Observatório Alviverde

21/04/2016

FIQUEM DE OLHO NO APITO!



Image result for de olho no apito



Quando o companheiro blogueiro Keiko antecipou por nosso OAV os dois trios de arbitragem para as semifinais do Paulistão-16, eu me perguntei: "Mas o sorteio não estava marcado para quinta-feira"?

Estava!

Porém, sem prévio aviso ao menos no que respeitava às torcidas, inopinadamente, foi antecipado para as 16H de ontem, obviamente em razão do feriado nacional de hoje, dia de Tiradentes.

Interessante que antes de começar a teclar este "post" vasculhei a web à procura da confirmação da escala.

Acabei encontrando após várias tentativas, no próprio site da FPF confuso e de difícil interpretação apenas quando cliquei sobre a 17ª rodada do Paulistão.

Copio do próprio site da entidade as artes que definem os árbitros e bandeiras para os dois jogos:

Corinthians x Audax
23.04   Nº 155  
Arbitro: Thiago Duarte Peixoto
Arbitro Assist 1: Rogerio Pablos Zanardo
Arbitro Assist 2: Daniel Paulo Ziolli
Quarto Arbitro: Vinicius Furlan
 
Santos x Palmeiras
24.04    Nº 156
Arbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza 
Arbitro Assist 1: Anderson Jose de Moraes Coelho
Arbitro Assist 2: Alex Ang Ribeiro 
Quarto Arbitro: Adriano de Assis Miranda
 
Algumas coisas me animaram a propósito do sorteio.
1) Luís Flávio de Oliveira está fora dos dois jogos e não vai poder preparar a chegada do Curica como já ocorreu em tantas oportunidades. Resta saber como procederá Thiago Duarte Peixoto.

2) Os árbitros escolhidos são "Padrão Fifa" e têm um nome a zelar. Por mais que possam ajudar o Curica não poderão exagerar nesse procedimento.

3) Marcelo Aparecido apitou nove vezes neste Paulistão sendo dois jogos do Palmeiras e dois do Santos. 

Apitou Botafogo 0 x 2 Palmeiras na abertura do Paulistão em jogo sem grandes incidentes

Apitou, também, Palmeiras 3 x 0  Rio Claro, quando Omar Feitosa foi expulso por suposto uso de um comunicador e sua senhoria foi alvo de críticas deste blog por muitos erros de pequena monta, todos, coincidentemente contra o Verdão. 

Aplicou injustamente por pretensa cera cartão amarelo a Fernando Prass aos 39 quando o jogo já estava 3 x 0. Em relação ao Santos apitou  Santos 2 x 0 Ponte e Santos 1 x 1 Bambis.

6) O mais importante é que p-e-s-s-o-a-l-m-e-n-t-e Paulo Nobre esteve   presente  ao sorteio dando a maior representatividade ao Palmeiras e isso é o que de melhor poderia ter acontecido. 

Convenientemente não fez nenhuma reclamação pessoal ou nominal contra os árbitros. 

Apenas falou em tese dos prejuízos sofridos pelo Verdão, exigindo que os árbitros responsáveis pelas partidas entre Corinthians x Audax e Santos x Palmeiras fossem experientes e que não tivessem qualquer histórico de erros a favor de algum dos times envolvidos.  

Foi uma forma elegante de eliminar Luís Flávio, embora o Palmeiras corra o risco de vê-lo apitando a final. 

Se essa desgraça vier a ocorrer, aí sim, nominalmente o Palmeiras deve colocar a boca no trombone e reclamar, e protestar, e denunciar e não aceitar.

Agiu bem, Nobre, ao conservar a necessária frieza e manter um diálogo com a FPF e com o Depto de Árbitros da entidade no mais alto nível possível. 

Palmeiras, Santos e Audax se fizeram representar na reunião por seus respectivos presidentes. 

Só o Curica esteve representado por seu funcionário Edu Gaspar. 

Por que e para que o presidente teria de se fazer presente se esse não é um assunto que incomoda o clube? 

Há quantos anos as arbitragens são parceiras do Curintia?

A torcida, desta vez, não pode alegar que o Palmeiras não encarou como deveria o vicioso e viciado Depto de Árbitros, pois se fez representar à reunião pelo seu maior representante, o presidente Paulo Nobre.
O clube não desconsiderou o grave problema e agiu diplomaticamente na questão sem ferir a susceptibilidade dos árbitros e de quem os escala.
Eu, particularmente, entendo assim: o Palmeiras só poderia e deveria estourar em relação às arbitragens se o irmão de PCO, um curicano assumido e acostumado a apitar pró Curica, para e pelo Curica e a ser campeão com o Curica vier a ser escalado para a final.

Aí, "o buraco é mais embaixo"!
COMENTE COMENTE COMENTE