Observatório Alviverde

23/06/2015

CORREÇÃO DE RUMOS!


Da mesma forma que critiquei, forte, algumas ações do Departamento de Futebol do Palmeiras, chegou, finalmente, a hora de aplaudir e elogiar. 

Image result for elogio
Aplausos para as últimas decisões de Marcelo e A. Mattos!

Ao atender as ponderações e reivindicações de Marcelo Oliveira e iniciar ações visando a diminuir o tamanho, ou, melhor, o inchaço do elenco, Alexandre Mattos acerta na mosca do alvo do bom-senso e redime-se de muitos erros.

Mas se alguém tem moral para elogia-lo é este OAV, que criticou, em primeira hora, o primarismo de Mattos e de Oswaldo nesse sentido.

Fiquei satisfeito, semana passada, por Mattos ter admitido e reconhecido em entrevista, ainda que, apenas, em parte, os muitos equívocos cometidos na formação do elenco, que, finalmente, (ainda bem, na medida do possível), estão sendo corrigidos.

Trata-se de medida saneadora que vem ao encontro das necessidades do grupo, pois passará a gerar um ambiente muito mais ameno no elenco palmeirense, capaz de proporcionar tranquilidade aos que ficam e que lutam pela titularidade.

Ao exigir o enxugamento do grupo, Marcelo Oliveira, deixa claro e evidente que sabe das coisas e que é conhecedor profundo dos meandros do futebol. 

Muitos que estão na profissão (OO é um deles), entretanto, parecem desconhecer.  A própria mídia, que jamais abordou o tema, também está por fora, ressalvadas raríssimas exceções!

Por não saber disso, Oswaldo de Oliveira de forma obsessiva, inconsciente e inconsequente, queria, tanto e quanto o jovem diretor de futebol palmeirense, um elenco farto, que contasse com três jogadores para cada posição.

Teoricamente lindo e, praticamente, um equívoco, trata-se, em meu entendimento, de uma utopia. 

E o é, sobretudo, pela deterioração do ambiente do grupo, em face do "disse me disse", da rivalidade exacerbada e das "ondas" naturais de tantos jovens que se frustram, inconformados por não alcançar a titularidade em um time no qual só onze vão jogar.

O único caminho racional e plausível para que se possa ter a disponibilidade de três atletas para cada posição é o aproveitamento racional da base que, anotem, Marcelo, um especialista em renovação de elencos, certamente, o fará.

Trocando o assunto, mas na mesma linha de pensamento, outra medida correta é a saída do time de São Paulo, nesta semana que precede o "choque-rei", para se preparar em Atibaia.

Lá, os jogadores, além de desfrutar da tranquilidade da cidade, ficarão longe, afastados do olho do furacão que sopra fortemente sobre o Allianz, num momento dificílimo de transição, em que o Palmeiras começa a se desfazer do excesso de jogadores do elenco.

Este blog, independente, cujo compromisso se restringe, exclusivamente, com o ideário do Palmeiras, vai continuar criticando tudo o que entender como errado na vida do Verdão, tanto e quanto elogiando e enaltecendo tudo aquilo que entender como certo, correto e legítimo.

As medidas de desinchaço do elenco, ou como dizia um técnico de meu tempo, que gostava de falar difícil, de redução da intumescência do grupo, absolutamente necessárias, tanto e quanto a concentração em Atibaia na semana do choque-rei, em face de tudo o que vem ocorrendo em nossos bastidores, têm a nossa aprovação, o nosso reconhecimento e merecem rasgados elogios.

Agora, sim, estou convencido de que tudo no Palmeiras, certamente, vai melhorar, posto que, fica provado, temos um técnico que sabe das coisas e um diretor de futebol, falando-se, agora, de uma qualidade mineira, que tem flexibilidade em suas ações e reconhece os erros que comete.

Aproveitando o ensejo, levo a Mattos, sinceramente, as minhas melhores vibrações por algo que ele vivencia nestes dias, fora do futebol do Palmeiras, absolutamente particular.

COMENTE COMENTE COMENTE