Observatório Alviverde

17/01/2018

VERDINHO EM ALERTA: JÁ CHEGA DE DERROTAS HONROSAS!


O time sub-20 do Palmeiras pode até não vir a ser campeão da Copa São Paulo deste ano, mas já provou que, entre todos os participantes, é, com folga, o melhor, e, de sobejo, o favorito.

Entre os times que se qualificaram às quartas-de-final, só não vi em ação justamente o próximo adversário palmeirense, a Portuguesa. 

No entanto, a julgar-se  pela exagerada diferença de investimentos, duvido que a lusa tenha um time de melhor qualidade do que o Verdão.

Se tudo isso que, em teoria, é um fato claro e cristalino vier a se materializar nas quatro linhas, eu não tenho dúvidas em antecipar e cravar, com três rodadas de antecedência, que o Palmeiras será o campeão.

Não, por favor, não me chamem de precipitado, afobado ou afoito porque sei, perfeitamente, o que estou fazendo.

Não, não me acusem de estar cultivando ou passando aos garotos uma mensagem exageradamente otimista e ao mesmo tempo, prejudicial, que pode induzi-los ao excesso de confiança, fator deletério que tantas vezes derrubou times considerados favoritos em tantas decisões!

A minha mensagem, carregada de euforia, tem um objetivo diferente, justamente aquele de passar ainda mais confiança aos garotos e anular o discurso negativo da mídia.

Explico porquê:

Você que lê este OAV já ouviu jornalistas "bostejando" que o Palmeiras treme em decisões? Se ainda não ouviu em breve irá ouvir, sobretudo se o Verdão chegar á decisão da Copinha.

Por isso, precisamos marcar nossa posição contrária a eles e mudar o viés da situação, a fim de que o negativismo e o pessimismo não prevaleçam em um elenco jovem, no qual a maioria dos jogadores nem tem, ainda a personalidade formada e consolidada. 

Se fatores psicológicos derrubam os times na hora das decisões, vamos, todos nós torcedores fechar com o grupo, dar suporte moral aos garotos e transmitir-lhes uma mensagem de otimismo e de crença na conquista do título.

Ninguém precisa me ensinar que o futebol é arte e que está bem longe de constituir-se em uma ciência exata! 

De fato, o futebol, é arte, mas a arte de vencer". 

O possível título do Verdinho, a que eu já vou começar a chamar de "cala a boca mídia", eu o destaco e nele acredito, tendo como parâmetros as magníficas exibições do time na competição até agora. 

Esse Palmeirinha que vejo na Copinha, até rima, tem sido um verdadeiro colírio para os olhos de quem aprecia o futebol bem jogado. É um time diferenciado.

Com cinco ou seis craques em sua espinha dorsal, o time não me mostrou nenhum "grosso" e parece ter ao menos um bom jogador para cada posição noves-fora o elenco numeroso com tantos e excelentes jogadores.

É por isso que eu digo que, em termos de equipe, 

por sua incrível habilidade tática...

por sua exuberante condição técnica, pela invejável condição física...

pela extraordinária força de conjunto e por suas destacadas individualidades...

eu coloco este Palmeiras como o melhor entre todos os Palmeiras que vi e a que assisti em todas as Copas São Paulo até hoje realizadas. 

O meu temor de uma decepcionante derrota, como hei de negá-lo, de fato, existe, fruto de tantas derrotas doídas, muitas delas quando o time jogava en condições de vantagem e frustradas em face de tantos problemas internos e externos, sobretudo os últimos. 

Porém, com o time que temos, de todos os meus temores, esse é o menor!

Foram tantos, em todos os tempos esses tais fatores externos, que sempre liquidaram com as pretensões palmeirenses na competição. 

O jejum interminável decorre, justamente, daí...

A diferença é que este ano o time é maior e melhor do que tudo e do que todos e pode atrapalhar todas essas vicissitudes.


Vejam o que o nosso Palmeirinha tem de enfrentar, contornar ou superar se quiser ser campeão:

As ingerências de bastidor maximizadas propositadamente pela parte Gambabambi da mídia,...

As arbitragens encomendadas que com um simples silvo de apito destroem o trabalho sério e apagam os sonhos de toda uma temporada...

A intranquilidade nos vestiários, fomentada antecipadamente nas páginas dos jornais, na Internet e nos programas de rádio e TV e que, como de costume,  vai recrudescer quando o Palmeiras chegar à final..

Os cartões e as contusões que podem desfigurar o time titular, não obstante o elenco numeroso e qualificado desta temporada...

Além disso, há uma série enorme de fatores capazes de ingerir e influenciar profundamente no contexto final da competição, mas, apesar disso o meu "feeling" de cronista parece me dizer que título está sendo oferecido para o Palmeiras.

Finalmente, há que se destacar as condições do tempo e da temperatura que sempre conspiram contra o time de melhor categoria...

O exemplo mais recente foi o cruzamento com o Taubaté primeiro em campo molhado (terminou em 1 x 1) e, depois, em campo seco, quando o Palmeiras se impôs e goleou impiedosamente o Burro por 7 x 1.

É por tudo isto que estou sugerindo a todos que iniciem uma campanha, uma verdadeira cruzada esportiva, com o fito transmitir aos garotos todo o otimismo e confiança de que eles vão necessitar que os adversários têm procurado minar e atrapalhar.

Quero deixar claro que time de qualidade para ganhar esta Copa São Paulo o Palmeiras tem, como jamais teve em qualquer outra Copa São Paulo até hoje realizada.

Passou da hora de os nossos juniores darem um basta nessa situação de inferioridade e da condição de o Palmeiras ser um perdedor constante!

Todos nós, do lado de cá das arquibancadas, já enjoamos de derrotas honrosas! 

COMENTE COMENTE COMENTE


A rodada da Copa São Paulo/18 prevê os seguintes jogos:

Amanhã, 5ª feira, 18/01/18, 
às 16H, em Ribeirão Preto - SÃO PAULO X VITÓRIA
e
às 18,30H, em Franca: SANTOS X INTERNACIONAL
=========================

Depois de amanhã, Sexta-feira, 19/01/18, 
às 19,20H no Pacaembu: PALMEIRAS X PORTUGUESA 

às 21,30, em Barueri: AVAÍ X FLAMENGO
=========================

TOQUE FINAL
Os times que, em minha avaliação, ainda que inferiores ao Palmeiras, mas pelo talento e senso coletivo que mostraram reúnem condições de vencê-lo, seriam dois, os BAMBIS e o  SANTOS.

É óbvio que os demais, Vitória, Inter, Avaí (Vi o time catarinense apenas ontem contra o Curica. Gostei muito) e até a Portuguesa (que eu não vi) também reúnem -embora mais remotamente- condições de derrotar o Verdinho, embore trate-se de uma hipótese menos provável.

Vejam que os "deuses do futebol" estão torcendo pelo Verdinho que, se passar pela Lusa, enfrentará o vencedor de Avaí x Flamengo. 

E, se querem saber mesmo, prefiro que o Palmeiras enfrente os cariocas, porque, ao menos pelo que vi ontem, esse time do Avaí tem organização tática, alguns bons valores individuais e muita força física. 



Leonardo Ferreira de Lima, apitou, ontem em Araraquara, Avaí 2 x 0 Curica.

Realizou um ótimo trabalho e mostrou ser um árbitro competente, corajoso e imparcial.

Não, não o estamos elogiando porque o Curica foi derrotado, mas porque ele aplicou as leis do jogo.

Amarelou, de cara, um jogador curicano por jogo violento e mostrou que é um árbitro competente.

Assinalou um pênalti contra o Curica (Claro que foi pênalti. Os jogadores do Curica não reclamaram e até a turma do Sportv reconheceu) e deixou claro que é um árbitro independente!

Vocês imaginaram se o árbitro fosse Renan Carvalho de Faria?

Sim, aquele que não assinalou quatro, eu disse 4 penais pró Verdão contra o Botafogo de João Pessoa?

O Curica foi desclassificado não apenas porque jogou mal, mas porque o árbitro Leonardo Ferreira de Lima foi justo, honesto, imparcial e não hesitou em aplicar as leis do jogo! 

Ele revelou que reúne credenciais técnicas, físicas e principalmente as morais, para apitar até a partida final desta copinha dia 25 de janeiro (AD)

QUEM DESEJAR ABORDAR OS TEMAS DO FUTEBOL PROFISSIONAL, ESTEJA À VONTADE!