Observatório Alviverde

02/08/2009

O PALMEIRAS É LÍDER MAS ESTOU COM MEDO DE UMA COISA

Não, meu amigo. Se você acha que estou com medo das saídas de nossos principais jogadores, enganou-se. Creio, firmemente, que a diretoria e a Trafic terão o juízo perfeito para manter Pierre, Diego e Cleiton Xavier pelo menos até o final do Brasileirão. E, para ser bem sincero, se Pierre fosse embora, isso em nada alteraria o estado de graça em que vive o Verdão. A reposição de Pierre, difícil, embora, não seria tão complicada. Mas o mesmo não se pode dizer acerca de Cleiton Xavier e Diego, hoje, sem qualquer sombra de dúvida, os melhores em suas respectivas posições no futebol brasileiro. Mas o meu medo não reside aí, até porque sou convicto de que jamais estivemos tão bem encaminhados para um título quanto o estamos desta vez. Belluzzo , Cipullo, a diretoria e Jota Hawila sabem disso e um título nacional acrescentaria um percentual fantástico de valoração aos jogadores. O meu medo também não diz respeito às arbitragens, conquanto se saiba dos "milagres"de mutação que elas podem promover nas tabelas e nos números. O SPFW que tanto investe dissimuladamente no segmento, melhor do que qualquer clube, sabe o quanto representam na conquista de títulos. Contudo, parto do pressuposto de que com um time forte tècnicamente, agregando-se a esse fator raça, vontade, força e determinação, isto é, tudo o que temos mostrado ultimamente, superaremos qualquer soprador de apito ou qualquer flanelinha hostís.
O meu medo, meus amigos, reside no esquema de jogo que Muricy tenta impor ao grupo. De minha parte considero qualquer esquema positivo desde que ele traga produtividade e resultados dentro do campo.
Quem conhece futebol sabe que qualquer esquema depende das peças de que se dispõe. Nós não temos jogadores em nosso elenco para atuar dessa forma. Muricy inventou ontem um esquema de tres zagueiros que não deu certo e nos expôs muito. Foi uma partida em que, apesar do resultado favorável, jogamos muito aquém de nossas possibilidades, correndo grandes riscos.
O esquema de tres zagueiros, todos se lembram bem, já houvera sido usado várias vezes por Luxemburgo sem convencer, apresentando resultados muito discutíveis. O esquema de tres zagueiros parece limitar o nosso time tornando-o óbvio demais. Muricy deve ter percebido isso, a julgarmos por suas declarações após o jogo, nas quais ele procurou minimizar a sua atitude tática inicial. Experiente que o é, corrigiu a tempo, a partir do momento em que o adversário ficou reduzido a dez jogadores. Mas, Muricy o time do SPFW é um, o Palmeiras é outro. Pense nisso!
COMENTE

PS - No segmento imprensa, na aba esquerda, logo abaixo das Últimas o comentário sobre a transmissão de Milton Leite no Sportv.