Observatório Alviverde

17/09/2016

AFINAL, MIDIA, FOI O CURICA QUE PERDEU OU O PALMEIRAS QUE GANHOU?


A crônica esportiva, sobretudo a paulistana, me fez lembrar Lula. 

Em vez de explicar os roubos de que o acusam (era o que interessava) o ex-presidente contou  a história de sua vida (que nada interessava).

Os cronistas (ao menos os que eu ouvi) são unânimes e teimam em -muito mais- abordar o jogo sob o prisma da derrota do Curica e -jamais- o da vitória do Palmeiras.

Noriega, do Sportv, não foi a exceção, sempre mais preocupado em explicar o mau rendimento e a derrota curicana do que em salientar as virtudes do Palmeiras. 

No quesito análise da arbitragem, sua constante indefinição em tudo o que favorece ao Verdão, contrastando com suas posições firmes e taxativas naquilo que favorece aos adversários só reforçam o meu conceito de que Noriega é o melhor comentarista entre aqueles que vejo e ouço na TV, desde que não trabalhe em jogos do Palmeiras.

Em relação ao jogo "estava escrito há dois mil anos (royalties para Nelson Rodrigues) que o Verdão iria vencer.

E venceria (a não ser que ocorresse uma zebra descomunal) ainda que jogando na casa do adversário e contra um público adverso de 40 mil almas porque tem muito mais time, mais entrosamento, mais técnica e muito melhores valores individuais. Mas qual comentarista teve peito para ao menos mencionar isto antes do jogo? 

Vou deixar a análise técnico-tática do jogo para vocês, mas faço questão de mencionar a falha colossal de Cuca ao manter o improdutivo Leandro Pereira até os 30 minutos do 2º tempo, tanto e quanto a impensável substituição de Dudu. Em resumo, entrou o homem certo, Rafael Marques, mas saiu o homem errado, Dudu. 

Temi pelo árbitro que deixou de assinalar logo no início do jogo algumas faltas para o Palmeiras, inverteu muitas tanto e quanto não apresentou cartão-amarelo a Lucca por carrinho por trás em Tchê-Tchê, em contraponto ao cartão apresentado depois ao volante Gabriel, do Palmeiras, pelo mesmo motivo. Foram dois pesos e duas medidas!

De qualquer forma o time do Palmeiras armado por Cuca para se defender e contra-atacar ganhou o derby e se credenciou ainda mais ao título.

Àqueles que se indignaram com Cuca e com o time é bom mencionar-se que o Palmeiras enfrentou nos últimos jogos, simplesmente o Flu, Bambis, Grêmio, Fla e Curica, tendo vencido os dois tricolores e o Curica, conquistando 11 pontos. É uma campanha ruim? É óbvio que não!  

A personagem do "derby"? 

Para mim, Mina, mas poderia, perfeitamente, ter sido Dudu, Tchê-Tchê, Dracena, Gabriel ou até Jailson.

Mas o craque do jogo, sem qualquer dúvida e sem nenhum esforço ou remorso pela escolha, inquestionavelmente, Moisés!

COMENTE COMENTE COMENTE

PS- Continuo em viagem e peço desculpas por algumas falhas do blog neste período!