Observatório Alviverde

28/04/2014

REAJA, NOBRE!



 


Não os avalizo e, tampouco, me identifico com aqueles que, mais do que criticar com rudeza, estão esculhambando o presidente Paulo Nobre!

Nosso mandatário máximo tem sido reduzindo, pela parte financiada de nossa torcida, a um fétido bafo azotal de tripa gaiteira! 

É assim que o têm tratado muitos dos nossos, reconheça-se, com notório exagero e uma certa injustiça.

Nobre não é nenhum Delfino Fachina, mas está longe, -léguas de distância- de ser considerado um Sacomani, ou qualquer dos presidentes mais fracos e inexpressivos que um dia governaram o clube.

Que Nobre tem cometido múltiplos equívocos, ah, isso, tem, mas nem coloco essas coisas como pontos de discussão porquanto concordo, plenamente, com aqueles que o criticam! Eu mesmo já o critiquei em face de vários erros. 

Fique claro, porém, que, entre esses erros e a demonização que muitos querem lhe imputar há uma distância enorme, medida e separada pelo excelente caráter moral de nosso presidente, que o impede e impedirá, sempre, de ser reduzido a tal condição, também incompatível com a sua indefectível postura de cidadão. 

Infelizmente, tem muita gente confundindo a personalidade mostrada por Nobre com mau caratismo administrativo, e, sob esse prisma devo frisar que,  -em meu entendimento- o presidente está sendo, simplesmente, coerente com os seus princípios gestores e com o seu "modus operandi".

Causa-me espanto verificar a formidável onda de insatisfação e de ódio de tantos, em face de uma simples medida administrativa, a não renovação com Kardec, um jogador essencialmente mediano, porém ambicioso, (ele e sua trupe), goela larga, ávido por receber  vencimentos de craque.

Pensem bem, sobretudo aqueles que imaginam que o Palmeiras perdeu o atacante por uma "simples" diferença de 20 mil reais mensais em salários: 

Valeria a pena investir tantos Euro(s) na contratação definitiva de  um jogador ao nível dele?

Eram dois os impedimentos para a contratação de Alan! Compra e salário, principalmente a compra!

Pensemos mais:

Acima de qualquer aspecto emocional, raciocinemos e cheguemos à conclusão de que a renovação não ocorreu por vários aspectos -importantíssimos- entre os quais saliento quatro:  

1) a lógica interna das finanças do clube, abaladíssimas, caóticas...
2) a necessidade de uma relação harmônica no elenco palmeirense 
3) o alto preço a ser pago por um mediano que havia fracassado no Benfica e só por isso está à venda para retornar ao Brasil...
4) a necessidade maior, principalmente, da prevalência de um clima respirável nos bastidores do clube, no ano do centenário e da entrega do novo estádio.

Como estaria -imaginem isto- o ambiente no elenco houvesse o presidente cedido à pedida salarial de Kardec? 

Com o técnico, fraquíssimo, -também do ponto de vista disciplinar- que temos (aquele que indicou tanta tranqueira para as contratar), quem seguraria o rojão para que fosse desviado e não explodisse bem no meio do grupo? Pensem nisso!

Com todo o respeito aos que pensam o contrário, não sou daqueles que colocam o mediano Kardec na condição de um emérito goleador, ou de um jogador acima da média, insubstituível!

Já disse varias vezes neste blog, e, reitero, novamente, que, se acaso o Palmeiras der-se ao trabalho de fazer prospecções ou de garimpar o mercado, encontrará jogadores de menos nome e marketing, porém, certamente, de muito maior expressão técnica do que o "goleador espírita"!

Entendo o clamor das arquibancadas e o furor da Web, pois trata-se de reação normal em função das situações como essas que estamos vivendo!

Da mesma forma sei que a grita da torcida veio  na coincidência de uma derrota para o Flu em que o time abusou de jogar mal.

Entendo, porém, que a ira dos palmeirenses decorre, (muito mais) da perda de um jogador para um clube que, muito mais do que um mero adversário, é um figadal inimigo desde a década de 30, quando o Palmeiras foi o primeiro campeão do Pacaembu e o primeiro campeão paulista da era do profissionalismo!.

Se é que eu posso sugerir algo (é melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão -L. Rampa), sugiro à torcida que passe a entender a saída de Kardec como banal, se é que algum acontecimento inesperado não mude esse quadro ao final do jogo, em função da prioridade de aquisição que o Palmeiras pode, legalmente, exercer junto ao Benfica. 


Entendam, de uma vez por todas, que Alan Kardec, de há muito, vinha acertando com os bambis e, entendam, também, que as negociações dele com o Palmeiras não ocorreram naquele clima anunciado segundo o qual ele fazia todas as concessões e o clube, apenas, reduções! Isto é lenda!


Tanto ele estava ajustado e apalavrado com os nossos inimigos jurados que teve o desplante de não aparecer na concentração que visava ao jogo contra o Flu, sob a alegação de que estava acometido de severíssima gastrite!


 Essa gastrite, para mim, tem nome e chama-se "doença de Carlos" (Miguel Aidar)! Ele, certamente. deve ter sugerido a Kardec para que não jogasse. 

Ao não atuar, o jogador deixou de cumprir o seu contrato, em plena vigência, com o Palmeiras. Isso é papel e homem sério e responsável? 

Ou alguém acredita que, de fato, ele estava, realmente com gastrite como divulgou a mídia, que chegou a apontar, até, que a causa da súbita enfermidade teria sido a "contrariedade" do jogador com a diretoria do Palmeiras em face da não renovação de contrato! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
  
A grande verdade é que Kardec, irresponsavelmente, esquivou-se de jogar, não só por ter, muito antes, fechado negócio com o SPFC, mas, principalmente porque faria a segunda partida do brasileiro das possíveis (seriam 4 ou 7, nem me lembro mais?) antes da última transferência de clube para clube que dispute a série A !

Terminando, então quer dizer que, em face da perda Kardec para  um figadal inimigo, o SPFC, a cujos dirigentes, jogadores e torcedores os palmeirenses chamam, desprezivelmente, de Bambis, (o pior epíteto jamais criado na história do futebol) havemos de chorar e lamentar pelo resto do ano? Estou fora, e você?

O QUE NOBRE TEM DE FAZER

Em primeiro lugar, convocar uma coletiva de mídia e esclarecer o acontecido, "tintim por tintim".

Em segundo lugar, responder ao questionamento do site PTD (e de outros, também) que apontou um rosário de erros de sua administração, embora muitos tópicos, em meu entendimento, tenham sido citados sem motivação plena, apenas para aumentar o "dossier" e a ira contra Nobre!

Sem querer defender Nobre (não tenho procuração e sequer o conheço, pessoalmente) fique claro que ele também tem de ser considerado vítima por ser, ele, um herdeiro de administrações temerárias, irresponsáveis e caóticas, que levaram o Palmeiras à beira da insolvência.

VEJAM OS ERROS APONTADOS PELO PTD

- Contratação de preparador de goleiros para ser gerente de futebol
- Negociação nebulosa do Barcos- Falta de patrocínio
- Marketing ineficiente
- Briga com a WTorre
- Novela em todas negociações
- Quinto jogador do Grêmio
- Terceiro jogador do Cruzeiro
- Saída de graça do Souza
- Não mudança estatutária
- Brunoro fantoche
- Venda do Henrique
- Contrato longo para Welder
- Contrato longo para Felipe Menezes
- Contrato longo para William Matheus
- Contratação do Victorino
- Contratação do Paulo Henrique
- Erro no contrato de Luis Felipe
- Falta de chance para garotos da base
- Insistência com Gilson Kleina
- Novela Patrick Vieira
- Novela Wesley
- Perda do Kardec por R$ 20 mil


ANALISEMOS, AGORA, OS ERROS APONTADOS...

Reconheço que houve muitos erros no futebol, principalmente através de Brunoro, que muitos chamavam, impropriamente, de gênio antes dele ser contratado pelo Palmeiras. O maior deles foi a insistente e teimosa manutenção de Kleina que associaram o nosso supervisor a contratações pra lá de equivocadas!

O que muitos não conseguem alcançar e reconhecer é que, neste momento de tanta turbação, a razão social que sustenta (obrigatória e legalmente) o Palmeiras está ameaçada e o clube, em razão disso, impedido de receber verba governamental, a única disponível neste ano de Copa do Mundo em que os investimentos nos clubes se diluem em razão dos investimentos na Seleção e no evento maior!

Se o time estivesse bem, ninguém falaria no gerente de futebol, no marketing ineficiente, e nem na briga com a W.Torre que nada tem a ver com o futebol profissional, mas, apenas com  o estádio em construção!

Não sei porque chamam Brunoro de fantoche se ele foi quem esteve à frente de todas as negociações de jogadores. Melhor seria dizer que ele conhece pouco de futebol e não está devidamente atualizado!

Há novela nas negociações? Em meu entendimento, não! Com toda a cautela, ainda assim se erra! Imaginem se tudo fosse feito "a toque de caixa"!

Quanto aos contratos longos para Welder, Felipe Menezes e William Matheus, tinha de ser assim porque além do investimento e dos salários mais baixos do que os praticados por outros clubes, o Palmeiras teria de oferecer algum atrativo para jovens jogadores!

A contratação do contundido crônico Vitorino foi o maior erro de Brunoro. Eu avisei pelo blog que o jogador não jogava há mais de um ano, mas na ânsia de ficar com outro mediano, Marcelo Oliveira, o Palmeiras "quebrou o galho do time mineiro!

Ah, antes que eu esqueça, o Palmeiras também "quebrou o galho" do Santos ao contratar outro jogador com contusão crônica, Paulo Henrique. Não fosse a contusão teria permanecido por lá. É muita falta de informação...

Sobre o quinto jogador do Grêmio, diretorias passadas cometeram o mesmo erro, vocês se lembram? 

A respeito do terceiro jogador do Cruzeiro, essa notícia não circulou aqui em Minas e ficou restrita à criatividade da mídia paulistana e à repercussão da torcida!

Não tenho certeza de que Souza veio de graça para o Cruzeiro, mas, se veio, não fez nenhuma falta e economizamos muitos meses de salários!

O site fala em chance para os jogadores da base, mas a torcida, que tanto fala no assunto, não os aceita de bom grado e só quer saber das chamadas contratações de impacto, que impactam, mesmo, apenas os bolsos e os cofres do clube. 

Por falar em garotos da base viram como Kleina finge bem? Ele só faz menção em lançar a garotada e quando o faz, imediatamente os retira do time e recomenda que sejam emprestados. 

Até hoje ele não colocou Rodolfo para jogar. O Palmeiras continua sendo o único time do mundo que contrata e não põe o jogador pra jogar. É desanimador! Até com Valdívia fizeram isso!

A respeito de Henrique, ele elogiava o clube nas entrevistas, mas movia ações na justiça trabalhista, agindo como um autêntico quinta-coluna. A diretoria fez bem em negociá-lo, embora ele esteja -reconheço- fazendo muita falta!

Sobre Luís Felipe, o que poderia fazer  Palmeiras diante de um erro material de uma secretária ou funcionário, na elaboração de um contrato em que o jogador, em flagrante desrespeito ao clube que o revelou e projetou, quis bancar o espertinho? Quem agiu com más intenções foi o jogador, não o clube!

Wesley está fazendo o mesmo jogo de Henrique, pois, (quem não vê?) está louco para deixar o Palmeiras, seduzido por algumas propostas que nem se sabe se existem, em razão de ter ele um contrato de custo muito alto. Não acredito nas declarações de amor de Wesley ao Verdão por entender que ele segue o roteiro traçado adredemente por Henrique!

Desconheço o que está acontecendo com Patrick Vieira!

CONCLUINDO

Nobre precisa responder a tudo isso, o mais rápido possível, pois só o esclarecimento desses fatos poderá alterar a imagem errônea e equivocada que muitos de nossos torcedores têm a respeito dele e da diretoria.

Há erros? Há! 

Mas, se há, por que não cortá-los pela raiz e corrigi-los!

Nobre deveria i-m-e-d-i-a-t-a-m-e-n-t-e resolver se fica ou não com Kleina! Este, o primeiro passo!

Se ficar ou não, partir "ontem, anteontem ou a semana passada" para a imediata contratação de reforços!

Fique sabendo Nobre que  necessitamos de -principalmente- atacantes (três ou quatro) sem os quais dificilmente se faz gols! 

Que dois deles sejam realidades! Os outros dois podem ser apostas e opções!

Da mesma forma, precisamos de reforços pontuais para a lateral direita, (Wendel tem de ir para o banco), para a cabeça de área (Josimar, indicado por Kleina é ruim demaaaaiiiisss) e temos de adquirir um canhoto habilidoso (fácil de ser encontrado) que possa ser um elemento pensante no meio de campo e que, de vez em quando, apareça como elemento surpresa!

COMENTE COMENTE COMENTE.