Observatório Alviverde

05/11/2020

PALMEIRAS 1X0 BRAGANTINO. VERDÃO PASSOU PARA AS QUARTAS-DE-FINAL DA COPA DO BRASIL!

O resultado em si, tomado isoladamente, é magro mas se o parâmetro for os dois jogos, o Palmeiras, além de desclassificar o Red-Bull, estabeleceu uma diferença de 3 (três) gols sobre o excelente time de Bragança Paulista.

Ademais, ainda que -como disse meu irmão-, o time houvesse atuado em ritmo de treino, há que se reconhecer que o Palmeiras, entre todos os grandes clubes do futebol brasileiro,  foi o que se classificou com mais facilidade.

A retrospectiva das oitavas de final definiu as classificações do Ceará, Grêmio, Cuiabá, Bambis, Flamengo, Inter, América Mineiro e Palmeiras. São 6 (seis) clubes da série A e 2 (dois) da Série B.

Foram defenestrados da competição Santos, Juventude, Botafogo, Fortaleza, Athlético PR, Atlético GO, Curica e Red-Bull,  isto é, 7 (sete) clubes da Série A e 2 (dois) da Série B.

A classificação palmeirense para as quartas de final foi meritória Não há como se colocar defeito porque venceu o Red Bull, time de bom investimento da série A.

Mais do que isso o Verdão foi, entre todos os que se classificaram, o time que estabeleceu o maior saldo de gols, 3 (três) e chegou ao seu objetivo de classificação sem as ameaças, sofrimentos e padecimentos de todos os demais, sobretudo os tão bem recomendados Bambis e o Mengo. 

O sorteio para o estabelecimento dos jogos das quartas de final da Copa do Brasil será hoje, dia 6 de novembro (sexta-feira), às 11h30, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. 

Registre-se que o evento será transmitido ao vivo pelo site da CBF e, possivelmente pela Fox e pelo Sportv. Além da definição sobre quem pega quem, serão definidos também por sorteio, os mandos desta fase.

Ceará, Grêmio, Cuiabá, Bambis, Flamengo, Inter, América Mineiro e Palmeiras vão jogar sabe-se lá quem contra quem, para que se realize as quartas-de-final da CdB, isto é, para que se apure os quatro clubes que irão para as semifinais.

Assim como na fase anterior, este sorteio não terá qualquer tipo de direcionamento: ou seja, será possível qualquer confronto entre os classificados.

Voltando ao jogo eu só quero dizer que ontem a defesa esteve sólida, muito bem postada, que o meio de campo viveu de lampejos individuais e o ataque -o que começou e o que terminou o jogo-  esteve apenas razoável.

Do ponto de vista tático entendo que o time esforçou-se na marcação (quesito no qual esteve impecável) e esteve sempre muito aplicado, mas jogou retrancado como nos tempos de Luxa.

Claro que estou satisfeito com o resultado obtido e com a classificação, mas irrita-me muitíssimo o fato de o Palmeiras abrir o marcador, enfrentar um time de menor categoria reduzido a dez jogadores e em vez de partir pra cima, ficar brincando de jogar bola. É preciso acabar com isso!

Individualmente elogio o time como um todo pela classificação, não especificamente pela jornada de ontem, muito aquém da capacidade do time e das perspectivas da torcida, mas pela forma displicente com que, sentindo-se antecipadamente classificado, encarou o jogo contra o Braga.

Salvaram-se da modorra geral Luan, Gomez e Felipe Melo (os mais exigidos), Rony (jogou com entusiasmo, ajudou na marcação e tentou, sempre, atacar e Viña a quem reputo como o melhor em campo.

Em relação a Abel Ferreira, ele foi conservador, mostrou que tem bom-senso e que sabe jogar mata-matas. Embora tenha declarado que manteria o esquema de Cebola, ele, na realidade,  jogou retrancado, repito, igualzinho a Luxemburgo, sem tirar e nem por. 

E jogou assim não apenas para garantir a classificação na soma dos resultados, mas, principalmente, para atrair e esperar  o adversário no campo de defesa palmeirense.

Seu objetivo claro era guarnecer a defesa visando garantir a classificação e contra-atacar o Braga (time que ele não conhecia)  usando a velha tática da bola comprida. 

Não houvesse Wesley deixado o campo precocemente  eu acredito que Abel teria logrado êxito em seu sistema!

COMENTE COMENTE COMENTE 

ATENÇÃO, ATENÇÃO, ATENÇÃO, ATENÇÃO, ATENÇÃO

Estamos acompanhando -ao vivo- o sorteio dos jogos da Copa do Brasil quartas de final. 

Pedrinho e um tal Chico estão prontos para sortear.

Manuel Flores diretor da CBF está falando em nome da entidade.

Ele diz que o artigo 16 diz que os jogos e o mando dos jogos serão decididos pelo sorteio.

Começou o sorteio

No chaveamento da esquerda, o primeiro jogo sorteado é Flamengo x São Paulo.

O segundo jogo sorteado é Cuiabá x Grêmio.

Os mandos de campo serão definidos depois.

Agora o chaveamento da direita:

O primeiro jogo sorteado é Internacional x América Mineiro

O segundo jogo é PALMEIRAS x  Ceará

Ratificando: Fica assim a tabela:

Pelo chaveamento da esquerda: 

Flamengo x Bambis

Cuiabá x Grêmio

Pelo chaveamento da direita:

Internacional x América Mineiro

Palmeiras x Ceará.

Falta, agora a definição dos mandos:

O sorteio dos mandos de campo 

Flamengo x São Paulo fazem o primeiro jogo no Rio de Janeiro

Os jogos entre estes times deverão ser nos dias 11 e 18/11, e serão os jogos da TV

PALMEIRAS recebe o Ceará no Allianz e decide no Castelão.

Cuiabá joga o primeiro em casa e decide em Porto Alegre

Inter faz o primeiro jogo em casa e decide em Belo Horizonte. (AD)

 


ABEL FERREIRA MANTÉM O ESQUEMA DE CEBOLA EM SUA ESTRÉIA NO PALMEIRAS!

Quero deixar para vocês a análise  de alguns temas que vou sugerir. 

Sintam-se à vontade, porém, para abordar outros, porquanto antes do início de Palmeiras x Bragantino abro outra postagem para que falemos, especificamente, sobre jogo.

Primeira sugestão: 

Abel Ferreira teve como maior companheiro nesses primeiros dias de chegada ao Brasil nada mais nada menos do que Cebola. Seria um sintoma ou já se pode dizer que é uma constatação de que o português chega esbanjando bom-senso e muito profissionalismo?  

Segunda sugestão:

O Palmeiras contratou um zagueiro chileno, certamente não indicado por Abel e reforça a defesa. Você entende que seria de melhor alvitre se o Palmeiras investisse em um meio campista mais categorizado que os atuais ou em outro homem de área diferente de Luiz Adriano? Ou, de fato, estamos tendo mais urgência da contratação de outro beque? Um detalhe: como os chilenos, via de regra, são de estatura média um pouco menor que a nossa, pesquisei e, felizmente,  constatei que ele tem 1m e 86 cm de altura. Você gostou da contratação?

Terceira sugestão: Com a diferença de dois gols estabelecida pelos 3 x 1 do primeiro confronto em Bragança, você teme que o Palmeiras venha a sofrer algum risco esta noite, ainda que jogando no Allianz?

Quarta sugestão para a sua análise, o time. 

De uma forma inteligente o português mantém o time e o esquema de Cebola. Você considera a atitude de Abel a mais correta?  O provável time do Palmeiras será o seguinte:

Weverton, Gabriel Menino, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Felipe Melo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Rony, Wesley e Luiz Adriano. Técnico: Abel Ferreira

COMENTE COMENTE COMENTE