Observatório Alviverde

16/04/2012

O PALMEIRAS NÃO JOGOU BULHAFAS! SÓ EMPATOU COM O COMERCIAL, MAS FOI GARFADO POR UM ÁRBITRO E UM AUXILIAR MEDIOCRES! ATÉ QUANDO ISSO VAI SE REPETIR?

 

Destaquei, ontem, neste OAV que, se houvesse lógica nos resultados da última rodada, o Palmeiras não enfrentaria o Guarani, mas o Mogi, na qualidade de mandante.

Era uma tendência natural que o Palmeiras, muito mais time, impusesse o seu melhor futebol, seu “status” de grande e vencesse folgadamente o lanterna, principalmente por jogar em Sampa.

@@@@@@@@@@

Paralelamente, tudo, também, indicava que o Mogi-Mirim, venceria o XV de Piracicaba.

Respaldado por uma campanha muito mais consistente, se esperava que o Mogi derrotasse o Nho-Quim, sem grandes sustos ou problemas, até porque estava jogando em casa.

Mas, “no frigir dos ovos”, o Mogi não conseguiu mais do que de um sofrido empate contra o time piracicabano.

Com o resultado, o XV escapou do descenso, mas o Mogi-Mirim vai ter de jogar na Vila Belmiro contra o Santos em plena ascenção.

Ficou ruim para o Mogi!

@@@@@@@@@@

No Palmeiras a torcida acreditava em vitória sobre o “Bafo”, mas olhava o jogo com uma ponta de desconfiança e ceticismo.

De minha parte, confesso, esta não era a minha linha de pensamento.

Juro que eu contava esses três pontos como “macuco no embornal”, isto é, garantidíssimos.

Mas aconteceu novamente o que tantos torcedores alviverdes, calejados por derrotas misteriosas, inexplicáveis, inesperadas e doídas contra adversários desqualificados e inexpressivos, antecipavam e mais temiam.

O velho vício de tremer em jogos decisivos, tomou conta do Palmeiras que despersonalizou-se e apequenou-se contra o ridículo time do Comercial, lanterna absoluto do campeonato e virtualmente rebaixado há várias rodadas.

E o jogo de ontem não era, definitivamente, nenhuma decisão importante, mas, simplesmente um jogo comum para apontar adversário e definir o local da primeira partida das quartas de final,

Mesmo jogando em casa, amparado pela torcida, repetimos, diante do time de pior campanha e lanterna absoluto do Paulistão, o time do Palmeiras enervou-se, perdeu completamente o senso e p equilíbrio emocional e, por muito pouco não foi derrotado em pleno Pacaembu.

O que eu jamais poderia imaginar era que:o Palmeiras atuasse de forma tão bisonha e irreconhecível, exibindo um futebol tosco, sem imaginação, sem criatividade e sem a menor força ofensiva.

@@@@@@@@@@

O Palmeiras, ontem, foi um fiasco tático, técnico e individual. Acabou castigado por isso;.

Perdeu a condição de enfrentar o Mogi como mandante, por sua própria culpa e incompetência.

Vai ter, agora, de voltar a jogar em Campinas, e decidir a vaga para a semifinal contra o Guarani no Brinco de Ouro,

Terá contra si o estádio completamente tomado pela vibrante torcida bugrina, que ajuda a fazer a diferença.

Ademais, o Guarani sempre se agiganta e se supera quando enfrenta o Palmeiras em jogos importantes, se transformando, sempre, em um adversário mais do que perigoso, muitas vezes fatídico!

@@@@@@@@@@

Apesar de tudo, não podemos e nem devemos esmorecer!

Não, não vamos desanimar e nem nos entregar ! Nunca!

Afinal, só no próximo fim de semana é que, efetivamente, vai começar o Paulistão propriamente dito, isto é, aquele Paulistão que decide e que define o campeão.

Pensemos que, até agora, só jogamos um inútil turno de classificação de um campeonato burro, monótono, triste, enfadonho, muito mal bolado e elaborado..

Aliás, o formato do Paulistão, há anos, é um sub-produto do QI de ameba dos dirigentes da FPF e dos próprios clubes.

 Federação cabem críticas pela concepção de um certame (os campeonatos antigamente eram chamados assim) de formato arcáico, ultrapassado e sem atrativos, exceto as rodadas decisivas.

Aos dirigentes dos clubes também cabem reprimendas porque foram eles que aprovaram o mostrengo submetendo-se à vontade expressa da FPF,  concordando com o modelo proposto pelos “aspones” de Del Nero e com o esdrúxulo regulamento imposto.aos participantes..

Os 190 jogos realizados até agora, serviram, exclusivamente, para confirmar a óbvia classificação dos quatro grandes, aos quais se somaram  outros quatro times do interior..

A vantagem obtida pelos primeiros classificados limita-se. apenas, a de conquistar o mando de campo dos jogos da fase decisiva, nada mais.

É muito pouco, quase nada,  para um torneio regional rotulado como o melhor e mais forte do Brasil!

@@@@@@@@@@

Meus amigos, eu já disse e volto a reafirmar que não jogamos nada contra o Comercial.

Absolutamente, N-A-D-A!

Nadica de N-A-D-A!

Junto-me a todos aqueles que se indignaram com a pífia apresentação da equipe e reconheço como válidas todas e quaisquer críticas!

Entretanto quero salientar um aspecto mais do que sério, seriíssimo, que pode,mais do que os recorrentes erros da equipe, nos inviabilizar e nos retirar das quartas-de-final de forma antecipada.

Refiro-me aos contumazes erros de arbitragem, justamente o fator preponderante da liderança CU-rintiana neste Paulistão.

Houvessem as arbitragens sido imparciais e estaríamos, minimamente,  entre os três primeiros.

@@@@@@@@@@

Hoje, mais uma vez, fomos “roubados”, na cara-dura, por uma arbitragem varzeana, incompetente, de baixíssima qualidade.

Não, não venham me dizer que estou inventando, exagerando, justificando um mau resultado ou que se trate de choro de perdedor ao final de mais um empate com sabor de derrota .

Fomos castigados pela não marcação de dois pênaltis translúcidos e cristalinos como diziam os antigos comentaristas, visibilíssimos, sendo um em Leandro Amaro e o outro em Henrique.

Foram lances claros e explícitos que não suscitaram qualquer dúvida.

A turma do Sportv reconheceu as infrações, embora de forma  reservada no que respeita à linguagem.

Falando com jeito, como se não quisesse falar, passando, como sempre, a desgastada imagem de que é pecado mortal marcar pênaltis a favor do Palmeiras, faltou contundência no relato dos lances e assertividade no comentário. 

Milton Leite e Maurício Noriega só mencionaram as irregularidades em segunda alternativa, isto é, após a exibição dos “replays” confirmativos.

Nem um nem outro fez uso da necessária linguagem enfática que os lances exigiam.

A falta de ênfase soou ao telespectador como se nada houvesse ocorrido, até porque nenhum dos dois pronunciou, sequer, a palavra pênalti nas duas oportunidades.

No lance do gol anulado, admitido, corretamente por ambos, a palavra discrição retrata, fielmente, a participação dos dois profissionais, quem sabe, até por uma questão de estilo.

Apenas nas considerações finais, já nos programas de estúdio que Leite e Noriega marcaram posição forte em relação à arbitragem e manifestaram as suas pertinentes críticas. Aí foi bom!

Desancaram o incompetente José Claudio Rocha Filho e seu horroroso auxiliar, João Bougalber, que anulou descaradamente, o gol que daria a vitória à SE. Palmeiras nos segundos finais do jogo.

Leite foi muito feliz ao dizer que a arbitragem de José Cláudio interferia, não apenas no resultado do Palmeiras, mas, diretamente no campeonato, pois alterava a definição dos grupos, mudando os rumos da competição.

Pediu providências ao departamento de árbitros, providências essas que, se sabe, jamais virão porque o clube prejudicado foi o Palmeiras.

O que precisava ser dito na transmissão e não aconteceu, é que o Palmeiras, apesar do  péssimo futebol apresentado, ainda assim fez o suficiente para derrotar o Comercial.

Entretanto, foi impedido pelos três erros crassos da arbitragem que acabaram influenciando, decisivamente, no resultado final .

Os equívocos do soprador de apito José Cláudio Rocha Filho e do levantador de pau João Bougalber, de fato, atrapalharam o Palmeiras.

Conclusão: dos erros de arbitragem e da operação sem anestesia sofrida pelo Verdão todos vão esquecer bem rapidamente e a maior parte da mídia, sequer, vai mencionar o ocorrido nos programas desta semana.

Mas, desse empate a que chamarão de vergonhoso, as repercussões ocorrerão durante toda esta semana como uma forma de desestabilizar a equipe, abater-lhe o moral  e recriar outra crise antes do jogo decisivo com o Guarani.

Passada esta semana as repercussões, a exemplo do que ocorreu nos jogos contra o Asa de Arapiraca e Ipatinga serão “per secula seculorum”, isto é.pelos séculos dos séculos, com direito a reprises diretas em cada aniversario do jogo ou cada vez que o Palmeiras voltar a jogar contra o Comercial.

@@@@@@@@@@

A diretoria do Palmeiras precisa estar vigilante esta semana, porque o cartel da arbitragem vai trabalhar forte para arrebatar do Palmeiras as chances de classificar-se para as decisões..

Os camaradas do apito, como fizeram, impunemente, até agora, serão os facilitadores da classificação dos outros grandes, mormente o CU-rintia,

Da mesma forma serão elementos dificultadores das pretensões da SE Palmeiras. Como são mestres em dificultar a vida do Verdão!

Tirone, Frizzo e Felipão, orai e vigiai!

Principalmente, vigiem!

Amém!

@@@@@@@@@@

Perguntas  a serem respondidas:

1) Por que todos os nossos laterais afunilam tanto e não são capazes de fazer jogadas de linha de fundo?

@@@@@@@@@@

2) Por que jogar com dois centro-avantes de estatura elevada se ninguém cruza a bola alta em direção à área, sob medida, exceto Assunção? 

@@@@@@@@@@

3) Por que nossa saída de bola, ontem, foi tão ruim? Márcio Araújo fez falta?

@@@@@@@@@@

4) Leandro Amaro,o rebatedor, seria zagueiro titular em qualquer de nossos três maiores adversários? Ou só joga mesmo no Palmeiras?

@@@@@@@@@@ 

5) Por que Juninho caiu tanto de produção?

@@@@@@@@@@

6) Por que insistem tanto com Vinicius, o cintura-dura, atacante imaturo que, a julgarmos pelo que fez até agora, não consegue driblar ninguém, não faz gols e só consegue realizar em campo o trivial e o óbvio?

@@@@@@@@@@

7) Por que tamanha teimosia na escalação de Tinga se ele já provou, por A+B, que não consegue render nada com a camisa do Palmeiras?

@@@@@@@@@@

8) Por que Daniel Carvalho não consegue entrar em forma física ideal, decorrido tanto tempo de sua permanência no Palmeiras? Culpa dele ou do clube?

@@@@@@@@@@

8) Por que Maicon Leite e Barcos só conseguem jogar bem e ser efetivos  quando Valdívia está no time?

@@@@@@@@@@

9) Por que os nossos atacantes e meio campistas não tentam realizar jogadas individuais partindo pra cima dos adversários e  buscando a penetração na área adversária através de improvisos e dribles?

@@@@@@@@@@

10) Por que Felipão exigia, ontem, jogadas laterais, pelos flancos e pelo fundo do campo, e a boleirada não obedecia?  Felipão teria perdido  o controle, o comando e a liderança sobre o elenco?

@@@@@@@@@@

11) Por que Maicon Leite não fez o que Felipão, corretamente, solicitava, pedindo jogadas de ponta e cruzamentos para ´Barcos e Fernandão? 

Leite insistia em afunilar, facilitando a marcação sem ligar importância ao que Scolari solicitava. Seria rebeldia contra o treinador, considerando-se que ao ser substituído ele não foi para o banco, e seguiu direto para o vestiário?

@@@@@@@@@@

12) Por que os juízes roubam descaradamente o Palmeiras e facilitam a vida dos outros grandes, principalmente do CU-ríntia e dos bambis?         

Obs: a galinhada ganhou, ontem, da Ponte no apito. O primeiro gol saiu de um pênalti inexistente.

O Palmeiras teve dois pênaltis claríssimos não marcados e um gol legítimo anulado por um bandeirinha, as duas, uma: incompetente ou mal-intencionado.

Coronel Marinho e Del Nero, quem vai pagar o prejuízo?

@@@@@@@@@@

13) José Claudio Rocha e João Bougalber teriam topete e coragem suficiente para anular um gol de qualquer dos outros grandes nas mesmas condições e circunstâncias em que anularam o gol o Palmeiras?

@@@@@@@@@@

14) Se o gol anulado e os pênaltis não marcados fossem contra os bambis ou contra as galinhas, o que a mídia estaria dizendo a esta hora.?

Vão dizer alguma coisa se o prejudicado foi o Palmeiras?

Não aposto nisto!

@@@@@@@@@@

15) Por que a diretoria tem por hábito cultivar uma conduta passiva e não reclama jamais das arbitragens facciosas como a de ontem, que interferem diretamente no resultado dos jogos?

Por que a nossa diretoria aceita tudo o que os árbitros fazem contra o Palmeiras, sem protestar e sem dar um pio?

Frizzo e Tirone estão amordaçados?

@@@@@@@@@@

Com tudo e apesar de tudo eu continuo acreditando que a fase final do Paulistão será diferente.

O Palmeiras, completo com Cicinho e, principalmente, com Valdívia, tem todas as condilções de  passar pelo Guarani  mesmo jogando em Campinas porque é muito mais time..

Dependendo desse jogo poderemos mensurar as reais possibilidades do alviverde no que respeita à conquista do título.

@@@@@@@@@@

Meus amigos palmeirenses de todo o Brasil.

Vamos vestir a nossa camisa, levantar bem alto a nossa bandeira, acreditar na força de nossa tradição e dar todo o apoio à equipe nesta reta final do Paulistão.

Aliás, proponho-lhes uma trégua esta semana.

A adesão é livre, mas quem quiser criticar Felipão e o time que o faça

Creio que seria importante, a esta altura dos acontecimentos, darmos moral ao elenco sem pegar a pilha da mídia e o pessimismo dos derrotistas .

Vamos segurar um pouco a boca e deixar que Felipão trabalhe sem críticas, sem pressões ou ingerências.

Felipão sabe, perfeitamente, que se perder para o Guarani será promovido, de imediato, a ex-técnico do Palmeiras.

@@@@@@@@@@

O que eu disse na semana passada vou repetir hoje, sem medo de me equivocar:

Nossa maior força nesta fase decisiva reside no fato de ninguém acreditar mais nas possibilidades de o Palmeiras levantar o caneco, sobretudo os adversários e a mídia.

O Palmeiras, com o empate de ontem, passou a ser, definitivamente, o azarão do Paulistão.

Na atropelada final, se Valdívia voltar motivado e em boas condições físicas, sou convicto de que temos boas chances de chegar!

Força, Palestra!

@@@@@@@@@@

VOCÊ AINDA ACREDITA NO PALMEIRAS?

OU ACHA QUE VAMOS NOS ENROSCAR NO GUARANI E FICAR  FORA DAS SEMIFINAIS?

COMENTE COMENTE COMENTE