Observatório Alviverde

04/03/2022

O REPERTÓRIO DO PALMEIRAS DE ABEL FERREIRA!


Parece algo espiritual. Quanto mais a imprensa bate, mais o Palmeiras cresce e conquista títulos. 

Por isso, aumenta a dor de cotovelo da maior parte da crônica esportiva paulistana, a pior do Brasil no quesito opinião, e, a um só tempo a mais hipócrita, clubística e facciosa, ressalvada, claro, uma pequena minoria de bons profissionais.

Tacham tudo o que o Palmeiras conquista de não ter valor ou de ser desimportante. Quando não veem defeitos para criticar, ironizam a forma pela qual o Palmeiras chega, Há anos é assim!

Quando o Palmeiras, a caminho do título da última Libertadores derrotou os Bambis, o Galo Mineiro e o todo poderoso Flamengo, a crônica esportiva paulistana, a pior e mais facciosa do país, disse que o Palmeiras era um time monotático, isto é, que só sabia jogar de um jeito e dono de um futebol feio e sem criatividade. 

Agora mudaram o discurso e estão dizendo que o Palmeiras nunca ganhou qualquer decisão contra times estrangeiros, se esquecendo que o Verdão já derrotou até Real Madrid e Barcelona

Como se denota, o discurso utilizado seria pertinente e caberia no Curica de Fábio Carille um dos times mais fracos da história corintiana, que ganhou o Brasileiro de 2017 mas em vez de reparos o time de Carille foi sempre enaltecido.

Sobre as vitórias acanhadas ou apertadas dos tempos de Tite, a maior parte delas construidas no 2º tempo dos jogos mediante pênaltis arranjados ou jogadas faltosas, nenhuma palavra, censura  ou protesto. 

Eram jogos sem Var, mas que pareciam ter um Var especial instalado no Palácio da Alvorada em Brasília, tantas eram marcações de penais para o time que, entre todos, sempre foi o mais aquinhoado com penalidades máximas a seu favor. 

E a mídia não registrou nada disso chegando a chamar os times de Tite, o maior retranqueiro da história recente do futebol brasileiro de "máquina de jogar futebol", quando se tratava apenas (sejamos justos) de bons times. Como são hipócritas!

Querem a prova real do que afirmo? Hoje, na seleção Brasileira, Tite é criticado exacerbadamente por aquilo que no Corinthians era motivo de elogios, isto é, pela retranca e pelo futebol tosco, feio e destrambelhado. 

Só que quem entende de futebol sabe que o trabalho de Tite, ressalvados o seu antipalmeirismo e a sua estúpida posição política de apoio a quem não merece, tem de ser considerado bom. 

Jamais houve um único treinador no futebol brasileiro que passasse com tanta facilidade pelas eliminatórias da copa como Tite. O que é certo, é certo! Justiça seja feita!

A última novidade relacionada às críticas, porquanto todos os argumentos de depreciação ao Palmeiras já foram gastos, é acusar o técnico Abel Ferreira e o elenco de jogararem de um modo só e de não terem repertório.

O time, as alternativas táticas, as mudanças individuais de função de muitos jogadores e, principalmente, a adoção de um modo ofensivo e agressivo de atuar utilizados na decisão conta o CAP, calaram a boca dos críticos que já nem têm mais argumentos para criticar Abel Ferreira e o Palmeiras.

Como disse certa feita o inolvidável Valdívia, não sem completa razão: "a mídia pode gritar, chiar, espernear e falar o que quiser, porque as taças agora são nossas e estão expostas em nossas galerias"!

COMENTE COMENTE COMENTE