Observatório Alviverde

25/02/2018

ATÉ QUANDO AS ARBITRAGENS VÃO OBRIGAR O PALMEIRAS A TER DE JOGAR DEZ, VINTE OU MAIS VEZES QUE O CURICA PARA PODER VENCER UM DERBY ???



Quem escreve que não se pode culpar o árbitro Raphael Claus pela derrota do Palmeiras para o Curica, das duas, uma: ou pretende a queda de Róger Machado ou entende muito pouco de futebol.

Sei, perfeitamente, que o time não jogou bem, mas fique claro e explícito que a  arbitragem de Raphael Claus, da mesma forma que outras de outros derbys, (já até virou vício), foi decisiva para que o Palmeiras fosse derrotado.

Provo e comprovo!

Jogo estava 0 x 0 e Claus, em vez de  marcar um pênalti escandaloso de Fágner pro Palmeiras esperou o jogo correr e diz que observou a vantagem.

Ele não pode alegar que não viu o pênalti, posto que após a conclusão do lance ele amarelou o curicano.

Por que que, a partir da definição do lance de maneira desfavorável e o gol não sair, ele não voltou atrás e marcou o pênalti?

Vocês já viram vantagem em pênalti?

Com o Palmeiras acontece de tudo, até essas aberrações da regra. Já é tradição!

O problema é que o clube ficará quieto, sem reclamar e pronto para outra, querem apostar?

Mas não parou por aí...

Quando daquele pênalti cometido por Jailson (fosse contra o Curica certamente não seria apontado) Claus também deu a vantagem e através de um sinal informou que quem assinalou a penalidade foi o quarto árbitro, que estava há mais de 30 metros de distância. Pode?

Constato e concluo, então, que se o lance se desenvolve na meia direita curicana, dentro da área palmeirense e em meio a um aglomerado de jogadores, só a visibilidade curintianíssima do 4º árbitro José Claudio Rocha Filho localizado do outro lado do campo em um ponto diametralmente oposto há muitos metros de distância, uns 30 talvez, para 'corrigir' o que o árbitro e o bandeira, tão próximos do lance, não tinham ou tiveram capacidade para ver e anotar.

A conclusão a que se chega (definitivamente) é que os curicanos, ao contrário dos palmeirenses, sejam da mídia, da arbitragem ou da FPF, quando podem interferir, adoram participar dos jogos de seu time, procurando sempre ajudar o time pelo qual torcem da forma como podem.

Há quantos anos, nos clássicos contra o Palmeiras, o Curica é beneficiado pelos árbitros e bandeiras na cara dura sob os olhares coniventes e cúmplices da imprensa esportiva?

Desta vez (o que digo agora é inédito no jogo e no futebol pois em mais de 50 anos de futebol eu nunca havia presenciado) um quarto árbitro há 30 metros de distância teve o poder de assinalar um pênalti.

Tinha de acontecer com  o Palmeiras, time sem força nos bastidores há largos e longos anos e que, com certeza, irá continuar assim, servindo de palhaço e joguete nas mãos dos árbitros. Uma lástima!

Claus afirmou a Prass que o pânalti sobre Renê ele marcou porque viu o sangue decorrente do carrinho de Jailson que atingiu a perna de Renê?

Se a marcação foi calcada nessa premissa, muito pior, porque não  haverá a certeza de que a marca da chuteira teria sido decorrente da jogada do goleiro palmeirense. 

Isso, também, eu nunca havia visto em futebol, isto é, um árbitro marcar um pênalti quase dois minutos depois do lance apenas porque viu um ferimento na perna de um atacante. Tinha de ser suspenso por isto!

Sabem o que significa Claus?

Aquele que conduz a plebe à vitória!

Claus fez jus ao próprio nome e o Palmeiras que, certamente, não vai lavrar nenhum protesto ou fazer qualquer constatação, continuará aceitando passivamente a indicação desse árbitro em seus futuros compromissos.

Já chega de amadorismo no Palmeiras! Volte logo, Paulo Nobre!

A IMPRENSA

Agora quero focar a imprensa, que vive fazendo desenhos de artes e publicando estatísticas informando até quantos flatos um jogador solta na concentração...

Os "homens da mídia" que já levantaram tudo, já fizeram um levantamento honesto de qual o time brasileiro em toda a história é mais beneficiado pela marcação de penais (pró) ?

Já elaboraram uma estatística sobre qual time se marca menos pênaltis (contra) em todo o futebol brasileiro?

Esta cláro que não fizeram e nem fazem essa estatística porque a resposta é óbvia:

Nenhum time brasileiro FOI, É, e, certamente SERÁ tão beneficiado com a marcação de pênaltis (pró) quanto o Curica. Isso é histórico!

Nenhum time brasileiro jamais FOI, É, ou, certamente SERÁ tão beneficiado pela não marcação de pênaltis contra si do que o Curica. Isto é óbvio!

Quanto ao árbitro de ontem, Claus, considerado pela Globo e pela maior parte da mídia como o melhor árbitro paulista, nem de longe ele pode ser citado assim.

Como outros que temos visto apitando ultimamente os clássicos, não aplicou as regras do jogo quando o jogo mais exigiu e mostrou ser conveniente, enrolão, preferindo adaptar-se ao ambiente que o cercava.

Após o jogo de ontem concluí o seguinte a propósito de Claus:

Não dá para entender porque tanto incenso sobre um árbitro tão fraco e tão despersonalizado que, no afã de liquidar o Palmeiras aceita que o 4º árbitro atue e dê palpite e decida em relação a um lance ocorrido há  mais de 30 metros de distância!

Foi uma falha gravíssima que recuso-me a acreditar que existiu (é ilógico e irracional), isto é, que alguém que esteja há 30 metros de distância do lance tenha visão mais credenciada do que o árbitro central em cima do lance.

Ou teria sido (hipótese, em meu entendimento, mais provável) o pessoal da Globo quem "assinalou" aquela penalidade? Trata-se de hipótese bem factível, por sinal!

NA TELEVISÃO

Aliás, na TV Milton Leite, curicano fanático e assumido, exorbitou outra vez de suas funções e mostrou que quando as suas transmissões envolvem o Curica, ele é tendencioso e um péssimo profissional, talvez o pior entre todos em atividade pois consegue irritar a todos nós, os telespectadores com o seu irritante e manifesto parcialismo.

Seu fanatismo pelo Curica parece não ter fim interferindo diretamente em sua conduta como narrador, fazendo dele, locutor veterano e de belíssimo padrão vocal, um reles narrador de província, daqueles que não conseguem se controlar e acabam torcendo e distorcendo em favor de seu clube de coração.

Ontem, desde que o clássico começou, em TODAS as suas citações de aspectos do jogo enalteceu o Curica e até manipulou a história a favor do adversário no segmento Campeonato Paulista onde, segundo ele, o Curica teria mais vitórias do que o Palmeiras.

Uma vergonha! Leite, apesar de velho, ainda não aprendeu, e, pelo visto, nunca irá aprender. Ele é curicano assumido e não dá satisfações a ninguém, nem aos palmeirenses que, como eu, são obrigados a ouvi-lo.

Não sei bem porquê, mas creio que seja apenas para irritar os palmeirenses que a tchurma global escala esse indivíduo nos jogos do Palmeiras, não para narrar, mas para secar e "falar o jogo pra dentro", isto é, à menos de "mezza voce" e, concomitantemente, torcer contra o Verdão.

Perceberam, ontem, quando o jogo interessava a ML e o time dele jogava e vencia, que ele não meteu-se a narrar de forma coloquial, que pode ser maravilhoso para ele, para seu ego (deve ser imenso) e sua vaidade, mas que é péssimo para quem assiste ao jogo na tevê que tem de fazer esforço para saber quem está com a bola?

A imprensa brasileira, repleta de torcedores de microfone carece de uma reciclagem e Milton Leite se insere, tranquilamente nesse contexto.

DADOS TÉCNICOS DO DERBY

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2 X 0 PALMEIRAS
Local: Estádio de Itaquera, São Paulo (SP)
 
Árbitro: Raphael Claus (péssimo, tendencioso, despersonalizado, talvez com medo de sair vivo de Itaquera).
Bandeiras: Danilo Simon e Anderson de Morais (
Público: 42.178 pagantes
Renda: R$ 2.476.111,10
 
Cartões amarelos: Fagner e Clayson (Corinthians);
Cartões amarelos: Lucas Lima, Dudu e Borja (Palmeiras)
Cartão vermelho: Jailson (Palmeiras)
 
Gols:  
CORINTHIANS: Rodriguinho, aos 39 minutos do primeiro tempo; Clayson, de pênalti, aos 38 minutos do 2º tempo


CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Henrique e Maycon; Gabriel, Renê Júnior, Jadson (Mateus Vital), Rodriguinho e Clayson (Júnior Dutra); Romero (Lucca)
Técnico: Fábio Carille

PALMEIRAS: 
Jailson..................Mesmo chegando poucas bolas e ele não esteve bem. Mostrou limitações. NOTA 5
(Fernando Prass)..É o titular de fato e de direito. Não deve sair mais. Deu força ao time. NOTA 6.
Marcos Rocha......Lateral mediano bom para apoiar. Não esteve bem. NOTA 4.
Antônio Carlos.....O melhor entre os zagueiros ontem em Itaquera. NOTA 5. 
Thiago Martins.....Carece de muito jogo. Precisa amadurecer. NOTA 4.
Michel Bastos.......Há quanto tempo diz que não quer ser lateral, Por que insistir? NOTA 3
Felipe Melo..........Muito "mis en scene", pouca efetividade. Bom pra time pronto. NOTA  5
Willian..................Esforçado, mas sem render o que sabe e pode  NOTA 5.
(Gustavo Scarpa)..Na mesma linha do esforço sem efetividade. NOTA 4
Tchê Tchê.............Muita transpiração, pouca inspiração. NOTA 4 
(Keno)..................Tinha de ter começado no lugar de Borja. Entrou tarde. NOTA 3.
Lucas Lima .........Bom nas bolas paradas e em uma ou outra enfiada, só. NOTA 4.
Dudu....................Esforçado. Não passou disto. NOTA 3.
Borja....................É jogador para ser acionado, não para individualismo. Fraco. NOTA 3.
 
Técnico: Roger Machado
Muito longe de querer derrubá-lo quero dizer que foi o mais fraco entre todos os palmeirenses. 
A impressão que me passou é a de que tem dificuldade para lidar com os cobrões do elenco. 
Quando Jailson foi expulso, ele deveria ter sacado Borja (figura decorativa que àquela altura nem corria) e tentar chegar em velocidade sem um centro-avante fixo mas com os homens habilidosos de que dispunha, Willian , Dudu, Tchê, Lucas Lima e Scarpa. 
Não conseguiu, sob nenhuma hipótese, impor o espírito do guerreiro ao time e isso, principalmente, explica a derrota. NOTA 2