Observatório Alviverde

04/03/2018

VOCÊ É A FAVOR DE POUPAR JOGADORES AMANHÃ CONTRA O SÃO CAETANO? ANTECIPO-LHES QUE NÃO SOU!



Num domingo muito prazeroso para todos nós, felizes, tranquilos e classificados palmeirenses, Santos e Curica vão se enfrentar no Pacaembu.

Assistirei a este jogo na TV, apenas e tão somente por questões de curiosidade táticas que venham a desnudar os dois adversários.

Não torcerei pelo time das praias e, menos ainda, pelo Curica, mas, seguramente, estarei torcendo pelo fracasso de ambos. 

Como essa hipótese (a desgraça dos dois em um jogo só) não é viável, torço para que perca aquele time que estiver mais perto da crise. 

Foi excelente, excepcional mesmo, sob todos os aspectos, a classificação antecipada do Palmeiras para a sequência do Paulistão. Dá mais tranquilidade e autoconfiança ao grupo para a disputa do título e para a própria sequência da temporada.

O mesmo se pode dizer em relação à folgada e indiscutível vitória na Liberta-18 lá em Barranquilla, Colômbia, sobre o Junior por 3/0, em resultado que devolveu a tranquilidade ao time e a confiança à torcida após uma passiva derrota para o Curica.

Uma coisa, porém, começa a me intranquilizar, justamente à véspera do jogo pelo Paulistão contra o São Caetano: 

Começo a ver, ler e ouvir incautos torcedores do Palmeiras através da mídia e da Internet afirmando ser o jogo de amanhã muito mais importante para o time do ABC do que propriamente para o Verdão e que o Palmeiras deveria fazer experiências no elenco "poupando" os principais jogadores. 

Ledo engano e monumental equívoco!

A minha intranquilidade está justamente aí, nesse juízo de valor erradíssimo de tantos palmeirenses.

Por incrível que pareça, observem que já começam a falar em "tirar o pé do acelerador", em "dar descanso ao elenco", em "rodízio de jogadores", em "lançamento de times reservas nesta ou naquela competição", em "cansaço, estafa e outras descabidas teorias que beiram o absurdo".

De um ponto de vista prático pensem que a temporada 2018 sequer começou e, exceção feita aos times menores, que iniciaram os seus períodos de preparação em outubro, novembro ou dezembro de 2017, quem disputou o Brasileirão Série A, sequer chegou (ainda) ao ápice do trabalho de preparação, tanto e quanto ao auge das formas técnica, física e psicológica no período decorrido entre as recentes férias de dezembro/janeiro e o trabalho de início de temporada.

Na realidade o que Palmeiras está precisando mesmo é de jogo, de jogar, isto é, de colocar os jogadores em campo e exigir para tirar o máximo de cada um colimando os resultados.

Se eu tivesse alguma ingerência ou interferência no trabalho de Róger Machado, antes de qualquer outra coisa, eu definiria os onze titulares e só abriria mão deles em caso de contusão. 

Elencos grandes e formados por jogadores famosos, como este do Palmeiras, exigem essa medida a fim de evitar constrangimentos maiores em face da "briga de egos", da alta competitividade e das exigências de cada atleta no dia a dia, sempre a exigir definições!

Você supõe que Róger Machado deveria escolher e manter um time base?

Ou considera que o rodízio seria o ideal para preservar a vaidade da maioria e manter a motivação de todos os jogadores do elenco?

Que time você colocaria em campo amanhã contra o São Caetano???

COMENTE COMENTE COMENTE