Observatório Alviverde

29/02/2012

WESLEY CHEGOU! VAMOS RECONHECER OS MÉRITOS DE TIRONE!


Tirone erra?
Errou, erra e ainda vai errar muito na função de presidente do Palmeiras.

Mas, registre-se, Tirone também acerta, e, ultimamente, tem, muito mais, acertado.

Esse caso de Wesley é exemplar. Creio que Tirone está acertando. Bem no centro do alvo, na mosca!

Tenho lido barbaridades de gente que pouco entende de futebol e malha qualquer ação que foge à sua compreensão.

Li, por exemplo "como é que o Palmeiras pode pagar tanto dinheiro por um simples volante".

Primeiro respondo que Wesley não é volante, na acepção de hoje, na acepção de hoje, repito, na acepção de hoje, mas um misto de volante e meia, uma espécie de híbrido que, muitas vezes, até em atacante se transforma e faz gols.

Afirmo, sem medo de errar que Wesley, a julgar pelo jogou no Santos, é o melhor jogador entre os desta geração embora sem a habilidade pessoal de Neymar e sua capacidade de improviso.

Vale, nessa analogia, o que disse o técnico argentino Fossati no mundial de clubes estabelecendo uma comparação entre Messi e Neymar:

" Neymar é o solista, o virtuose instrumental individual.  Messi é o primeiro violino de uma grande orquestra  sinfônica".

Sem pretender comparar Wesley a Méssi, eu diria que Wesley está para Neymar, quase que nas mesmas proporções, sobretudo as funcionais, exceto as individuais.

Aqueles que têm sensibilidade perceberam que o declínio técnico do Santos foi amplo, quase total, a partir da saída intempestiva de Wesley.

Nem Neymar e, muito menos, Ganso conseguiram voltar a jogar bem, ou, mesmo, ao nível do que apresentavam em campo no tempo em formavam o tripé ofensivo com Wesley.

Interessante é que a mídia só tinha os olhos voltados para Neymar e Ganso que, no frigir dos ovos, mostraram que são ótimos, mas muito longe do ideário de craques insuperáveis que os jornalistas queriam e ainda querem projetar.

Dos dois, só, agora, já na plenitude do ano da graça de 2012 é que eu ouso afirmar. Neymar, sim, é um cracasso e pode se consagrar mundialmente a partir da chegada da maturidade e de um time de ponta do futebol europeu.

Quanto a Ganso, que melhorou muito nos dois ou três últimos jogos , ainda tenho as minhas dúvidas, posto que é um jogador que só joga com a bola no pé e, de uns tempos a esta parte, se tornou extremamente lerdo, lento e preguiçoso.

Aliás, quero perguntar, de passagem, onde estão os críticos de Dunga (99% da mídia paulistana) que o perturbaram, censuraram e execraram pela não convocação dos imaturos jogadores santistas na última copa?

Agora eles, convenientemente, se acoelham e se aquietam sob a guante da verdade nua e crua do declínio de dois atletas promissores os quais a própria mídia atrapalhou com mimos excessivos e paparicos desnecessários.

O "Messi (as)" daquele meio de campo que sempre reconheci e reconheço" espetacular, sempre esteve longe de ser os "queridinhos da mídia Maria-vai-com-as-outras" Ganso e Neymar, mas Wesley!

Na realidade, sempre foi Wesley que corria por sí  e por Ganso e que conseguia acompanhar a genialidade de Neymar!

Não, não estou falando isto agora, mas já falei em outras oportunidades neste blog, em um tempo no qual o Palmeiras nem cogitava em contratar esse estupendo jogador. Procurem nos arquivos!

Muita gente tem condenado o presidente Tirone por  ter colocado uma conta à disposição da torcida para colaborar e ajudar na compra de Wesley.

As críticas. via mídia, já papocam, ainda que de forma enrustida, leve e indireta.

Não, não é, efetivamente, definitivamente, o mesmo tratamento dispensado pelos jornalistas paulistanos ao São Paulo e ao Corinthians quando intentaram ações assim, mas isso já se esperava.

Quem desconhece que qualquer ação de marketing do Palmeiras será censurada, criticada, depreciada, e desmoralizada, sempre, pela mídia da capital, a pior e a mais reacionária do país.

Muitos dos nossos pegam essa pilha, criticam o presidente e asseveram que a torcida é sempre sacrificada, pois, além de pagar o maior preço de ingresso entre todos os grandes brasileiros, é a maior compradora de material esportivo do país.

Eu, particularmente, não penso assim. Acredito firmemente, que Wesley já esteja garantido e contratado. Em outra circunstância não teriam protocolado a sua inscrição na FPF.

Penso, porém, que a diretoria tem todo o direito de pedir ajuda a torcida. Se houver uma arrecadação substancial, as coisas melhoram muito para a SE Palmeiras e isso encorajará novos investimentos.

Wesley de, apenas, 24 anos, não teve e nem tem contusões graves estando no auge de suas condições físicas e atléticas.

Trata-se de jogador, diferentemente de quase todos os repatriados, com idade e possibilidade de ser revendido ao exterior.

Para aqueles que leram ou estudaram Darwin, em "A Origem das Espécies" ele fala de uma raça que teria existido e que, se fosse descoberta, comprovaria que o homem, de fato tem a sua origem nos macacos! A essa raça que falta para a comprovação da teoria, ele chama de "elo perdido".

Pedindo desculpas aos amigos do blog por tão distante e complexa comparação, vou di\zer mais:

Wesley representa esse "elo perdido", justamente o jogador moderno, que, a exemplo dos meias de antigamente, tipo Leivinha, Fedato, Jorge Mendonça, Ademir da Guia e outros, tinha o poder de amalgamar o time, ligando o meio de campo ao ataque, dando consistência de marcação à equipe e capacidade para chegar ao gol adversário.

Justamente TUDO o que tem nos faltado! Lembremo-nos que a raça dos organizadores de meio de campo, de há muito está extinta.

LEMBRE-SE:
O Palmeiras não está obrigando ninguém a colaborar! O Palmeiras, apenas, pede!

Se não puder fazê-lo, não o faça, mas não reclame e nem critique porque a imprensa paulistana sabe cumprir, melhor do que todos, esse papel.

Eu vou colaborar com a quota mínima, embora creia que existam ações de marketing mais eficientes do que um pedido de ajuda sem reciprocidade por parte da equipe.

Aliás, para ser bem objetivo, sou partidário da promoção de jogadores da base e da contratação das revelações de times de menor expressão, embora essa filosofia não pressuponha o abandono de uma ou outra contratação de vulto .Esse seria o melhor caminho para o nosso Palmeiras.

DE QUALQUER FORMA, COLABORE!
QUEM PUDER, É CLARO!

SE NÃO PUDER, NÃO TORÇA E NEM TRABALHE CONTRA!

@@@@@@@@@@@@@@@@


DEIXE TAMBÉM O SEU COMENTÁRIO PARA O PALMEIRAS X LINENSE DESTA NOITE, JOGO NO QUAL ATUAREMOS, NOVAMENTE, SEM VALDÍVIA!

COMENTE ANTES, DURANTE E APÓS A PARTIDA, ATÉ QUE FIQUE PRONTA A POSTAGEM FINAL!

COMENTE COMENTE COMENTE