Observatório Alviverde

23/05/2017

UM INCIDENTE OU UM ACIDENTE DE PERCURSO?



Por problemas pessoais não pude renovar a postagem neste início de semana, pelo que solicito antecipadamente as devidas desculpas a todos vocês.

Eu havia preparado um texto sobre a estupidez de poupar times, salientando que o mestre nessa arte é Luxa, quando tomei conhecimento de um incidente de treino entre Feitosa e Felipe Melo, num primeiro momento com a intervenção de Cuca.

Pelas manchetes, barulho e estardalhaço da mídia explorando um fato corriqueiro e banal, imaginei que se tratasse de algo incontornável e que Feitosa e Melo houvessem saído na chamada "mão grande".

Tudo, porém, não passou do vetusto sensacionalismo da mídia explorando um fato desprovido de qualquer importância mas hipervalorizado por jornalistas inteiramente despreparados para o exercício da profissão.

Se eles não sabem, que aprendam agora com este "OAV dos coroas" porque o que vamos dizer não está nos livros.

Em qualquer time de futebol do planeta, ao final dos exercícios físicos e das orientações táticas, nos dias em que não há coletivos, os jogadores se dividem em dois grupos e promovem um "rachão".

Via de regra, o elenco se divide em dois times fixos ao longo da temporada (com uma ou outra troca acidental), que se enfrentam duas ou três vezes por semana.

Isso cria e alimenta imensa e intensa rivalidade, maior, muitas vezes, do que a própria rivalidade no mundo real do jogo contra os grandes adversários.


Ninguém, então, quer perder o rachão que tem sabor de final de Copa do Mundo.

Via de regra, além dos jogadores, registra-se também a presença de técnicos, auxiliares e preparadores físicos que entram para completar os times, acirrando ainda mais a disputa que ninguém quer perder.

A vitória no "rachão" rende gozações na guerra verbal que se estabelece no dia a dia dos times, descontraindo os ambientes e motivando os jogadores. 

Dito isso tudo, apesar de minha vivência, não sei aquilatar se os "rachões" são benéficos ou maléficos úteis ou inuteis, proveitosos ou nocivos nessa convivência jocosa e alegre em torno de uma brincadeira que eu não sei avaliar se é bom ou ruim em termos de grupo. 

Uns dizem que sim, outros dizem que não, mas eu nunca parei para analisar, ponderar, aquilatar e definir.

Digo isso porque já vi N vezes jogadores saírem na mão ao final dos "rachões" ou se tornarem adversários ou inimigos na convivência grupal, deteriorando bastante o ambiente dos clubes e as relações de amizade que têm de prevalecer entre os atletas de um time vencedor.

Não foi, claro, o caso de ontem no Palmeiras, haja vista que a refrega ocorreu entre o preparador físico e um atleta, sendo devidamente contornada quando ambos, juntos, caminharam em direção ao vestiário.

Então, para terminar, eu quero que Você que lê e acompanha este OAV, responda sincera e objetivamente a esta questão:

Você acredita que o desentendimento entre Felipe Melo e Feitosa pode, de alguma forma, ter um impacto negativo no dia a dia do Verdão?

COMENTE COMENTE COMENTE

À ATENÇÃO DE TODOS OS AMIGOS DO OAV

Novamente por problemas pessoais, não sei se terei condições de renovar a postagem nesta 3ºfeira.

Se não renová-la, solicito-lhes porém que postem a fim de manter o nosso espaço ativo.

O tema é livre e fica por conta de vocês!

Agradeço-os, todos, gigantescos palmeirenses! (AD)