Observatório Alviverde

09/11/2020

 

Ontem, no intervalo de Vasco e Palmeiras comentei no OAV que o time de Abel Ferreira, até então, não tinha jogado (quase) nada! Não jogou, mesmo!

Destaquei o advérbio -quase- para atenuar a má exibição da equipe, ontem muito abaixo de suas reais possibilidades. 

Esse quase que coloco, serve para destacar o ótimo trabalho de todo o compartimento defensivo palmeirense, o único setor do time que, de fato, funcionou.

De Weverton a Viña, (sem passar por Gabriel Menino que se poupou para a Seleção) indo a Luan, a Gomez, ao extraordinário Vina e chegando ao grande líder Felipe Melo, a defesa do Palmeiras, mais uma vez, cumpriu com louvor o seu papel em campo.

De Melo para a frente o time esteve irreconhecível, sem o menor poder de criatividade, chutando menos ao gol do que o fraquíssimo time do Vasco, provável candidato ao descenso!

Assim decorreu primeiro tempo.

Em relação ao segundo, não vou justificar nada e nem, como se diz na gíria hodierna, passar pano em relação à má atuação do time. 

Taticamente o Palmeiras voltou igual para o 2º tempo, embora com um pouco mais de atitude em campo e de interesse no jogo.

Aos 2 minutos Rôny perdeu chance preciosa e aos 5,  Gomez cruzou fechado e Menino cobriu a trave.

O Vasco, porém, ameaçou aos 10 minutos e Cano (livre) parou na magnífica saída de Weverton. 

Após tentar infrutiferamente o gol durante 15 minutos, Abel mexeu no time. 

Fez entrar Marcos Rocha em lugar de  Gabriel Menino (acertou, mas demorou demais) e Scarpa no lugar do jovem Verón que ainda não conseguiu desinibir-se ao vestir a camisa titular. 

A alteração foi boa, na medida em que Scarpa funcionou como um lateral/ponteiro esquerdo e parece antecipar a disposição de Abel em colocá-lo como o substituto de Viña, que segue amanhã para Montevidéu a fim de se incorporar à Seleção Uruguaia.

Por volta de 24 minutos o novo técnico palmeirense colocou em campo Lucas Lima no lugar de Raphael Veiga e Willian no lugar de Rôny.

De minha parte, embora concordando com a escalação de Willian, desanimei com a entrada de Lucas Lima mas, por incrível que pareça, o meia entrou em campo com uma enorme disposição e disposto a correr. 

Por questões morais, eu, que pedi a saída dele do elenco, tenho de me render à boa atuação que apresentou ontem contra o Vasco! O perigo é ele voltar ao time como titular!

Mostrando que tem estrela, Abel viu, na primeira participação de Lucas Lima, ele sofrer um pênalti, ao ser derrubado por Neto dentro da grande área em pênalti sobre o qual não houve contestações. 

Luiz Adriano bateu a penalidade aos 25 minutos e por pouco não perdeu, porquanto o goleiro vascaíno foi buscar no canto direito espalmando para os próprios pés de Adriano que mandou para o fundo dos cordéis (royalties para Haroldo Fernandes, extraordinário narrador de futebol da era do rádio)

Mesmo após o gol e com todas as alterações processadas, o Palmeiras não conseguiu jogar bem em momento algum e sofreu demais, posto que, se dominava territorialmente o confronto, não encontrava formas de penetrar no sistema defensivo vascaíno e ainda se submetia a perigosos contra-ataques. 

Depois da marcação do gol, Luiz Adriano teve de ser substituído e como se tratava de contusão muscular, ele também está ameaçado de não jogar contra o Ceará 4ª feira no Allianz. 

Aos 35 do 2º tempo, um jogador do Vasco caiu em cima do pé de Felipe Melo que torceu o tornozelo esquerdo e teve de deixar o campo. 

Abel já havia processado as 5 (cinco) substituições regulamentares e o Palmeiras jogou quase 20 minutos com 10 (dez) jogadores em campo e conseguiu deixar o campo vitorioso, subindo três pontos na tabela, numa rodada muito favorável ao Verdão!

 Num jogo em que destaco Weverton, Luan, Gomez, Viña e Felipe Melo, atribuo a condição de "craque do jogo" a Viña e a de personagem a Felipe Melo.

Você acha que o time esteve bem?

Considera que Abel esteve bem e que acertou nas alterações?

As ausências dos convocados Weverton, Menino, Gomez, Vina, dos contundidos Wesley, Melo e Adriano terão muita influência no jogo contra o Ceará depois de amanhã no Allianz?

COMENTE COMENTE COMENTE