Observatório Alviverde

06/01/2015

O PALMEIRAS NA COPA SÃO PAULO DE JRS: ESTRÉIA CONSISTENTE SEM SER BRILHANTE!


  
Gabriel de Jesus está fora do jogo contra o Murici 5ª Feira em Limeira.

O Palmeiras estreou bem na Copa São Paulo de Jrs, vencendo, com méritos, a Desportiva Ferroviária de Vitória, tradicional participante da competição.

O 3 x 1 fez justiça ao melhor futebol desenvolvido pelo Verdinho durante todo o transcorrer de um jogo disputado com rispidez, sob intensa chuva e pouca iluminação, pela queda de uma fase do sistema elétrico do estádio Major José Levy Sobrinho, em Limeira.

O mau tempo, ontem,  na antiga "capital da laranja", não inibiu, porém, a motivação, o ânimo e a presença da "Leal", que compareceu massivamente egressa de muitas cidades da região como Campinas, Americana, Rio Claro, São Carlos, Piracicaba, Araraquara e, até, das longínquas Rio Preto e Ribeirão Preto.

Foi, mais uma vez, um verdadeiro "hook" no fígado dos ridículos dirigentes globais e da mídia em geral, que teimam em afirmar que o Palmeiras tem uma torcida menor que dos bambis. 

A eles eu respondo, sem medo de errar que, no interior paulista, o Palmeiras tem (ainda) uma torcida tão grande ou maior que a do Cu-rintia. 

Pena que o Palmeiras não valorize o interior e restrinja as suas ações de marketing à capital, sem explorar, devidamente, esse filão expressivo de mercado, que poderia render altos dividendos e faturamento ao clube.

Para não me delongar tanto a respeito de jogo em que o Palmeiras venceu com autoridade, quero sublinhar que, num primeiro momento, pareceu-me que esse time que disputa a copinha, tem excelentes individualidades, mormente do meio de campo para a frente, embora passe-me a impressão de que não é bem treinado.

Como disse, passa a impressão, mas isso só vamos confirmar quinta-feira, às 19 H quando o Palmeiras enfrentará o Verdão de Alagoas, o Murici F.C.. Por isso, temos de dar o devido desconto em razão do estado do gramado, pesado e encharcado, ontem, em Limeira.

A grande vantagem do time que o Palmeiras apresenta este ano na Copinha é a inédita predominância da ofensividade sobre o defensivismo e o fato de os melhores jogadores do grupo serem, todos, atacantes. 

Isso é ótimo porque parece que a filosofia e a mentalidade do clube estão mudando. Quando é essas coisas vão chegar ao time principal?

Vendo o desempenho em altíssimo nível dos jovens atacantes, fico imaginando as razões pelas quais Dorival Jr não promoveu os vários jogadores de grande potencial ofensivo da base para reforçar a equipe principal, que, sem conseguir fazer gols, estava ameaçada de cair para a segunda divisão,  ao final do Brasileirão. 

Com dois ou três desses garotos promovidos ao time principal, não teríamos sofrido e nem brigado tanto conta o descenso. 

Mas como esperar isso de um  técnico retranqueiro cuja contratação desaconselhamos desde o momento em que o desavisado Nobre a cogitou? Não foi por falta de aviso!

Faço algumas restrições à defesa do Verdinho, desentrosada e mal posicionada, começando por um goleiro baixo (João Paulo), apresentando, de início, um lateral direito muito individualista (Wesley) que, como ficou provado com a entrada de Léo Cunha,  não deveria ter sido escalado de prima.


Senti, também, desentrosamento da dupla de zagueiros Lucas Rocha e Brendon, que se confundiam muito, assim como a falta de um volante de contenção mais presente e combativo.

Guilherme, o lateral esquerdo, foi o melhor jogador da defesa, não, tanto, por sua qualidade de marcador, mas, sobretudo, de apoio. Finalmente, um lateral esquerdo no Palmeiras que sabe cruzar!

Do meio campo pra frente, só notícia boa, pois essa safra, a julgar pelas amostras, vai dar muitas vitórias, alegrias e, principalmente muito $$$ ao Palmeiras! Quem viver, verá! 

Espero ver porquê, de há muito temos lutado para que acabem no Palmeiras as superadas filosofias defensivistas, razões determinantes de nossos fracassos em campo.

Gabriel de Jesus fez um gol em que mostrou a frieza de Romário, mas acabou sendo expulso precocemente por cometer um toque dentro da área ao tentar evitar um gol. Colocaram olho ruim e inveja no garoto, que fica fora do jogo de quinta-feira contra o Murici de Alagoas.

Daniel, o camisa 8, jogou muito e mostrou que tem mais bola do que Felipe Menezes, Mendieta e outras perebas que entopem o time principal do Palmeiras, sem apresentar em campo o menor resultado prático!

Matheus Sales, ofensivamente, esteve muito bem e Gabriel Leite, em uma arremetida pelo lado esquerdo, no primeiro tempo, invadiu a área driblando, mostrando que tem muito a dar ao time.

Mas ninguém jogou tanta bola quanto Juninho, um armador que toca, que dribla, que chega e que arremata, e que me parece pronto para alçar grandes voos no time principal.

Quero disponibilizar os dados técnicos do jogo, que não foram publicados por nenhum outro portal senão a Gazeta On Line.

PALMEIRAS 3 X 1 DESPORTIVA
Copa São Paulo de Futebol Júnior 2015 (Grupo J - 1ª rodada)
Estádio: Major Levy Sobrinho.
Árbitro: Edson Reis
Gols: Gabriel Jesus (PAL), aos 21 e Lucas Rocha (PAL), aos 45 do primeiro tempo; Lucas Valim (DES), aos 9 e Juninho (PAL), aos 14 do segundo tempo
Palmeiras: João Paulo; Ueslei (Léo Cunha), Lucas Rocha, Brendon e Guilherme; Zé Mateus, Matheus Sales, Daniel e Juninho; Gabriel Leite e Gabriel Jesus Técnico: Diogo Giacomini
Desportiva: Tião, Breno, Mateus, Sávio e Paulinho; Welinton, Lucas Valim, Vargas (Maycon) e Rominho; Pajé (Bruninho) e Vitinho (ícaro) Técnico: Rodrigo Calixto

Quem quiser ir lá, clique

https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=7510826915838490470#editor/target=post;postID=5161586370447609504;onPublishedMenu=posts;onClosedMenu=posts;postNum=0;src=postname


E VOCÊ, GOSTOU DO JOGO?

VÊ FUTURO NESSE TIME OFENSIVO QUE O PALMEIRAS MONTOU PARA A COPA DESTE ANO?

COMENTE COMENTE COMENTE
-----------
NA TV

Boa transmissão de Linhares Jr. Pena que ele repete o erro dos outros e não registra nunca que o Palmeiras ganhou a Copa dos Campeões da Copa São Paulo e é o "Campeão dos Campeões"!

No Sportv está ocorrendo um fenômeno interessante: Os locutores reservas estão transmitindo muito melhor do que o titular.

Prefiro acompanhar o jogo com Bachin, Linhares e Jota Júnior do que com Milton Leite!

Vilaron, sempre parcimonioso e econômico nos elogios ao Palmeiras esteve bem na análise do jogo e dos lances de arbitragem, exceto em um lance de flagrante impedimento do ataque da Desportiva, no primeiro tempo, que ele disse que não ocorreu.

Acertou ao registrar o impedimento de Gabriel de Jesus no lance que proporcionou ao Palmeiras a marcação do gol de abertura! (AD)