Observatório Alviverde

08/10/2013

PALMEIRAS 4X0 FIGUEIRA EM LONDRINA. VOCÊ CONSIDERA QUE JÁ ESTAMOS NA SÉRIE A? OU AINDA É NECESSÁRIO QUE SE TENHA CAUTELA?


 
 Coisa rara!

Depois de um primeiro tempo fraco,o Palmeiras voltou aceso para o segundo tempo e liquidou a fatura mediante um clássico 4 x 0 sobre o Figueira que, como diz a molecada "não é mais aquele"! Daí....

É verdade que o caminho para a inesperada goleada foi aberto através de um pênalti que, embora tenha sido claríssimo e tenha, de fato, existido, os nossos detratores, principalmente aqueles da mídia dirão que esse foi o fator causal definidor do jogo. Como são FDPs!

Como de hábito, proclamarão: "- Eles -os palmeirenses- continuam chorando com a barriga cheia! Viram que o árbitro assinalou dois pênaltis para facilitar-lhes a tarefa? Nenhum time tem dois pênaltis em um só jogo"! Como são calhordas!

Cambada, direi eu, a esses caras, que farão, certamente, o mesmo que fez limitadíssimo Odinei Santista e o ex jogador caipira, antipalmeirense assumido em tão pouco tempo, o tal Beletti - que ninguém se engane apesar do itálico sobrenome - domingo passado em Natal.

Foi, como dizia o saudoso Stanislaw Ponte Preta, o mais famoso crítico social brasileiro por quase um século, um verdadeiro "febeapá" ou, traduzindo, um "festival de besteiras que assola o país", que era como o "Lalau" (Sérgio Porto) se posicionava quando políticos ou personalidades sociais cometiam erros e gafes de proporções nacionas.

Não assisti ao Palmeiras e ABC com eles -evito sempre que posso- mas pela Band, ao vivo, com Nivaldo Prieto que. ao lado de Milton Leite (quando se dispõe a narrar o jogo sem preguiça ou curintianismo) e Jota Júnior (o de hoje, o de hoje) são os melhores do país, ao lado do carioca Luis Carlos Jr, também um narrador espetacular. Todos superados -ainda- pelo verdugo da profissão Luciano do Vale!

En passant: Jota esmerilhou de novo, ontem, em Londrina. Parabéns! Até o Vilaron tem melhorado, embora continue - parece que há um consenso entre os comentaristas televisivos nesse sentido - muito cauteloso e econômico em palavras, nos momentos em que  há necessidade de uma crítica mais forte.

Voltando a Odinei e ao ex-jogador invasor da profissão de jornalista, vi,  na reprise de ABC X Palmeiras, o quanto foram parciais, domingo passado. Um acinte, uma vergonha! 

Odinei - não é nenhuma novidade que esse argumentador de transmissão, perdão, narrador com voz de repórter,  aderente e cultor da crítica contumaz, irônico-persecutória contra o Palmeiras, não conseguiu ver nada que prejudicasse o Palmeiras domingo passado contra o ABC! Só ele e o tal Beletti (Como era violento quando jogava)!

Como Odinei é ruim, como é despreparado, como é patético, cada vez que é escalado para narrar o Palmeiras, completamente diferente de quando narra CU-ríntia, Bambis ou seu bem amado Santos.

Bem, 90% da mídia, inclusos os palmeirenses, dirão, parafraseando "Dos Anjos" que:"o apito que ajuda é o mesmo que nos mata", com o que eu, jamais, vou concordar.

Quando se trata de Cu-rintia, bambis e Santos, os apitos -muito mais- ajudam, com a vantagem da cobertura logística que lhes presta na TV um dos piores árbitros da história do futebol brasileiro, há muitos anos  comentarista de arbitragem global, Arnaldo David Cézar Coelho, aquele que, à mão grande, surrupiou do Palmeiras o título brasileiro de 1978.

Os dois pênaltis marcados em prol do Palmeiras, ontem, em Londrina, servirão, agora, para que a mídia, com a desfaçatez habitual e as empáfia e a arrogância costumeiras, se encha de argumentos e diga: " Viram como o Palmeiras, também, é beneficiado"? 

Então se esquecerão e farão de tudo para que o público, também, se esqueça, da infindável sequência de erros que a classe arbitral- ainda solidária ao abominável PCO- vem cometendo de forma reincidente e contumaz contra o Palmeiras. 

Assim, permanecera a imagem de que não houve prejuízos ao Palmeiras, ou, se estabelecera o parcial e facciosamente dito pela midia em duplo sentido, que será estratégica e "oportunisticamente" difundido após o jogo contra o Figueira!

Quero deixar a análise do jogo para vocês, e esperar que a diretoria continue acionando os dispositivos extra-campo -como fazem os nossos adversários- a fim de equacionar as intermináveis e insolúveis questões das arbitragens

Apesar das críticas mordazes, das ironias e das manifestações de autoconvencimento dos "analistas" que profetizavam uma retaliação dos árbitros e o agravamento dos problemas do time, parece que a ameaça da divulgação de um "dossier" da arbitragem, com os erros, coincidentemente, cometidos contra o Palmeiras funcionou, ao menos nesse jogo contra o Figueira.

Quero deixar claro que não tenho estômago, instinto ou vocação para ganhar mediante auxílio de árbitros ou através de fraudes e, entendo e admito, até, que possam existir erros, porquanto são seres humanos, não máquinas, aqueles que apitam os jogos de futebol.

Mas, continuar a somar erros e contabilizar prejuízos, na proporção em que são cometidos contra o Palmeiras é revoltante.

O pior, porém, é ter de engolir os discursos de certas figuras midiáticas, tradicionalmente facciosas, manipuladoras da vontade, do pensamento e da opinião de incautos, que trabalham, abertamente, às escâncaras,  por seus times de coração, em pleno ar, na tela, no papel ou na Internet.

COMENTE COMENTE COMENTE