Observatório Alviverde

05/08/2014

S.E.PALMEIRAS, UM CLUBE RETRÓGRADO QUE NÃO INVESTE EM ATACANTES!

 

O Palmeiras está contratando Willian José, ex-Santos e Bambis, um mediano rotulado como bom jogador e artilheiro, considerando-o uma panacéia para todos os males táticos, técnicos e psicológicos que afligem, neste momento, a equipe, quase na zona da degola.

Não quero cometer injustiças e nem antecipar críticas ao novo contratado que tem, sim, os seus méritos, haja vista que se trata de um jogador experiente, que conseguiu alcançar o mercado europeu, ainda que, por lá, não houvesse vingado ou rendido satisfatoriamente.

Muitos palmeirenses desesperançados, outros, afoitos e a maioria,  impacientes, mesmo sem saber como se encontra o jogador, já abrem a bateria de críticas e apostam no pior. 

Pelo que se depreende das manifestações pelas redes sociais, a maioria garante que a contratação não dará certo e que Willian José vai fracassar defendendo a nossa camisa! 

Pior do que isso é que a maioria dessa multidão é formada por negativistas que emitem opiniões desfavoráveis e ficam, depois, torcendo para que o jogador fracasse, a fim de que possam se vangloriar por aquilo que estão acostumados a mencionar em situações semelhantes; "não disse que Willian José não prestava?".

De minha parte, prefiro, -como mandam o bom-senso, a cautela e a prudência- esperar, dar tempo ao tempo para adaptação do jogador após o que, com consciência e justiça, apresentarei um juízo de valor sobre a sua escalação e rendimento em campo. 

É assim que deveria -sempre- acontecer, mas, muitos existem em nossa torcida, que adoram criticar, ainda que antes da hora pelo simples prazer de criticar. 

Agem assim e depois ficam, repito, na torcida para que as suas previsões catastróficas se confirmem plenamente, passando a "secar" o novo contratado. 

Infelizmente, a carapuça serve para a maior parte de nossa torcida paulistana, soberbíssima, politiqueira... 

Quem está mal com Nobre, vai torcer -não tenho nenhuma dúvida- pelo fracasso da nova contratação, ressalvadas raríssimas exceções!

De minha parte, o único comentário antecipado que ouso fazer é   este: "em um mercado nacional de tamanhas grandeza e amplitude não haveria um atacante de potencial maior que custasse menos e fosse mais barato mensalmente do que Willian José?" É óbvio que sim!

Lamentavelmente o Palmeiras é um clube no qual, há muito tempo,  não prevalece a cultura do gol! 

Entra ano sai ano, o clube continua investindo em goleiros (ainda que da base), em zagueiros e meio-campistas defensivistas, sem a menor preocupação com a aquisição dos jogadores que, efetivamente, decidem os jogos: os atacantes e os artilheiros.

Trata-se de política burra e ultrapassada, essa do Palmeiras, completamente antagônica à de nossos adversários que, atualizados e seguindo o melhor exemplo dos grandes clubes europeus, procuram -até de lupa, se necessário-, as espécimes mais raras do futebol para o reforço sazonal de seus elencos, os artilheiros aos quais o Palmeiras não dá a devida atenção e, sempre,  atribui tão pouco ou nenhum valor.

Em razão disso, vem campeonato, vai campeonato e continuamos a nossa sina de clube fraco, sem força ofensiva, "empatador" e perdedor, de resultados sempre magros. 

Nas raras vezes em que o time pode golear, a torcida, em vez de gol quer olé e pede olé! Nessa autêntica inversão de valores, chegamos, já faz tempo, ao fim da picada!

Refém do ridículo verso de seu hino demodê que fala da tal "defesa que ninguém passa", as sucessivas diretorias do Palmeiras, (de temporada, a temporada), ficam correndo -apenas- atrás de beques, de meio-campistas e de volantes de contenção, orgulhosas de uma tal "escola de goleiros" que só existe na imaginação dos palmeirenses! 

De atacantes, de artilheiros, de homens-gol, o Palmeiras nunca fala e nem cogita de contratar! Essa é a razão maior de nossa fraqueza como time de futebol. Precisamos, sim, de uma escola de atacantes!

Há anos que as diretorias do Palmeiras agem assim, subvalorizando os atacantes e os artilheiros. 

Por isso, também há anos, o Palmeiras deixou de ter a necessária eficiência ofensiva para fazer gols, vencer seus jogos, entusiasmar a massa, atrair e encantar um número cada vez maior de prosélitos a fim de aumentar o seu público e a sua torcida!

Até quando o Palmeiras continuará sendo esse clube retrógrado que só fala em goleiro, em defesa, em zagueiros e defensores e não investe em atacantes?

Já passou da hora dessa política superada e equivocada deixar de prevalecer!

Neste momento grave pelo qual está passando, com ameaças reais de rebaixamento, o Palmeiras precisa, n-o  m-í-n-i-m-o  e  u-r-g-e-n-t-e-m-e-n-t-e, como já destaquei em outras postagens, de dois atacantes eficientes e de dois grandes meias de armação, sem o que vamos penar e, no mínimo, disputar sob constante ameaça este Brasileirão!

COMENTE COMENTE COMENTE .