Observatório Alviverde

15/12/2019

VANDERLEI LUXEMBURGO É O NOVO TÉCNICO DO PALMEIRAS!


Interessante! Muito interessante! 

Quando Sampaoli treinava o Santos, a mídia o cumulou de encômios, loas e elogios, muitas vezes acima de um patamar real, colocando-o na condição de um dos melhores técnicos em atividade no futebol brasileiro.

Foi só o Palmeiras entrar em negociações e cogitar de contratar o argentino, a mesma mídia que o exaltava tanto e de todas as formas possíveis e imagináveis, conseguiu, instantaneamente, como que num passe de mágica, transformá-lo em um técnico incompetente, fracassado e demôde, um autêntico "subnitrato do pó de esterco". 

A maior parte da mídia vibrou muito quando fracassaram as negociações entre Sampaoli e o Verdão e os "jornalistas" festejaram como se seus times de coração estivessem fazendo um gol quando foi anunciado que a negociação entre ele e o Palmeiras, houvera sido abortada.

De um momento para o outro, porém, os mesmos termos críticos voltaram ao rádio, à TV, aos jornais e à Internet, mas tendo como alvo o técnico renomado e conhecido que o Palmeiras acaba de contratar parece-me que pela quinta ou sexta vez, Vanderley Luxemburgo.

Na atual circunstância do futebol brasileiro não há a menor dúvida de que entre os treinadores disponíveis no mercado, não havia outro melhor do que Luxa. O Palmeiras acertou em cheio!

Com Luxa existe a garantia de que o Palmeiras tem tudo para realizar um grande trabalho, haja vista as participações desse renomado treinador no comando palmeirense, apresentando um currículo invejável.

Seu cartel à frente do Verdão é excelente com 226 vitórias, 81 empates e 66 derrotas em 373 apresentações.

Nesse interregno, Luxa abiscoitou dois títulos brasileiros (em 93 e 94), quatro títulos paulistas (em 93, 94, 96 e 2008), fora o título do Rio/São Paulo em 1993.

Sei que há resistências à chegada de Luxa, em face de uma série de circunstâncias nas passagens dele pelo Verdão. 

A principal reside em sua velha inimizade com a principal "organizada palmeirense" que, esperamos, possa ser contornada para dar tranquilidade de trabalho ao velho treinador e ao próprio grupo de jogadores.

Luxa, que pode ter uma vasta lista de defeitos acumulados em suas inúmeras passagens pelo Palmeiras e está longe de ser bobo ou ingênuo, sabe que está chegando ao Palmeiras num momento crucial de suas vidas pessoal e profissional  e que, desta vez, ele não pode fracassar. 

Este blogueiro tem inúmeras restrições a Luxa, mas está convicto de que no momento atual do futebol brasileiro, não havia nome algum melhor do que ele em disponibilidade no mercado.

A minha esperança é a de que ele chegue macio no Palmeiras, sem aquela atitude estúpida de querer aparecer e de se impor através de briga imediata com os jogadores de maior prestígio do elenco a fim de mostrar força e dominar o ambiente. 

Da mesma forma, espero que sua recente experiência no Vasco da Gama o leve a trabalhar com os jogadores da base, promovendo-os ao time titular e mantendo-os sempre ligados e motivados para quaisquer chances de escalação que, eventualmente, venham a acontecer.

A chegada de Luxa, pela diferença brutal dos salários entre ele e o argentino, proporciona ao Palmeiras a condição de adquirir jogadores ao menos dois atletas decisivos e desequilibrantes para a formação de um grande time na próxima temporada.

E, cá entre nós, a experiência me ensinou que mesmo os técnicos considerados de maior categoria e prestígio, se não tiverem jogadores de alta qualidade, jamais vão realizar trabalhos compatíveis com a fama que ostentam. 

Eu, particularmente, acredito muitíssimo em Luxemburgo que, sou convicto, ressuscitará para a fama e a glória treinando o mesmo time que o catapultou à popularidade e a fama, a SE Palmeiras.

PS- as opiniões dos participantes não refletem necessariamente o pensamento do blog e são da total responsabilidade de quem as escreve! (AD)    

COMENTE COMENTE COMENTE

LUXA SERIA O TÉCNICO IDEAL PARA O VERDÃO?


Apreciei bastante a coerente atitude da diretoria do Palmeiras ao descartar, definitivamente, a contratação de Sampaoli, complicadíssimo técnico argentino que dirigiu o Santos na última temporada. 

A vultosa soma exigida por ele para firmar contrato com o Verdão, foi, de fato, o grande empecilho para a realização do negócio, mas há que se ressaltar que o rompante desse argentino que sempre se julgou maior do que qualquer time que dirigiu, pesou muitíssimo para o malogro das negociações.

Sampaoli me fez lembrar outro "hermano" de décadas pretéritas, Nelson Ernesto de Filpo Nuñes que, competente embora, também era detentor da mesma mania e atitudes, auto-julgando-se um ser especial e muito mais bem dotado em relação ao QI do que qualquer outro com quem se relacionasse.

Desistência confirmada (gostei muitíssimo) o Palmeiras, agora, lança suas vistas para Wanderley Luxemburgo, inquestionavelmente muito mais talentoso e de um currículo bem superior ao do argentino.

Preocupa-me, apenas, o extracampo de Luxa, a julgar por tudo aquilo que tomei conhecimento quando de sua derradeira passagem pelo Clube Atlético Mineiro. 

Infelizmente Luxa comportou-se como um adolescente irresponsável no extra campo levando uma vida (fora de campo) absolutamente incompatível com o profissionalismo e a realidade.
  
Se o Luxa que o Palmeiras estiver contratando for o mesmo que dirigiu o Galo Mineiro, preparem-se, todos, para a decepção e a tristeza.   

Mas se ele chegar disposto, motivado e com o foco exclusivamente no futebol sou convicto de que o Palmeiras contratará o melhor técnico possível para a próxima temporada.

Luxa não apenas pelo currículo, mas, sobretudo por sua capacidade genial, é, neste exato momento, a melhor contratação possível para o Verdão, ao menos em meu entendimento .

Mas quero deixar bem claro que, seja quem for o novo contratado (até Sampaoli), apoiarei o novo treinador que eu apreciaria muitíssimo fosse ele Vanderley Luxemburgo, um dos maiores de todos os tempos na história recente do Verdão!

PS- as opiniões dos participantes não refletem necessariamente o pensamento do blog e são da total responsabilidade de quem as escreve! (AD)  

COMENTE COMENTE COMENTE