Observatório Alviverde

29/11/2011

É HORA DE APOIAR E DAR FORÇA AO VERDÃO!

 

Sei que há divergências referentes ao trabalho de Felipão.

Parte ponderável de nossa torcida não o quer mais à frente da equipe.

As contestações são decorrentes das performances falhas da equipe que até chegou perto de conquistar alguns campeonatos, mas que negou fogo na hora de decidir.

Há contestações de toda a ordem,  como métodos de trabalho, relacionamento com o grupo, divergências com a diretoria, desacertos com a torcida e um punhado de outras acusações.

As minhas maiores restrições a Felipão se acabaram a partir do instante em que ele dispensou Lincoln e detonou o “manga podre” em decorrência da imposição da disciplina ao grupo.

Mas ainda tenho restrições a Scolari entre as quais citarei duas.

A primeira é a formatação tática da equipe, baseada em conceitos ultrapassados de exagero de defensivismo e marcação.

Reconheço que o uso desses recursos não seja errado ou inútil, mas o problema tem sido o abuso.

Para manter a defesa pouco vasada, equivocadamente, abdicou de atacar, de arriscar, de fazer gols.

O epíteto de “rei do empate” cai como uma luva a Felipão. Afinal, foram 16 igualdades, que levaram o time para o buraco. Nenhum time empatou tanto na competição. 

O que me irritou em Felipão neste Brasileiro, foi o fato de que ele viu o time afundando por falta de força ofensiva, mas continuou, teimosamente, estupidamente, reiteradamente, mantendo a mesma postura tática. É isso que chamam tirar leite de pedra?

Mesmo nas horas em que havia necessidade de uma postura mais ousada e agressiva ou de tentativas para virar um jogo, ele trocava seis por meia dúzia e mantinha o time com a postura covarde de sempre.

Foi irritante vê-lo insistir com Vinícius mesmo sem esse jogador mostrar absolutamente nenhuma credencial que não fosse a trivialidade de seu futebol.

Quando o Palmeiras fazia um gol, ele mandava recuar o time inteiro para tentar contra-ataques.

Mas como contra-atacar com “Kléber perna-curta”, jogador sem sustentação de “sprint” (velocidade), o único que ficava à frente para puxar esse tipo de jogada.

A segunda restrição a Felipão é a sua pequena visão no que respeita  a escolher jogadores.

Suas múltiplas escolhas foram um rotundo fracasso nesta temporada. Será que vamos, novamente, em 2012 gastar dinheiro com tantos jogadores ruins?

De qualquer forma eu gostaria que todos dessem uma trégua a Felipão, ao menos até o jogo de domingo contra as galinhas.(Vou passar a chamar os corintianos assim porque gambá não os ofende, mas, galinha, sim).

Há informações de que o ambiente no Palmeiras está ótimo e que não está mais ocorrendo o vazamento de notícias que nos colocavam  diariamente na mídia de forma depreciativa, desgastante e ridícula. Esse é um bom sinal!

O PALMEIRAS TEM TIME PARA GANHAR DAS GALINHAS?