinadores de maior gabarito do que Róger e que ele não deveria ter sido a prioridade do Palmeiras...

Mas, a partir de quando Mattos perpetrou a estupidez de contratá-lo, temos a obrigação de dar-lhe, minimamente, as oportunidades necessárias para que mostre o tudo o que sabe!

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 0 x 0 CHAPECOENSE
Local: Allianz Parque
Data: 29 de abril de 2018, domingo

 
Árbitro: Igor Benevenuto (MG) 
O Palmeiras protestará contra esse cara? Tem de ser vetado. NOTA 2
Assistentes: Felipe de Oliveira (MG) e Ricardo de Souza (MG)
Qual deles anulou o gol do Palmeiras. Gagliotte tem de vetar NOTA 2
Público: 30.671 pagantes (Ótimo)
Renda: R$ 1.749.825,94 (Ótimo)
Mas o Bambi não tem torcida maior que o Palmeiras?
Cartões amarelos: Diogo Barbosa, Dudu, Borja e Deyverson (PAL); Wellington Paulista, Rafael Thyere, Arthur Caike, Bruno Pacheco, Elicarlos e Amaral (CHA)
Aí a repórter(?) Fabiola Andrade não se contem e pergunta em pleno ar:
Como é que o árbitro aplicou cinco cartões para os jogadores da Chape e só três para os do Palmeiras?
Só podia ser da Rede Globo mesmo! Coisa de gente que não sabe nem porque a bola rola!

CHAPECOENSE: Jandrei; Apodi, Douglas Silva, Rafael Thyere e Bruno Pacheco; Amaral, Elicarlos, Márcio Araújo e Canteros (Luiz Flavio); Arthur (Guilherme) e Wellington Paulista (Leandro Pereira)
Técnico: Gilson Kleina

PALMEIRAS: 
Weverton - Nem sujou o uniforme. Só nota de presença , NOTA 6.

Marcos Rocha - Indeciso entre atacar e marcar. Atacou pouco. NOTA 6.

Antônio Carlos - O melhor defensor. NOTA 7,5.

Thiago Martins  - É um zagueiro em formação, mas dá conta do recado. NOTA 6,5.

Diogo Barbosa - Indeciso entre atacar e marcar. Atacou pouco. NOTA 6.

Felipe Melo - Lento e fixo. Visivelmente se poupou. Time melhorou com sua saída. NOTA 5.

Moisés - Fraquíssimo. Precisa voltar à velha forma. Será que volta? Deveria ter sido substituído. NOTA 4.

Lucas Lima - Completamente perdido em campo, literalmente sem função. NOTA 4.

(Willian) - Ataque melhorou a partir de sua entrada. NOTA 6.

Keno - Apenas esforçado. Nota 5.



Borja - Irreconhecível. Fora do esquema, fora de tudo. NOTA 4.

(Deyverson) - Conseguiu ser pior que Borja. Parece não ter nível para jogar no Palmeiras? NOTA 3.

PERSONAGEM DO PALMEIRAS
(Thiago Santos) - Lutou muito e correu tudo o que não correram Felipe Melo e  Lucas Lima, dando-se ao luxo de apresentar-se no ataque e tentar o passe ou gol em várias oportunidades. Por sua imposição física no primeiro combate,  a Chapecoense  não realizou um único contra-ataque no 2º tempo. NOTA 6,5

CRAQUE DO JOGO
Dudu - Mesmo jogando mal foi o melhor e mais lúcido atacante do Verdão. NOTA 6,5.
 

Técnico: Roger Machado
Ao menos não alterou completamente a estrutura do time poupando vários jogadores como chegou a ser anunciado.
O time não foi bem contra a Chapecoense mas não se pode crucificar o treinador, haja vista que ainda que sem render o que sabe e pode, o Palmeiras poderia ter vencido o jogo, não fosse os erros primários da arbitragem deixando de marcar um pênalti sobre Felipe Melo e anulando um gol legítimo do Verdão.
Maior erro de Róger: a manutenção de Moisés (sem físico, sem ritmo e sem bola) durante 90 minutos.
Está na hora (para alguns já passou) de o Palmeiras começar a ter as iniciativas de jogo, de propor o jogo e se fazer respeitar tanto nos grandes jogos como naqueles de menor expressão e envergadura. (AD)  
COMENTE COMENTE COMENTE

HOJE TEM CHAPECOENSE NO ALLIANZ! SERÁ QUE VALE A PENA POUPAR JOGADORES?


Há muita coisa no ar sobre o Palmeiras, das quais apenas suspeitamos, conquanto sejam boas as suspeições.

As saídas de Juninho e Michel Bastos, ótimas medidas, têm tudo para detonar novas contratações que aprimorem o elenco palmeirense que, embora ostentando o rótulo de melhor do Brasil, definitivamente, não o é, ao menos para aqueles que analisam futebol o com o cérebro, não com o coração.

Há, ainda, muitas posições carentes, em todos os setores do grupo (defensivo, zona de raciocínio e ataque) que precisam ser preenchidas com jogadores de melhor calibre técnico, para efeito de aprimoramento individual e aumento de opções, para que, aí sim, possamos cravar que o Palmeiras "está entre os cinco clubes que possuem o melhor elenco do país".

Para a zaga urge que o Palmeiras contrate um zagueiro experiente, eficiente, preferentemente de meia idade.

Se for para trazer principiantes o veteranos (já basta o Dracena) é muito melhor, mais barato e racional que se busque soluções nas categorias de base.

Para o meio de campo o Palmeiras, que tem eficientes volantes de contenção e ligação, contratou dois meias criativos e que entendem muito da profundidade do jogo, Lucas Lima e Scarpa.

Azar, o do Palmeiras  que a situação legal discutível de Scarpa junto ao Flu retirou precocemente o atleta do elenco palmeirense, ele que viera amparado por uma liminar impetrada por seus empresários.

O Palmeiras cujo departamento jurídico estabeleceu com muita competência a relação entre o clube, o atleta, seus empresários e o Flu, bem que tentou um acerto com o time carioca propondo pagar uma espécie de multa para ter o jogador, mas o time carioca foi irredutível e exigiu o retorno de Scarpa que, por sua vez, também bateu pé firme e não retornou ao semi-falido clube carioca.
que "não deu colher de chá ao Palmeiras".

O que mais me irritou nessa situação, nem foi a decisão célere (nunca vi processo correr quase que de forma sumária como esse)  favorável dos "ínclitos" ( perdoem pelo uso  impróprio de uma palavra tão bonita, mas é pura ironia) juízes que apreciaram o caso, decisões essas a que o Brasil inteiro já se acostumou sempre favoráveis a esse time carioca, também conhecido com "o rei das liminares" ou, por extensão, como "rei do tapetão"!

A minha irritação é que o Flu fez tudo o que fez e, amanhã ou depois, o Palmeiras vai abrir negócios com esse adversários, estabelecer empréstimos baratos ou gratuitos a esse time passando sempre um atestado de subserviência via dirigentes "cordatos e bonzinhos" para que não se diga ingênuos, babacas, tolos e bobinhos"! 

Então, a partir do momento em que Scarpa chegar, o Palmeiras terá dois jogadores excepcionais para a importante posição de meia armador e terá o seu problema resolvido. Mas e daqui até lá, como é que fica considerando-se o vasto calendário e o acúmulo de competições e de jogos?

Para o ataque estão falando que o Palmeiras está indo buscar Guerrero, prestes a começar a jogar pelo Fla após a suspensão por doping, mas, conhecendo Mattos como conheço, objetivo real é contratar Ricardo Goulart, talvez a maior estrela brasileira do atual futebol chinês e alvo anunciado de grande clubes europeus.

Nem é preciso dizer que eu prefiro Goulart, muito mais jogador, como se não bastasse o motivo alegado, que tirou Guerrero do Fla, gravíssimo, aliás, se for verdade. Por essa circunstância eu não concordaria com essa contratação.

Em todo o caso, preparem os seus corações porque (trata-se, apenas, de intuição) eu acredito que o Palmeiras arriscará no mercado da bola a contratação de mais dois ou três nomes de peso e medida a fim de reforçar o elenco para o que resta desde ano de 2018, ainda em seu primeiro semestre.
 
============================================
SOBRE PALMEIRAS X CHAPECOENSE

A mídia está divulgando que o Palmeiras poupará estes jogadores contra a Chape: 
O lateral Marcos Rocha,
O lateral Diogo Barbosa, 
O zagueiro Edu Dracena,
o meio-campista Bruno Henrique
e o centroavante Miguel Borja.

Sou contra, mas espero que Róger saiba o que está fazendo!
O que existe é que os técnicos adoram fazer média com os "bancários".
Cuca se ferrou por contra disso.
Róger que se cuide!


FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X CHAPECOENSE
Data: 29 de abril de 2018, domingo
Local: Allianz Parque
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Rio)
Assistentes: Michael Correia e Silbert Faria Sisquim

CHAPECOENSE:  
Jandrei; Apodi, Douglas Silva, Rafael Thyere, e Vinícius Freitas; Amaral e Elicarlos; Arthur Caike, Canteros e Luiz Antonio; Wellington Paulista
Técnico: Gilson Kleina

PALMEIRAS: 
Jailson; 
Marcos Rocha ou (Mike) - Troca desvantajosa.
Antônio Carlos, 
Edu Dracena ou (Thiago Martins) - Troca desvantajosa.
Diogo Barbosa ou (Vitor Luís) - Equilíbrio. Time perde na marcação e ganha no apoio.
Felipe Melo 
Bruno Henrique ou (Moisés) ou (Thiago Santos) - Vantagem com Moisés para atacar. Vantagem com Thiago para defender. 
Keno 
Lucas Lima 
Dudu 
Borja (Deyverson) - Desvantagem total. Melhor com Papagaio ou com qualquer outro Júnior.
 
PS - Se as alterações acontecerem, ainda assim o Palmeiras terá em campo um time muito forte e capaz de ganhar o jogo. Jailson, Antonio Carlos, Felipe Melo, Keno, Lucas Lima e o craque Dudu constroem uma espinha dorsal suficiente (em meu entendimento) para que o Palmeiras se coloque como favorito, até porque a  Chape deste ano está muito fraca!

Repito, porém, o que já disse tantas vezes e advirto outra vez Róger Machado. 
Melhor colocar em campo, em todos os jogos, o que o elenco tiver de melhor.
Não bastaram as lições do ano passado?
Será que Róger quer continuar "dando bom-dia a cavalo"? (AD) 

COMENTE COMENTE COMENTE

ANTES DURANTE E APÓS PALMEIRAS X CHAPECOENSE, ATÉ QUE FIQUE PRONTO A POSTAGEM DO JOGO.