Observatório Alviverde

02/06/2015

PAULO NOBRE TEM UMA CHANCE DE OURO PARA CALAR A BOCA DA IMPRENSA!

  
Joãozinho Trinta, proferiu esta frase a respeito do carnaval: 

 Resultado de imagem para quem gosta de miséria é intelectual

Permitam-me, a partir dela, uma analogia interessante em relação ao futebol.

O povo (a torcida do curica), gosta de craques e de jogadores acima da média, exigindo-os, em profusão, em seus elencos, sem se importar com quanto ganham, se mal ou bem, se uma miséria ou uma fortuna... 

Os intelectuais (torcida do Verdão e os mensalistas da Sociedade Esportiva), estão, sempre, preocupados com o que e quanto o clube paga a quem contrata. Talvez, seja por isso que o Palmeiras nunca se preocupa em investir nos melhores jogadores.

Como o clube está (mal) acostumado a praticar salários abaixo do mercado, qualquer jogador que ganhe um pouco mais que a média, passa a ser alvo, no Palmeiras, ao que eu chamo de patrulhamento financeiro.

Assim, boa parte da torcida e associados, - muitos, que frequentam o clube torcem por outros times- acabam sendo cúmplices da miséria técnica, há anos instalada no Palmeiras.

Essa miséria é decorrente da ausência de craques ou de jogadores de primeira linha, os quais só se consegue contratar mediante investimentos e salários compatíveis com a qualidade dos mesmos!

Por outro lado, em meio século - ou mais - de convivência, relacionamento e rivalidade com curicanos, quero deixar claro que jamais ouvi, de qualquer deles, a expressão custo-benefício em relação a qualquer jogador de seus elencos. 

Isso contraria, frontalmente, a atitude estúpida de grande parte da torcida palmeirense no que respeita ao craque Valdívia. Quem sabe se é por isso que nunca temos jogadores dessa casta e jaez!

Nas raríssimas vezes em que, por coincidência ou acidente, aparecem, no Palmeiras, jogadores de alto nível, eles conseguem sobreviver no clube por uma ou, no máximo, duas temporadas, sendo vendidos, sempre, à primeira oferta, a preço de banana pra fazer doce. 

É preciso que acabe, imediatamente, definitivamente, esse circulo vicioso, altamente deletério e destrutivo, que impede que o clube  cresça e se insira, novamente, na elite técnica do futebol brasileiro!

Valdívia é o exemplo clássico do craque que, por engano ou acidente, o Palmeiras contratou, mas que não soube cultivar, cuidar, preservar e, muito menos, tirar proveito integral do imenso talento desse jogador, que, sem favor algum, é o melhor, entre todos, em atividade no futebol brasileiro.

O processo de esvaziamento e de desvalorização de Valdívia está alcançando, nestes dias, o seu auge, o seu paroxismo.

A indecência perpetrada pela mídia, apoiada por falsos palmeirenses ou por palmeirenses ignorantes, só vai terminar a partir do momento em que o chileno deixar de ser jogador do Verdão e passar a defender, como estão anunciando, o Cruzeiro, o Flamengo ou, por extensão, qualquer outro grande clube brasileiro.

Quando isso ocorrer, se ocorrer, Nobre, a diretoria (exceto Mattos que parece desejar, ardentemente, a saída do jogador) e a parcela intolerante da torcida palmeirense vão cair em si e perceber o terrível 171 que parte da mídia, calculadamente, propositadamente, lhes aplicou.

Então, como em um passe de mágica, Valdívia, "o jogador mediano, irresponsável, irascível, desleixado, antiprofissional e mercenário dos tempos do Palmeiras, terá tido uma abrupta e radical melhora de conduta...

De uma hora para outra, será considerado tudo o que ele já é, mas que nunca será reconhecido enquanto ele atuar pelo palmeiras: um craque refinado, um dos melhores em atividade no país, altamente responsável, equilibrado, aplicado,  profissionalíssimo"! 

Será possível que Nobre, de tão largo espectro de visão comercial, não enxergue todas as armações de que o Palmeiras, o atleta e a torcida estão sendo vítimas?

É impressionante a campanha incessante e massiva que a mídia continua desenvolvendo, no sentido de expelir (esse é o termo) Valdívia do Palmeiras...

Ainda mais após sua soberba atuação de domingo passado, quando o chileno conduziu o Palmeiras à vitória e foi o maior artífice da instalação de uma crise de enormes proporções no seio do maior adversário. 

Ontem e hoje, o ódio estampado no olhar dos profissionais de TV quando eram obrigados a elogiar Valdívia, era notório. Alguns até  preferiram não tocar no assunto e, covardemente, se omitiram de analisar a atuação espetacular do craque palmeirense. 

Ah, antes que eu esqueça, nenhum deles se omitiu de dizer que Valdívia estava indo embora e que o Palmeiras estava certo em não renovar com ele. 

Como concordar com isso? Guardadas as devidas proporções, seria como se alguém aplaudisse o Barcelona se dispensasse Messi ou Neymar!

Acompanhando, ontem à noite, novamente, os programas esportivos da televisão, pude reparar que a análise do clássico foi efêmera e passageira em todos os canais, prevalecendo a velha alergia da maior parte mídia em não elogiar o Palmeiras sob nenhuma hipótese.

Em vez de realçarem a extraordinária atuação de Valdívia, os "analistas", sem a menor sutileza, de forma escancarada e abusiva, repetiam a notícia da saída do chileno, dando-a como certa, ainda que, de acordo com o próprio jogador, não esteja.

Agora, um conselho aos palmeirenses resistentes a Valdívia, tangidos e influenciados, negativamente,pela mídia, muitos dos quais se manifestam através deste blog. 

Procurem ver os depoimentos de Prass e de Rafael Marques à Fox Sports a respeito de Valdívia, a fim de que possam aquilatar o tamanho da farsa e da fraude de que estão sendo vítimas.

Quem se dispuser a lê-los, concluirá se vale a pena, ou, não, a renovação com o Mago. 

Perguntem, também, se Oswaldo de Oliveira quer ou não a continuidade de Valdívia no elenco palmeirense? Só não perguntem, por favor e por amor ao Palmeiras, ao diretor remunerado.

De nada adianta que palmeirenses sentimentaloides, verdadeiros bocós de mola, e desconhecedores, completos, da arte de viver, venham a público, minimizar a ação destruidora da mídia, citando alguns bolsões de exceções que, felizmente, existem, pois a sórdida campanha está no auge, mais na cara do que barba e bigode...

Só os idiotas de carteirinha e os partidários do politicamente correto, negam e minimizam a perseguição implacável movida ao clube, dentro e fora de campo. 

Infelizmente o Palmeiras, de há muito identificado com o medo, com a humildade e, principalmente, com a omissão, jamais esboça um gesto de defesa. 

Reagir é preciso pois o futebol não é ganho, apenas, dentro de campo. Já chega de participações burocráticas em todas as competições e campeonatos!

Atentem, por favor, ao que vou dizer agora pois é muito importante!

Se Valdívia é um contundido crônico, boa parte da culpa pelo problema é de nossas diretorias, através dos anos. 

Mesmo cientes, conscientes e sabedores da violência praticada contra o craque do time, os dirigentes palmeirenses sempre se esconderam e nada fizeram com a finalidade de conter os abusos perpetrados contra o atleta.

Jamais foram à Federação, à CBF ou, sequer, à mídia, para protestar contra as agressões a Valdívia e às correspondentes omissões propositais dos árbitros em relação ao jogo violento e desleal contra o chileno, tanto e quanto jamais emitiram uma simples nota de repúdio no site oficial do clube.

A campanha pela saída de Valdívia do Palmeiras é algo inédito e sem precedentes na história do futebol brasileiro.  Pela primeira vez  a mídia, sempre ciosa em exigir que os clubes preservem os seus craques, faz campanha para que um craque seja dispensado!

A sordidez de oitenta por cento ou mais dos cronistas esportivos, é o próprio cinismo solto, manifesto, liberado e escancarado.  

"Preocupadíssimos com as finanças do Palmeiras, de oitenta a noventa por cento dos jornalistas estão indignados com o fato de Valdívia estar ganhando muito e não estar produzindo quase nada!"

Cambada de FDPs! Como podem alegar qualquer preocupação em relação ao Verdão, se o noticiário do clube, que acompanho, é sempre curto, vazio, resumido e, na maioria das vezes, sem a repercussão pelos comentaristas...

Quando o colocam no ar o noticiário palmeirense, tratam de despachá-lo de forma rápida e imediata como se quisessem se livrar de algo que os incomoda. 

É por isso que se diz que o noticiário palmeirense em rádio e tv é tão rápido e tão curto, mas tão curto, do tamanho da fala do coelhinho pra coelhinha na hora de fazer amor: "Tá bom, né, bem! Não foi?" 

Em seguida retomam os temas temas relacionados aos nossos adversários. 

Há uma exceção. Se o(s) tema(s) do noticiário ensejarem críticas e retaliações ao clube, ou, no caso, tratarem da almejada dispensa de Valdívia, haverá tanto tempo quanto for necessário para a abordagem do assunto.

Em relação a Valdívia, Paulo Nobre tem, agora, uma chance de ouro para calar a boca da imprensa, incrementar o Avanti e alegrar milhões de palmeirenses espalhados por todo o Brasil...

BASTA RENOVAR COM VALDÍVIA E MANTER NO ELENCO O MELHOR JOGADOR EM ATIVIDADE NO FUTEBOL BRASILEIRO.

COMENTE COMENTE COMENTE