Observatório Alviverde

28/01/2013

COMPLEXO DE ROBIN HOOD!




O Palmeiras não perde a velha mania de bancar o Robin Hood do futebol brasileiro. 

Continua entregando pontos, jogos, posições e campeonatos a times pequenos.

O aquinhoado, laureado, premiado, galardoado, ungido, remunerado,  - escolham o termo -  da vez, foi, simplesmente, o "benjamim" do Paulistão 2013, a Penapolense, equipe de cidade pequena, virgem, cabaçuda, que nunca havia, sequer, colocado os pés no Pacaembu ou enfrentado qualquer dos grandes em São Paulo.

Só Palmeiras, mesmo, para perder um jogo como esse! 

Quando é que o maldito complexo de Robin Hood vai acabar?

Vejam:  
Os aspectos positivos de jogar em casa, contra um time estreante e inexperiente na Série A, de ter um elenco individualmente superior e uma folha salarial significativamente maior em relação ao adversário, tornaram-se irrelevantes e de nada serviram para o Palmeiras ontem à tarde.

Mesmo predomínando territorialmente e detentor da posse de bola por mais tempo, o Palmeiras não teve força e nem capacidade para superar o CAP, afogado em um oceano revolto de receios, desconfianças, pessimismo e nervosismo.

O time da pequena Penápolis bem armado, arrumado, taticamente disciplinado, sabia bem o que queria e enfrentou o suposto grande de peito aberto, de igual para igual, adotando a retranca apenas a partir do momento em que virou o placar para 2 x 1.

Além do excelente conjunto e do toque de bola envolvente com raros erros de passe, o time de Edson Só revelou alguns valores individuais que teriam lugar em qualquer time de maior expressão do futebol brasileiro.

Um, já conhecido de outros carnavais, o goleiro Marcelo, muito experiente, ex gambá.

O outro, Guaru, que deu sopa no Barueri e ninguém o quis! 

Um jogador rápido, insinuante, volante ofensivo que corre o campo todo, marca, defende, ataca, se apresenta, tabela e chuta muito bem.

Mas o craque do CAP, sem qualquer dúvida é o excelente lateral canhoto Rodrigo Biro, bom marcador, ótimo apoiador, muita personalidade e dono de um chute poderosíssimo, um dos mais fortes do futebol paulista, já há três anos defendendo o time penapolense.

Qualquer desses três jogaria, fácil, nas equipes de ponta do futebol brasileiro e não fariam feio.

O Palmeiras, tão carente de reforços, deveria ficar de olho em Guaru e, principalmente, em Rodrigo Biro no decorrer deste Paulistão, independentemente da aprovação ou não da torcida organizada, aquela que, há anos, azucrina e atrapalha a vida do Verdão.

São dois jogadores especiais, diferenciados, capazes de resolver duas de nossas maiores carências:

Primeira: um lateral esquerdo que faça o jogo de aproximação e que ataque com eficiência, técnica e personalidade.

Mais: que saiba cruzar bem e ouse arrematar ao gol. 

Rodrigo Biro faz tudo isso e, de quebra, bate faltas de longa distância com muita força, excepcionalmente bem.

Segunda: um volante ofensivo de qualidade e força de chute, que jogue com disposição, que corra muito, que não erre passes e faça o time correr, características definidoras de Guaru, que, por acréscimo, bate faltas muito bem. 

Esclareço que não falo sobre Guaru apenas em razão do gol de ontem, pois o conheço muito bem. Tampouco sou seu empresário!

Sou convicto e repito que o maior entrave para esse tipo de negociação é a torcida (des) organizada, que há anos tomou conta do clube.

Esses ignaros, que não conhecem "bulhufas" de futebol, certamente condenariam essas negociações por considerá-las "boas e baratas". 

Eles preferem sempre as contratações "ruins e caras", quem desconhece ou já não notou isso?

O importante é que a torcida esclarecida do Palmeiras, a maioria, já sabe quem anda atrapalhando o Palmeiras.  

Ontem os torcedores comuns já começarampeita as (des) organizadas, para o que deveriam contar com o apoio de Paulo Nobre e de toda diretoria. 

Enjoamos de vândalos e daqueles que só sabem criticar os jogadores e o time, exclusivamente por interesses particulares e grupais!

Voltemos ao jogo

O Palmeiras, ontem, foi um time receoso, nervoso, travado, sem qualidade no passe, sem objetividade no ataque, em tarde irreconhecível de Barcos, disparadamente o pior em campo.

Nem mesmo a vantagem imposta logo aos 7 minutos, através de uma cobrança de falta perfeita de Airton pela meia esquerda, foi suficiente para sacudir a letargia do time palmeirense.

O CAP empatou logo em seguida, aos 9 minutos, em cobrança de falta que não ocorreu, quando o árbitro, mesmo sem visão ampla do lance, assinalou um toque de mão de Denoni, i-n-e-x-i-s-t-e-n-t-e!

A reprise na Tv foi claríssima, mas o narrador(?) Odinei Santista, aquele das fichas técnicas, das retrospectivas e das cansativas biografias de jogadores em detrimento da narração, principalmente  quando narra os jogos do Palmeiras, não disse nada.

Odinei Santista, para quem não sabe, é  aquele narrador televisivo que come todos os ís, e não se corrige nunca, proferindo frases como esta em circuito nacional, em total desrespeito à língua pátria:

O PALMERAS, o jogo INTERO, foi pior que o CRUZERO no campeonato BRASILERO, um time GUERRERO que tem muito DINHERO mas não tem mais que o meu time PEXERO!

 É de lascar! Oh dor nos grãos! Se ao menos não narrasse contra, daria até pra suportar!

No momento do lance ele não mencionou, sequer, a irregularidade, o que veio a falar "en-passant" apenas no intervalo do jogo, talvez por descargo de consciência.

O pastor comentarista(?) que o acompanhava,  jamais mencionou que o Palmeiras fora prejudicado no lance que acabou influindo, decisivamente, no resultado final. Se for o Palmeiras for lesado, eles não falam nunca!

Como é parcial esse cara, que um dia tanto nos prejudicou! 

"Prima Donna", tentou ser maior que o Palmeiras, chegando a imaginar e a delirar em seus devaneios, pensando, mesmo, que fosse verdade. 

Perdemos um título e uma Libertadores para o Cruzeiro porque ele negou-se a entrar em campo alegando que seu contrato vencera no dia anterior. Coisa de mercenário...

A assessoria jurídica de Mustafá certamente desconhecia que os dias cumpridos de suspensões dos atletas têm, legalmente, de ser repostos ao final do contrato, se o clube assim o exigir...Mas não exigiram... Foi assim que ele se safou da final.  

Depois desse triste e revoltante episódio ele começou a cair, a decair, a descair... 

Caiu mesmo, mas esta é outra história...

Se mal pergunto, o que o reverendo pastor faz na TV? Qual o "jênio" que o contratou, o puto que o pariu? 

E pensar que um dia acreditei em sua neutralidade no exercício da função...

RESUMO: o Palmeiras, ontem, jogou mal, muito aquém de suas possibilidades, mas se o árbitro não assinalasse uma infração que não existiu, dificilmente teríamos perdido, pois o time, a partir daí, se descontrolou, se desarvorou e se complicou inteiramente em campo.

Os erros, propositais ou não, do soprador de apito  Fabio Volpato, não se resumiram na inversão daquela falta.

Sua senhoria marcou seguidas faltas na entrada da área do Palmeiras e metade delas não aconteceu

Porém, as sucessivas faltas sobre Valdívia, Barcos e Maikon Leite ele deixou para o próximo Palmeiras e Penapolense, possivelmente em 2014 em Penápolis, cidade localizada noroeste do estado!

As arbitragens já começam a operar o Palmeiras, até no Paulistão! 

Paulo Nobre, Brunoro e diretoria que se cuidem! 

É melhor prevenir do que ter de remediar!

INDIVIDUALMENTE

Prass falhou no terceiro gol do CAP  ao sair mal da meta e se enrolar com a zaga, mas fez duas ou três boas defesas. 

A impressão que passa é a de que está assustado com tudo o que acontece no clube. Ontem, ficou devendo. Muito!

Ainda não tenho opinião formada a respeito de Artur, mas parece-me fraco para defender e, apenas, razoável para atacar. 

Apesar da estupenda cobrança de falta que abriu a contagem, o Palmeiras precisa de um lateral pela direita mais categorizado e eficiente em todos os fundamentos. 

A vaga está livre desde quando o Palmeiras negociou Cicinho, outra das razões de nosso descenso!

Ramos foi esforçado como nunca, mas fraco como sempre! 

Henrique cumpriu sua pior apresentação com a camisa palmeirense desde que retornou do futebol espanhol.

Wendel jogou sacrificado na lateral esquerda, ele que é destro, e fez o que pôde. 

Tem de ser elogiado pelo espírito de colaboração e de equipe, embora seu rendimento tenha sido apenas regular.

Denoni ficou abatido a partir do momento em que o árbitro errou ao marcar um toque de mão que não cometera e redundou no gol de empate do CAP. 

É um jogador jovem, de bons recursos, que precisa ser amparado neste momento depressivo.

Márcio Araújo entre todos que compuseram o meio campo de contenção foi o que saiu-se menos mal, mas continua longe de ser o volante que a torcida deseja e, parece-me, jamais vai chegar. 

Apesar da doação e do esforço vejo em Araújo um jogador desanimado, desmotivado, aniquilado, completamente queimado, um verdadeiro corpo sem alma.

 O Palmeiras deveria tê-lo como moeda de troca em futuras transações para o bem comum, do atleta, sem ambiente e motivação e do clube, que paga muito a Araújo sem ter a devido retorno!

Patrik Vieira não luziu e perdeu-se no mau posicionamento que lhe foi impôs o esquema de Kleina. 

Sendo ele um canhoto, com vocação ofensiva, não deveria atuar pela direita, recuado, para cobrir Airton. 

Patrik, em meu entendimento deveria ser um jogador mais para atacar, aproveitado em seu vigor físico, em sua habilidade e em sua vocação de partir para o gol, e nunca desperdiçado, atirado às feras  em um setor de campo no qual ele tem dificuldades para jogar.

Wesley! Alguém o enxergou em campo? Que fase horrorosa, essa do Wesley, ótimo jogador. 

Mas que ninguém venha com esse "blablabla" de justificar seu mau rendimento alegando a cirurgia recente, porque não cola nem com superbonder.

Maikon Leite, esforçado, não deveria ter sido substituído, pois, com toda as limitações da equipe no jogo de ontem, ele correu muito e criou algumas chances. 

A melhor delas:
Após invadir a área pelo lado direito, quase na entrada da pequena área e driblar um zagueiro, ML preparou o arremate de canhota.

Araújo - olha ele aí de novo, gente - que nunca chega para arrematar, dessa vez apareceu.

Num átimo tomou a frente de ML e antecipou-se a ele, chutando, cara a cara, em cima do goleiro, perdendo o gol mais feito do jogo.

Luan entrou após a metade do segundo tempo, e deu um pouco mais de gás a equipe, que melhorou a marcação. 

O perseguido jogador, vaiado pela banda podre da torcida  e saudado pelos bons torcedores, foi brindado, novamente, com um belo gol, ao receber uma assistência de Henrique, num dos raros momentos de lucidez de nosso excelente zagueiro, que, a exemplo de Barcos, também não jogou nada!

Barcos cumpriu a sua pior performance a partir de quando passou a vestir nossa camisa.

Perdeu, incrivelmente, um gol na cara do goleiro que, em condições normais, não perde, sendo essa a solitária jogada aguda que conseguiu criar em 90 minutos.  

Valdívia entrou no intervalo como a grande esperança palmeirense de reverter o resultado. 

Suas quatro primeiras participações na partida redundaram em faltas, das quais, como sempre, apenas uma foi marcada.

Valdívia, apesar de tudo, esforçou-se bastante e não jogou mal, realizando algumas boas jogadas com toques de prima,  perfeita entrega de bola e ótimos lançamentos, mas perdeu um gol relativamente fácil por excesso de preciosismo.

Convenhamos que, ontem, mais uma vez, o chileno foi um atleta muito aplicado jogando com seriedade e disposição, mesmo diante das vaias animalescas e descabidas das organizadas, aquela parte da torcida que não gosta e não quer que os bons jogadores permaneçam no Palmeiras. 

Afinal, essa gente está a soldo de quem? A serviço de quem? 

Por que não vazam do Palmeiras e deixam o clube em paz?

VINICIUS, UM CASO À PARTE!

ESSE GAROTO PRECISA DEIXAR URGENTEMENTE O PALMEIRAS E GANHAR EXPERIÊNCIA EM UM CLUBE DE MENOR EXPRESSÃO E RESPONSABILIDADE.

ELE NÃO CONSEGUIU SOBRESSAIR-SE E RENDER EM ALTO NÍVEL NEM ENTRE A GAROTADA DO SUB-20 NA COPINHA.

AO INSISTIR EM ESCALAR ESSE JOGADOR QUE JÁ JOGOU QUASE 50 PARTIDAS MARCANDO APENAS DOIS GOLS E SEM MOSTRAR NADA DE POSITIVO, KLEINA IMITA FELIPÃO, E PASSA UM ATESTADO PÚBLICO DE INCOMPETÊNCIA E FALTA DE VISÃO.

DESCONFIO QUE VINICIUS SEJA UM "LEÃO DE TREINO", ISTO É AQUELE ATLETA QUE É O MELHOR NOS TREINAMENTOS MAS NÃO CONSEGUE RENDER SATISDFATORIAMENTE NOS JOGOS?

A VERDADE, PORÉM, É ESTA: QUEM ESCALA VINÍCIUS NÃO QUER GANHAR O JOGO!

EMPRESTEM VINICIUS JÁ.

ELE PRECISA AMADURECER, PORÉM  LONGE DO PALMEIRAS, PARA QUE NÃO SE PERCA MAIS UMA CRIA DA CASA E OS TÉCNICOS NÃO SE SINTAM OBRIGADOS A ESCALA-LO!

QUE PADRINHO FORTE DEVE TER ESSE GAROTO!

COMENTE COMENTE COMENTE


A TURMA DO PAGA PAU



 A turma Global tá demais.

Mister M. Milk - poderia ser um dos melhores do Brasil - continua se perdendo em seus estrelismo e parcialismo que ele julga ocultos e não sabidos.

Narrou Santos X Braga, mas parecia comandar o Depto de Marketing e Relações Públicas de Neymar, promovendo um festival de odes, homenagens e vassalagens ao atleta.

Sem desconfiar que incomoda as torcidas dos outros clubes,  desfilou o seu tratado particular de tietagem explícita a Neymar, comparável a um verdadeiro culto religioso.

Como se transformam os jornalistas quando o assunto diz respeito ao craque santista, sempre para o bem, ainda que, ontem, Neymar não houvesse jogado bulhufas em Bragança abafado por consistente marcação.

Foi um jogo no qual a arbitragem, a exemplo da mídia, também parcial e vassala, interveio diretamente nos momentos finais, encaminhando um jogo perdido para o empate.

O pênalti contra o Braga existiu, mas esse não é o mérito do assunto a ser discutido. 

Até que o Santos chegasse ao empate, foi um festival de erros e inversões, que Milk, em bom português, Leite, nunca relatava, ou destacava, sempre em detrimento do time interiorano.

Nos acréscimos do jogo, houve uma falta escandalosa, em contrataque mortal do Braga, não marcada.

Era lance passível até de cartão vermelho ao jogador santista, que interceptou a infiltratação de um atacante do CAB- parece-me que o Lincoln - justamente quando ele invadia a área e partia para o gol.

Se esse lance houvesse sido marcado, o Santos não teria tempo para atacar e sofrer o pênalti mandrake que, como eu disse, ocorreu, mas que, certamente, não seria marcado, fosse para o Bragantino, para o Palmeiras, para o Vasco ou para qualquer clube desafeto da Globo ou da CBF .

Nori, o comentarista, destacou corretamente a irregularidade e falou em cartão amarelo (o mínimo) bem ao seu estilo e sem estardalhaço, mas o narrador, não.

Preferiu embalar a narração com um entusisasmo inusual em relação ao que pratica quando irradia os jogos do Palmeiras em que ele vive aplicando o "mezza-voice" e se deprime, como se estivesse aborrecido por narrar os jogos do Verdão.

Soava ao telespectador como se ele estivesse torcendo ansiosamente para o Santos empatar, a fim de que, como sói sempre acontecer, ele pudesse encher a bola e elogiar efusivamente o jogador santista.

Não está em discussão a  excelência, a excepcionalidade de Neymar e a sua condição de jogador diferenciado no futebol brasileiro, aquele que, individualmente, individualmente, eu disse  individualmente, é o melhor em atividade. 

Taticamente e na relação produção-gol-vitórias a conversa tem de ser outra, embora, neste momento, não inclua jogadores do Palmeiras!.

O garoto santista, milionário, paparicado, glorificado, eudeusado e enaltecido por jornalistas baba-ovos, todos sem a menor noção do ridículo e do exagero, vem servindo, apenas, para consumo doméstico, ao menos até agora. 

Em um futebol exaurido, esgotado e vazio, um "Saara" de talentos desde que o abominável Juca e sua troupe de amestrados acabaram com os regionais e com os clubes de porte médio que abasteciam e renovavam o nosso futebol, a mídia parece sentir a necessidade de ídolos e de craques que há muito tempo desapareceram de nossos estádios.

O Brasileirão de maio a dezembro só interessa mesmo à Globo e é um tiro mortal desferido no ponto central de interseção dos átrios e dos ventrículos do coração do futebol brasileiro. Só não vê quem não quer!

Ínteressante é que os "paga-paus" de Neymar não se tocam de que estão sendo repetitivos, exagerados, chatos e intoleráveis. 

Falam em  Neymar o jogo inteiro, o tempo todo, como se fosse ele um Méssi ou a solitária atração de um espetáculo

É deplorável que a crônica esportiva se preste ao papel de valorização hiperbólica de um jogador, tentando transformá-lo em um novo Pelé. É ridículo! 

A propósito, por que não falam mais no "segundo maior jogador brasileiro", Ganso?

Quero, agora, fazer uma crítica forte a Odinei Santista, que tentou, pelo que pude depreender, plantar uma nova crise no Palmeiras.

Em determinado momento da transmissão afirmou que Kleina tinha de se segurar porque técnico que não vence é demitido! Até aí, tudo bem!

Em seguida afirmou que "tinha ouvido uma conversa segundo a qual Jorginho, atual técnico do E.C.Bahia, estaria nas cogitações da nova diretoria do Palmeiras".

Um condenável factóide de quem, pelo exagero de informações inócuas e inúteis fornecidas em cada jogo que transmite, parece se arvorar em saber mais do que os outros.

Desta vez ele foi longe demais haja vista que, além de estar bem no Bahia, Jorginho está em vias de assumir as categorias de base da Seleção Brasileira a qualquer momento, tendo se avistado com o presidente Marin na semana passada para tratar do assunto.

Se tudo o que eu disse não bastasse, com a vitória histórica sobre o Ceará, ontem, na reinauguração do Castelão, o Bahia isolou-se  na liderança do Grupo A da Copa Nordeste e, é óbvio, não vai permitir a saída de seu treinador, sob contrato.

Com sete pontos, o EC Bahia fica com três a mais do que Itabaiana e Ceará, sendo que o ABC, com um ponto, é o lanterna.

Querem mais? 

Jorginho, já na primeira vez que fora procurado pelo Palmeiras, antes mesmo de Kleina, pediu à diretoria do Palmeiras que conversasse com a diretoria do Bahia para tentar que o liberassem;

Afirmou, então, categoricamente, que ele não se sentiria bem em romper o contrato com o time baiano. O Palmeiras depois disto partiu para contratar Kleina!

Como é que um profissional, em uma rede de tv de âmbito nacional tem coragem de emitir um disparate como esse, o factóide dos factóides sem ser, sequer, advertido?

Uma notícia dessa tem o poder de minar e deteriorar, ainda mais, o tenso ambiente de vestiários reinante no Palmeiras.

Serve para tirar o pouco que ainda resta da confiança dos boleiros e recrudescer a guerra entre a torcida palmeirense do bem e a torcida do mal, esta, justamente a turma da lingua de aluguel à espreita das generosas verbas para o carnaval que se avizinha.

A diretoria do Palmeiras deveria protestar contra a insidiosa notícia, divulgada impropriamente, se imagina a título de que!
(AD)