Observatório Alviverde

23/11/2011

QUAL O PERFIL DOS JOGADORES QUE VOCÊ CONSIDERARIA IDEAL PARA REFORÇAR O PALMEIRAS EM 2012 ?

 

(O tema foi sugerido pelo grande palmeirense Mestre dos Magos)

Se não me preocupa tanto a continuidade de Felipão, preocupa-me, muito, o fato de ser ele quem vai indicar os reforços ao Palmeiras para a próxima temporada.

Não conheço  a tal lista os doze de Scolari, mas sou convicto de que a metade ou mais dos indicados deve ser para a defesa.

O Palmeiras tem de mudar essa mentalidade exclusivamente defensivista de escola de goleiros (uma falácia) e de “defesa que ninguém passa”, (frase hiperbólica de nosso hino) posto que isso não existe e jamais existiu.

O Palmeiras, há anos, é campeão absoluto em contratações de jogadores de defesa e de meio-campistas destros, baixotes e enfeitadores. Isso é histórico e já faz parte da cultura palmeirense. Por isso perdemos tanto!

Quando se vê o Corinthians, mesmo com a fartura de atacantes de que já dispóe, já em tratativas com os atacantes revelações deste Brasileiro, como Anselmo, do Atlético Go, Júlio César e Wellington Nem do Figuereinse, nota-se e salta aos olhos, claramente, imediatamente, a mentalidade arcaica que continua predominando na SE Palmeiras, voltada, essencialmente, exclusivamente ao defensivismo.

Com  Felipão acentua-se ainda mais o nosso defeito porque o Homão, bronco, marrento  e teimoso, acha que o futebol se resume à defesa. Por isso, certa feita, eu disse aqui no blog que Felipão estava querendo inventar a vitória sem gols.

O Palmeiras precisa mudar (não sei se com Felipão vai mudar, duvido) essa mentalidade estúpida que tanto nos apequena, responsável por todas as agrúrias e derrotas do clube nas últimas temporadas.

O desprezo doentio do palmeiras por homens que fazem gols é contumaz e se repete a cada ano. A italianada bronca só se preocupa com a defesa e com baixotes sem força física para o meio de campo desde que sejam enfeitadores.

A miopia de nossos dirigentes para enxergar atacantes pode transformar-se em cegueira, se for dada, exclusivamente, a Felipão a missão e a responsabilidade de escolher os atletas que serão contratados para reforçar o time em 2.011.

Quem contrata os jogadores que Scolari contratou este ano, mostra, de forma cabal e definitiva que não sabe escolher os melhores, nem discernir o bom do razoável! Quanto mais o razoável do ruim.

Nunca, na história recente do Palmeiras, houve um treinador que indicasse tantos maus jogadores.

A desculpa de que eram a terceira, quarta ou quinta opção é conversa pra boi dormir. Qualquer pessoa, de mediana inteligência, não admite esse tipo desculpa esfarrapada e idiota.

O futebol brasileiro é tão rico que qualquer quarta ou quinta opção na lateral esquerda seria melhor do que Rivaldo ou Gérley, jogadores, visivelmente, talhados para times de menor expressão, ao menos pelo que mostraram até agora.

Para o comando do ataque, melhor do que Bueno ou Fernandão, para que se fique só nesses dois exemplos, encontrar-se-ia aos montes, dúzias e grosas.

A insistência inexplicável com Vinicius, atacante óbvio, cintura dura, que não tem o drible nos pés, em detrimento de Gilcinho, do outro Patrik e demais jogadores da base mostram a sabedoria às avessas do homão na escolha de jogadores.

Voces se lembram que ele foi buscar Miguel Bianconi, o pior jogador de ataque da base, mas negou-se a promover Gilsinho?

Se querem mais um exemplo, pergunto: não existem meias de melhor físico, de melhor qualidade, de mais categoria e presença do que esse Carmona, que o Palmeiras pelejou para trazer, na marra, do Criciúma, criando, desnecessariamente, uma aresta com o time catarinense?

Entregar a indicação de jogadores a Scolari não seria um gol contra da diretoria, um autêntico tiro no pé.

Quais as posições para as quais temos mais necessidade de reforços?

Qual, enfim, o perfil de jogadores que você indicaria ao Palmeiras?

Você tem nomes a indicar?

COMENTE COMENTE COMENTE