Observatório Alviverde

15/04/2020

A CRÔNICA ESPORTIVA APROVEITA A PANDEMIA E TRABALHA FORTE OBJETIVANDO ACABAR COM OS ESTADUAIS!



A crônica esportiva, 95% dela ou mais, sobretudo os cronistas chamados de "referência" ou, se preferirem, "de vanguarda" aproveitam o ensejo da pandemia e na falta de assunto e de ter o que fazer,  exigem da CBF e das Federações, o fim dos estaduais.

Estão fazendo uma força descomunal para que o Campeonato Paulista deste ano não tenha o seu curso natural e seja sumariamente riscado do mapa esportivo brasileiro.

Vocês acham que se o Palmeiras estivesse no incômodo lugar em que se encontra o Corinthians, ameaçado de rebaixamento, haveria semelhante convergência opinativa visando a extinguir o campeonato já este ano?

Sob a capa de pretenso modernismo, essa gente deixa claro ser  muito mais clubista e oportunista do que pode julgar a nossa mais cândida filosofia.

Como a maioria trabalha em veículos diretamente interessados nesses embrulhos  quando vão ao ar não têm alternativa outra senão a de defender e aprovar os interesses dos patrões, sob pena de uma dolorosa demissão.

E pensar que gente existe,  nestes tempos de altíssima tecnologia que acredita ingenuamente numa pretensa liberdade de opinião e no que diz a imprensa...

Quem não percebe que, sobretudo nos assuntos que envolvam posição política e interesses econômicos, os profissionais midiáticos não raciocinam com o o cérebro, mas com o bolso, com a segurança empregatícia ou com o apoio deles a serviço dos patrões?

Voltando aos regionais que eles tentam destruir, será que esqueceram que o futebol brasileiro foi, d-i-s-p-a-r-a-d-a-m-e-n-t-e, o melhor do mundo, no tempo em que o futebol do interior era pujante e formava times capazes de competir com os grandes de todos os estados em condições de igualdade?

Por acaso se lembram que nessa época o mercado de jogadores em todos os estados era amplo e que grandes craques surgiam como que num passe de mágica das mais humílimas cidades do interior do país?

Será que se lembram ainda da força da mídia esportiva do interior e dos salários que as TV, jornais e principalmente o rádio, pagavam a  narradores, comentaristas e repórteres de cidades de médio porte?

Aferiram, os jornalistas da capitalm que exercem a função de olho na tela e  estribados em estatísticas, o público que comparecia aos estádios do interior nos jogos contra os grandes em campeonatos oficiais? 

Rasgando o véu da hipocrisia o que provoca tanta rejeição dos cronistas esportivos aos estaduais é que viraram moda nos dias de hoje, as viagens ao exterior . 

A maior parte dos jornalistas esportivos  vive à espreita de uma chance, de uma boquinha para viajar a outros países, a fim de fazer uma boquinha e melhorar o faturamento haja vista que as diárias são em dólares!

Não adianta desmentirem porque sou do meio e essa é uma constatação, não uma opinião! 

Há mil e uma razões para que se amplie os regionais e a maior delas seria a de que servem como "start" e preparação dos times de maior expressão para a temporada, leia-se os jogos de maior expressão.

Foi muito oportuna a declaração recente do badalado técnico do Flamengo Jorge Jesus sobre esse assunto, quando ele esteve na FOX há uns trinta dias.

Entre, aproximadamente, dez cronistas dessa rede que defendem intransigentemente a extinção dos estaduais,  o português foi muito feliz.

Além da personalidade de enfrentá-los cara a cara em um assunto que para a imprensa é tido como ortodoxo e definitivo, Jesus teve o discernimento e a argumentação suficientes para reiterar a sua tese em alto e bom tom afirmando simplesmente o seguinte:

"os regionais no Brasil deveriam ser um pouco mais longos pois teriam o poder de ajudar os grandes na preparação para as temporadas mais importantes e para "reoxigenar" o futebol do interior brasileiro!

Foi preciso alguém de fora e com amplo conhecimento do futebol ir de encontro ao conceito suicida que está destruindo  futebol brasileiro a partir de suas raízes!


O que você que participa deste OAV pensa a respeito dessa questão?

COMENTE COMENTE COMENTE