Observatório Alviverde

26/08/2017

E OS BAMBIS CAIRAM DE QUATRO! JUSTAMENTE COMO MAIS GOSTAM!


Quem desconhecia que o jogo, a tática e a forma de jogar dos Bambis se resumia nos contra-ataques?

Parece que Cuca (que não tomou as as providências exigidas) e o zagueiro Luan eram os únicos que não sabiam.

Se o Bambi só poderia ser eficiente "se não propusesse o jogo" e jogasse contra-atacando, por que o técnico palmeirense não tomou as providências defensivas cabíveis?

Embora o Palmeiras tenha um time muito superior, em razão disso, sofreu precocemente o gol de abertura.

Como?

Em contra-ataque no qual Luan e Dracena, na ausência (pasmem) dos dois laterais que estavam envolvidos no jogo ofensivo, atuavam em linha.

Acho que temos de parar com a individualização das falhas. O jogo, afinal, é coletivo.

Vejam que o Palmeiras "virou" o jogo e estabeleceu 2 x 1, mas a falha coletiva que premiou os bambis no gol de empate, decorreu do fato de o time de Cuca, primeiro, não ter tido capacidade de impedir um cruzamento pelo lado direito do campo, e, segundo, pelos zagueiros não terem tido capacidade para a antecipação.

Apesar do empate e da grande sorte que sempre acompanha os bambis no "choque-rei", dá para perceber, claramente, que o Palmeiras tem mais time.

Jogo recomeçou a dois minutos e Dracena trocou de posição com Luan.

Boa alternativa tática, ao menos no plano teórico, pois Dracena conquanto não tenha, por sua veteranice, tanta velocidade para enfrentar incursões de velocidade quando estiver na cobertura, dá mais consistência ao setor ofensivo.

De qualquer forma, acredito que o Palmeiras vencerá este choque-rei.

Até a postagem final!

=====================
2º TEMPO

Deixo para vocês a análise do segundo tempo.

Quero acrescentar, apenas, que Cuca acertou, como eu antecipei no comentário do intervalo, na permuta de posições entre Dracena e Luan.

Acertou, também, ao tirar de campo (tardiamente) Bruno Henrique trocando-o por um atacante (Keno) e recuando Moisés para a primeira volância.

Em relação a Thiago Santos deveria ter entrado no início do jogo, mas não em lugar de Deyverson, mas do até agora improdutivo Bruno Henrique.

FICHA TÉCNICA de PALMEIRAS 4 X 2 SÃO PAULO
Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
 
Árbitro: Sandro Meira Ricci (SC-Fifa) 
Comentário: Atuação confusa e controversa, sempre em detrimento do Palmeiras.
 
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Van Gasse (ambos de SP-Fifa)
Comentário: Boas atuações com alguns erros pontuais que não interferiram no jogo.
Público: 33.537 torcedores Renda: R$ 2.195.368,53
Comentário: Mais a imprensa não disse que os públicos no Allianz seriam pequenos quando findasse a lua de mel entre a torcida, do time e do estádio?

GOLS:
PALMEIRAS: 
Willian, aos 35 e 38 minutos do 1º Tempo. Keno, aos 33, e Hyoran, aos 45 minutos do 2º Tempo.
SÃO PAULO: Marcos Guilherme, aos 12, e Hernanes, aos 51 minutos do 1º Tempo.

Cartões Amarelos: SÃO PAULO: Edimar, Arboleda

SÃO PAULO: Sidão; Buffarini, Arboleda, Rodrigo Caio e Edimar; Petros; Marcos Guilherme (Denilson), Jucilei, Hernanes e Cueva (Lucas Fernandes); Lucas Pratto (Gilberto)
Técnico: Dorival Júnior


PALMEIRAS: Atuações individuais

Fernando Prass: Não pode ser responsabilizado pelos gols que sofreu. Sua reação posterior na bola que chutada no travessão evidencia a sua condição de goleiro acima da média. Nota 7

Jean: Altos e baixos. Lutador, esforçado, porém longe de ser o lateral ideal. Teve falha no segundo gol dos Bambis mas tem méritos por sua entrega em campo Nota 6.

Edu Dracena: Após um primeiro tempo de falhas e hesitações, melhorou individualmente tanto e quanto melhorou o time e a saída de bola quando passou para a zaga esquerda, trocando de posição com Luan. Nota 6,5.

Luan: Só se situou no jogo e se encontrou quando passou para a zaga interior direita. Nota 6.

Michel Bastos: Alternou bons e maus lances defensiva e ofensivamente e abriu caminho para o gol de empate. Creio que ele seja mais eficiente como meio-campista ou atacante. Nota 6,5.

Tchê Tchê: Altos e baixos (mais altos do que baixos), esforçado, criativo e até brilhante em algumas circunstâncias do jogo como no lançamento excepcional (o melhor entre todos deste Brasileiro até agora) que precedeu o quarto gol. Nota 7.

Bruno Henrique: o mais fraco do time. Nota 5

(Keno):  Entrou bem no jogo. Ajudou na marcação e fez um golaço. Nota 7.

Moisés: Ainda fora de ritmo de jogo, mas sempre útil e precioso taticamente. Nota 7.

Guerra: Alguns lampejos e lances pessoais, mas o time só ganhou consciência e equilíbrio após a entrada de Hyoran. Nota 5,5.

(Hyoran): Jogou pouco tempo, mas o suficiente para mostrar o que não havia mostrado até agora, isto é, que é um jogador de futuro. Fez um gol que pode ser o ponto de partida para uma bela carreira. Nota 7

Willian: Outra vez provou que é o melhor atacante do Palmeiras, conquanto tenha tido um decréscimo físico na etapa complementar. Nota 8.

Deyverson: Joga sempre pelo time e taticamente é muito importante. Todos esperamos um centroavante presente na área e tentando arrematar (atributo até agora pouco utilizado por ele), mas Deyverson tem se revelado -muito mais- um preparador de jogadas. Nota 7.

(Thiago Santos): Deveria ter começado o jogo no lugar do vulnerável Bruno Henrique. Jogou com seriedade e se impôs ofensivamente preocupado apenas em destruir como deveria ocorrer à altura do tempo em que foi para campo. Nota 7

CUCA: Acertou mais do que errou, sobretudo nas substituições. Nota 7

PERSONAGEM DO JOGO:
Duas personagens:
Deyverson por sua contribuição tática e Tchê pelo melhor, mais bonito e mais perfeito lançamento deste Campeonato Brasileiro, computados TODOS os jogos!

O CRAQUE DO JOGO: 
Willian, pelos dois gols marcados e pelo trabalho que deu à defensiva Bambi, apesar de seu declínio físico na etapa complementar.

COMENTE COMENTE COMENTE

Toque Final

Vocês notaram que 90% da mídia -muito mais- justifica a derrota dos Bambis, mas não fala nada da vitória do Verdão?

Deu pra notar o travo de amargura na palavra da maioria dos profissionais da imprensa em face da derrota dos Bambis?

Perceberam que antes do jogo eles só destacavam a "crise" do Palmeiras?

Entenderam por que deram tanta cobertura (muito mais do que o necessário) à contusão de Prato?

Viram que eles nunca falam da condição de o bambis ser um time que se encontra na faixa de rebaixamento? 

Parece até que o Palmeiras é o Bambi e que o Bambi é o Palmeiras! (AD)

A VITÓRIA SALVA! NÃO VAMOS NOS DISPERSAR!


As tantas divergências que dividem a torcida projetando reflexos negativos tanto e quanto nocivos sobre Cuca e o grupo de jogadores, transformam o "Choque-Rei" de amanhã em autêntico divisor de águas na vida do Verdão, para o bem ou para o mal.

Uma vitória sobre os bambis, muitíssimo mais do que fundamental, é imprescindível, embora o adjetivo mais definidor transcenda tudo e seja outro que faço questão de destacar:

I-n-s-u-b-s-t-i-t-u-í-v-e-l!

Nenhum outro termo ou expressão define tanto ou melhor a responsabilidade do time palmeirense em relação ao clássico de amanhã!  A vitória sobre os bambis é fundamental, é vital para o Verdão!

Quero dizer mais:

Independentemente da interferência tão tardia de uma diretoria ingênua, mal assessorada, despreparada e mais perdida do que cachorro em multidão...

Independentemente do fanatismo de uma torcida, dividida entre apoiar Cuca ou defenestra-lo do Palmeiras...

Independentemente da intolerância da torcida que, instigada por parte considerável da mídia parece não querer aceitar mais muitos jogadores e, por extensão, até o próprio time...

Independentemente de todos os palmeirenses terem se tornado ainda mais exigentes e impiedosos nas cobranças...

Independentemente do visível desalento e desânimo de Cuca, mais abatido do que rês em véspera de festa, sapiente e consciente de que errou em  t-o-d-a-s as suas escolhas nesta temporada, dentro e fora de campo...

Independentemente da reduzida confiança que parece ter se apossado da maior parte dos jogadores, mormente os subaproveitados e os não aproveitados....

Independentemente de tudo e de todos, de todos e de tudo, o que resta da fatídica temporada 17, tão ansiosamente aguardada pela comunidade alviverde em 2016, mas atirada pela janela da ignorância futebolística de Matos é pouco, muito pouco, quase nada!

Esse "nadica de nada" que ainda restou ao torcedor palmeirense, traduzido por mera vaga na Libertadores neste infindo e inacabável 2017 reduz-se, em primeira alternativa, a uma perspectiva de o time se colocar entre os quatro primeiros classificados do Brasileiro, que todos os palmeirenses proclamam, não sem justa razão, como uma obrigação.

Como segunda alternativa apresenta-se a vergonhosa perspectiva (para um time do custo do Palmeiras, do jaez, estofo e tradição do primeiro Campeão Mundial de Clubes), que é a luta pela quinta ou sexta vagas da Libertadores em confrontos eliminatórios com times do segundo escalão da América do Sul.

Meus amigos

Este é um momento de decisão na vida do Palmeiras e para que possamos superá-lo não existe outra formula que não seja a união. Somente unidos chegaremos lá!

Parafraseando Tancredo Neves quero usar uma frase por ele proferida em sua luta pela volta do poder aos civis e perfeitamente aplicável à situação atual vivida pelo Palmeiras: "Não vamos nos dispersar"!

Repasso esta mensagem a todos os nossos irmãos palmeirenses instando-os à união, à concórdia, à harmonia, à conciliação e ao apoio integral ao time neste momento em que o Verdão passa por fase tão negativa, desestruturado pelas fofocas, demolido pelas críticas e liquidado por incompetentes.

Para que todos tenham uma ideia exata do que afirmo muitos jornalistas, ainda que sabendo que o Palmeiras tem pela frente todo um turno de Brasileiro e que luta estoicamente a sua luta pela vaga na Libertadores, importantíssima, imprescindível, já iniciaram uma campanha de esvaziamento visando a instalar o desânimo, o desnorteamento e o próprio cáos dentro do clube.

Alguns, como Bruno Voloch (carioca) de "A Gazeta Esportiva", bostejou em seu blog que "o Palmeiras é um adversário em férias e sem ambição".

Chico Lang afirma categoricamente que "o Palmeiras está desunido, perdido na fofoca e sem padrão de jogo"!

Infelizmente palmeirenses existem que acreditam nesses indivíduos que lançam suposições pessoais no ar mesmo sem saber o que acontece dentro do clube.

Saberia o tal Voloch que Dudu verteu lágrimas quando o Depto médico informou que seria melhor que ele não jogasse o "Choque-Rei"?

E, no entanto, Dudu vai jogar! Ele treinou, normalmente, ontem sem nada sentir.

Diante desse fato, terá, Voloch, discernimento, hombridade e grandeza para ao menos divulgar esse evento que o desmente frontalmente em seus delírios e suposições?

Em relação a Lang, curicano notório, assumido, parcial e participativo no exercício da profissão que, como todo o curicano da mídia, veste a camisa de seu time e trabalha por ele sem a menor vergonha ética ou pundonor, não há como crer em qualquer bostejo desse "jornaleiro", embora palmeirenses existam (poucos) que o consideram e nele acreditem.

O que todo o palmeirense precisa ter em mente é que o time se encontra -a um só tempo- a um passo do céu ou do inferno.

Para sair dessa situação e lutar por uma classificação decente neste brasileiro necessita vence os Bambis amanhã no Allianz. 

Para isso será preciso ânimo, motivação, disposição, espírito de luta e, principalmente, determinação.

Cuca e os jogadores precisam estar determinados a vencer.

Todos os torcedores (nós) , precisam estar determinados a torcer.

Por favor e por amor, não torçam para que as suas previsões aconteçam, mas para que aconteça que o Palmeiras seja o vencedor.

Não vamos nos dispersar!

COMENTE COMENTE COMENTE

Há, subliminarmente, uma outra competição na qual todos palmeirenses estão engajados de corpo e alma: 

O rebaixamento bambi, umbelicalmente ligado a uma vitória palmeirense amanhã! (AD)