Observatório Alviverde

12/12/2020

PALMEIRAS X BAHIA

 

 Lembram-se ou leram o que eu disse antes do jogo?

"Se o Palmeiras conseguir abrir o marcador logo de cara o jogo muda de figura, fica a caráter para o Verdão e em meu entendimento não imporá grandes sofrimentos ao time de Abel Ferreira."

Foi exatamente o que aconteceu. Ontem foi uma das poucas vezes que o Palmeiras venceu sem sofreguidão!

O primeiro gol palmeirense, assinalado logo aos 5 minutos por William, obrigou o Bahia a sair da toca em que certamente iria se enclausurar. 

Obrigado a empatar o Bahia se mandou para o ataque abrindo ensanchas para que o Palmeiras tivesse mais campo para trabalhar a bola e estabelecesse 2 x 0 (de pênalti) com  Raphael Veiga aos 35, consolidando a vitória do 1º tempo através de um golaço de Rôny aos 42 minutos.

No 2º tempo o time deixou de apertar o adversário e -como sempre- limitou-se a administrar o resultado, aspecto esse que não me deixa satisfeito porque o Palmeiras acabou se tornando "o time que não goleia" do futebol brasileiro.

Outra vez, mais uma vez, o time ficou tocando improdutivamente para os lados sem se preocupar em ampliar o marcador, ainda que os dirigentes soubessem e saibam que os critérios de desempate estabelecidos pelo regulamento do , após o número de vitórias, passam (em ordem) pelo saldo de gols, pelo número de gols marcados e pelo número de gol perdidos.

Será que sabem mesmo? Já contaram para Abel Ferreira e sua trupe? 

Pergunta inevitável:

" E se o Palmeiras tiver de disputar seu posicionamento final no Brasileiro ou uma vaga para a Libertadores/21 através dos critérios vigentes?

Já pensaram se vier a perder o título ou as classificações nos ítens do saldo de gols, do número de gols marcados ou sofridos?

Em resumo, o confronto de hoje contra o Bahia ocorreu da forma como se esperava, num jogo em que Weverton deixou claro porque é goleiro da Seleção, redimindo-se da falha apresentada contra o Libertad semana passada e realizando (no mínimo) três (3) defesas excepcionais.

Gostei de Maike, cuja atuação foi segura, tanto e quanto de Gomez e Viña que começaram jogando e até de Alan e Kuscevic que entraram no segundo tempo.

Emerson Santos mostrou sua versatilidade escalado que foi na função de cabeça-de-área mostrando combatividade e bom passe. Luan entrou aos 25 do 2º tempo e não comprometeu.

Gabriel Menino é um bom jogador e até torço por ele, mas como pode o Tite convocá-lo para a seleção? Ele tem de brigar primeiro pela titularidade no Palmeiras e pelo que vem fazendo em campo, dificilmente conseguirá.

As melhores atuações palmeirenses estiveram em seus jogadores de frente, tanto os que começaram o jogo como Breno Lopes, Raphael Veiga, Rôni e Willian, como aqueles que terminaram o jogo, casos de Gabriel Silva e Scarpa;

Em meu entendimento Veiga e Rôni estiveram num mesmo patamar e as considero as personagens do jogo.

O craque do jogo, em meu entendimento, foi Willian, cujos deslocamentos, apresentação para as tabelas e arremates ao gol infernizaram o sistema defensivo do Bahia.

Que venha agora o Libertad do Paraguai pela Libertadores, terça-feira que vem em plena Arena, cujo construtor Walter Torre a quem reverenciamos agora e dedicamos a vitória de hoje, já não está mais entre nós, tendo nos deixando em tenros 64 anos. 

Que a terra lhe seja leve e o mundo espiritual um latifúndio!

COMENTE COMENTE COMENTE

 

 


SEGUNDO WILLIAN, PALMEIRAS NÃO ESTÁ PRIORIZANDO QUALQUER COMPETIÇÃO!

 

Palmeiras x Bahia jogam neste sábado (12), às 19h (horário de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo-SP pela 25ª rodada do Brasileirão.

O Verdão, com um jogo a menos, ocupa o 7º lugar no Brasileiro e precisa da vitória para se consolidar sua presença entre as equipes que podem se classificar para a Libertadores no ano que vem.

Enquanto fala na possibilidade de contratar Hulk o Palmeiras (via Willian em entrevista) garante que não está priorizando nenhum campeonato e que que jogará e se empenhará (hoje) contra o Bahia, da mesma forma que terça-feira que vem diante do Libertad.

Na lateral direita o Palmeiras contará com o retorno de Marcos Rocha, após uma quarentena de Covid que o retirou dos jogos  contra Athletico-PR, Delfín-EQU (jogo de volta), Santos e Libertad-PAR.

É uma notícia auspiciosa que garante a time uma boa postura defensiva e um excelente apoio ao ataque em razão da capacidade e categoria desse jogador que vem fazendo tanta falta. 

Mas ainda não se sabe se Luis Adriano retornará hoje ou se apenas na terça-feira pela Libertadores. O fato é que ele está quase recuperado e não será surpresa se aparecer no banco.

DADOS TÉCNICOS PARA PALMEIRAS X BAHIA:

Data: 12 de Dezembro de 2020, às 19 horas no Allian Parque.
Árbitro: Rafael Traci-SC
Assistentes: Kleber Lucio Gil-SC e Helton Nunes-SC
VAR: Rodrigo Dalonso Ferreira-SC, Christiano Gayo Nacimento-DF e Thiaggo Americano Labes-SC

 

ESCALAÇÕES, DESFALQUES, PENDURADOS E SUSPENSOS DE PALMEIRAS X BAHIA

PALMEIRAS: Weverton, Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Danilo, Gabriel Menino, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa; Rony e Gabriel Veron (Willian). Técnico: Vitor Castanheira (Abel Ferreira está com Covid-19)

Pendurados: Mayke, Emerson Santos, Rony, Gustavo Scarpa e Wesley;
 

BAHIA: Douglas Friedrich; Nino, Ernando, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore, Ronaldo e Daniel (Ramon); Rossi, Élber (Fessin) e Gilberto (Gabriel Novaes). Técnico: Mano Menezes

Pendurados: Edson, Rodriguinho, Juninho, Marco Antonio e Clayson 

Transmissão

TNT (TV por assinatura) e PREMIERE (pay-per-view)

COMENTE COMENTE COMENTE