Observatório Alviverde

08/03/2014

ANTES DE DE DECIDIR O PAULISTÃO, O PALMEIRAS DISPUTA TRÊS CAMPEONATOS!

 

Do ponto de vista prático. o Palmeiras -já classificado- ainda disputa o que chamo de três campeonatos neste Paulistão.

Tudo isso, antes da fase final da competição, prevista para dia 26 de março, quarta-feira, mas que pode, também ser na quinta-feira, 27.

O horário dos jogos ainda será marcado pela CBTV,  Confederação Brasileira da Televisão, termo criado pelo saudoso jornalista José Italiano, ironizando a ingerência que a TV,  ao seu tempo, já começava a impor aos clubes, federações e a todas as competições esportivas que exibia, com destaque para o futebol.

Aos dois campeonatos o Palmeiras vai agregar a sua participação na Copa do Brasil, e será o primeiro grande a estrear na competição.

O primeiro campeonato é aquele que disputamos com o Santos, pela liderança da fase de classificação do Paulistão.

Trata-se de acirrada disputa -vem ocorrendo desde o início da competição- para ver quem chega em primeiro lugar na fase de classificação, e, consequentemente, aproveita a melhor concessão do regulamento, fazendo o jogo final -se, porventura, chegar- em seu próprio estádio.

O segundo, é a Copa do Brasil, na qual começamos a enfrentar adversários desconhecidos, teoricamente inexpressivos, mas que podem, perfeitamente, surpreender, se o Palmeiras não se cuidar, até porque a maior parte desses adversários, não os conhecemos. 

É o caso do Vilhena, time de Rondônia, da cidade que lhe empresta o nome. O Verdão vai enfrentá-lo quarta-feira que vem, no Estádio Portal da Amazonia, às 19,30, hora de Brasília. 

O terceiro campeonato, -poupar ou não jogadores- para mim é o mais importante entre todos.

Como, no Palmeiras, a concorrência pela titularidade é grande e, de acordo com o depoimento insuspeito do capitão Prass, o Verdão ainda não tem o time titular plenamente definido, poupar os atletas pode ser muito perigoso, porque o time pode perder o razoável entrosamento de hoje e, depois, -na hora H- não dar liga, justamente no momento crucial do Paulistão, na hora das definições!
 
Já manifestei-me, através deste blog, posicionando-me de forma radical contra o fato, resguardadas as situações lógicas em que é forçoso o uso do recurso, isto é, em situações extremas de perspectiva de contusões ou de estafa. 

O último item -a estafa- pela condição que o elenco vive, de início de temporada, creio eu, nem se deva cogitar de sua aplicação neste momento, a fim de poupar alguém ou quem quer que seja!

A declaração de Kleina, segundo a qual só poupará "quem quiser ser poupado" é ambígua, pois muitos jogadores, certamente, não vão querer viajar à Rondônia e enfrentar a falta de conforto decorrente de uma viagem longa, penosa e cansativa. 

Teria sido por isto que Kleina, antecipadamente, convenientemente, está anunciando um mistão?

Pinçando do PTD a frase de Kleina proferida ontem após o treino,  analisando-a, ponderando-a, fica claro que o nosso treinador conhece bem os prejuízos decorrentes de poupar atletas a esta altura do Paulistão, ruína de tantos clubes em tantas ocasiões, mas que ele, Kleina, considera inevitável! 

Notem que Kleina só não disse, de forma categórica., "eu vou jogar em Rondônia com um time misto"! No entanto, deixou, nas entrelinhas, a informação que irá agir dessa forma.

Penso que não está nesse jogo obscuro lá no norte do país, -tido pela maioria dos titulares como jogo ideal para os colegas de banco- em cidade e estádio tão longínquos quanto desconhecidos, a aplicação do axioma "em time que está ganhando não se mexe", até pela diferença técnica existente entre as equipes.

Entendo, porém, que se fosse possível levar o time principal e manter acesa a chama agregadora da equipe, é óbvio que seria muito melhor para o Palmeiras!

Entretanto, as condições citadas referentes ao jogo em Rondonia, abrem ensanchas, de fato, para que Kleina recupere alguns atletas lesionados ou semilesionados. Temos de compreender!

Tudo isso devidamente colocado, quero destacar que essa partida  em Vilhena, intempestiva e excludente, não deve, por si só,  balizar a decisão de Kleina no sentido de poupar ou não seus principais atletas.   

Pelas circunstância de excessão que o envolvem e pela teórica fraqueza do adversário, forçoso é reconhecer que esse jogo, está, muito mais, para recuperar lesionados e poupar os atletas em recuperação, devido ao desgaste que irá causar aos atletas, repito, pela longa e cansativa maratona a ser empreendida!

Ademais, ainda que algum resultado absurdo venha a ocorrer o Palmeiras terá um segundo jogo em Sampa para reverter e inverter o resultado!

Entretanto, -fique claro-, para os três jogos finais do Paulistão 

Contra Paulista, amanhã, no Benedito Teixeira, às 18,30 
Contra a Ponte, sábado 15/03 às 16 H no Pacaembu, 
Contra o Santos, domingo, 23/03 às 16 H contra o Santos na Vila,

se Kleina, de fato, comprovar que tem visão, não poupará ninguém.

Agora, cá entre nós e pensando bem: 

excetuando-se o jogo de amanhã contra o rebaixado Paulista na belíssima e pujante São José do Rio Preto, qual jogador desse elenco palmeirense, pressionado por um leonino contrato de produtividade vai querer ficar fora do jogo de volta contra o Vilhena, -se ocorrer-, do "petit classique" contra a Ponte e do "big classic" contra o Santos.

 Só ninguém, mesmo!

 COMENTE COMENTE COMENTE