Observatório Alviverde

26/04/2022

É PRECISO QUE ABEL E A DIRETORIA REFORCEM O ELENCO IMEDIATAMENTE!

Os filósofos do futebol já diziam, desde que o "esporte bretão" foi introduzido em São Paulo por Charles Muller, "... o esquema de jogo, isto é, a tática, depende essencialmente das peças de que se disponha".

O fato é que embora muita gente, sobretudo da mídia, tenha tentado colocar o técnico Abel Ferreira na vala comum dos incompetentes, tiveram de engolir a seco o português, uma espécie de Felipão genérico, embora moderno e com muito mais opções de jogo.

Até aí, tudo bem, mas há um outro lado da história que diz que, entre o muito bom treinador que Abel é e a condição de semideus que alguns querem a-g-o-r-a  emprestar ao lusitano, há uma distância muito larga e longa.

Basta que se analise os dois mundiais perdidos infantilmente pelo Verdão, sendo o primeiro, aquele de  2020 o que se pode nominar de rotundo fracasso. Entretanto, verdade seja dita, há de se reconhecer que faltaram jogadores para a formação de um time forte e em razão disso o Palmeiras acabou empunhando a lanterna da competição.

Mas o que ninguém esperava voltou a ocorrer. Não apenas o fato de o Palmeiras ter voltado a ser campeão da Libertadores como, também, sua segunda participação no Mundial com a reedição do erro cronificado da não contratação de reforços que parece não ter fim...

Na verdade, todos os clubes investem pesado em seus elencos, diferentemente da pretensa moderação palmeirense que contém demasiadamente os gastos, fazendo com que, mesmo com um time muito forte,o técnico passe apertado quando ocorrem perdas por contusão, suspensão e outras causas, como, por exemplo, a necessidade da mudança de esquema de jogo.

Para que não me alongue mais quero dizer que o clube, para não fugir à rotina e em consonância com o que ocorreu nos últimos anos, voltou à Libertadores, o fez apresentando os mesmos defeitos de anos anteriores no que respeita ao elenco. 

A perda precoce do volante Jailson -bom jogador- é um fato grave, considerando-se o que a diretoria parece não considerar, da necessidade de uma reposição imediata dessa peça, o que não é difícil e nem impossível.

Das contratações que eu imagino para complemento de elenco (já temos o time pronto), a prioritária é a do centroavante. Não um baixote como o Palmeiras costuma contratar, mas um jogador da altura dos zagueiros que enfrenta, capaz de diversificar o modo de atuar do time e realizar, também, as jogadas aéreas e o abafa.

A segunda necessidade palmeirense é a aquisição de um meia suficientemente hábil,  capaz de substituir Raphael Veiga à altura, embora todo mundo saiba que esse reforço (muito acima da média) já exista no elenco e seja sempre subaproveitado: Scarpa. Deu pra perceber por que não atribuo nota máxima a Abel?

Esse tema tem um agravante: Abel permitiu ou, vá lá, concordou com a saída precoce de Patrik de Paula. Quando se esperava que o garoto, definitivamente, decolasse, ele foi, primeiro, colocado no gelo e, depois, defenestrado do time. Quando a torcida esqueceu, um pouco dele, já estava vendido ao Botafogo.

Voltando ao time, o Palmeiras, com as surpreendentes melhoras de Marcos Rocha e Piquerez  ficou muito forte na defesa com Murilo em dupla com Gòmez. Considerando-se que Luan está retornando após longa ausência, eu procuraria na base mais um zagueiro ou investiria em alguma promessa ou em algum jogador revelado na série B ou em times menores.

Essa linha de raciocínio vale, também, para outras posições onde o time tem dificuldades para substituir os titulares. 

Cito uma delas e, embora eu tenha toda a paciência do mundo, acho pouquíssimo provável que o colombiano Atuesta (pelo que mostrou até ontem) se crie e se consagre como alguém capaz de alternar com Danilo na "volância" palmeirense. 

Atuesta foi indicação de Abel como vários outros jogadores que, ao menos até agora, pouco ou nada acrescentaram ao time palmeirense. Deu pra perceber -de novo- por que não atribuo nota máxima a Abel?

E você que nos lê... 

Entende que Abel mereça a nota máxima?

Acha que o Palmeiras necessita de reforços e, caso sim, para quais posições?

Investiria mais no elenco ou procuraria a solução na base e nos clubes de menor expressão?

Indicaria algum jogador?

Considera que Abel acertou mais ou errou mais? 

Em sua avaliação, estamos no caminho certo?

COMENTE COMENTE COMENTE