Observatório Alviverde

17/09/2019

O FLAMENGO, CREIAM, ESTÁ LONGE DE SER O TIME QUE A MÍDIA VEM DIMENSIONANDO!!!


Tenho visto, lido e ouvido pela mídia, de maneira insistente, enervante e irritante, que o Flamengo é o melhor time do Brasil.

A mídia garante, jura e aposta que o Fla tem mais craques e jogadores categorizados do que todos os demais clubes, tanto e quanto o melhor técnico em atividade no Brasil.

Afirmam peremptoriamente os jornalistas que o rubro-negro carioca é o time o mais bem treinado do país, considerando-o favorito absoluto às conquistas do Brasileirão e da  Libertadores/19. 

Vão além os poetas midiáticos em suas fantasiosas ilações clubístico rubro-negras!

Já falam, por incrível que pareça, até em um pretenso favoritismo do Fla (?) no Mundial de clubes (?), dando a Libertadores como favas contadas e colocando antecipadamente o clube carioca na condição de finalista e campeão continental.  Não é bem assim!

O Mundial pode ser possível, claro, desde que os cariocas, inicialmente, derrotem o Grêmio em dois confrontos. Será que conseguem?

 De quebra, terão de derrotar, também, o vencedor de Boca x River em duelo único a ser jogado em Santiago do Chile, antes de se habilitarem  para o Mundial. Fácil, não? (ironia)

Mas o incenso e as loas fúteis e inúteis ao clube de massa não param aí e nem ficam por aqui.

Já cotam o Flamengo como favorito num possível duelo contra o vencedor de Boca x River Plate. Mesmo sem saber se o rubro-negro vai chega lá, garantem que sim!

Afirmam, categoricamente, que o Mengo tem muito mais time do que os rivais argentinos, mas o  bom-senso e a história mostram que, na prática, as coisas não são exatamente assim.

E, no entanto, há quase que uma unanimidade midiática nacional, de Santa Catarina para cima atingindo todos os estados da Federação, insistindo na máxima que, além de ganhar o Brasileiro, o Fla representará o Brasil na final da Libertadores, prevista para o dia 23 de dezembro, como já frisei, em Santiago do Chile.

Só que poucos ressalvam e realçam de maneira responsável que se ganhar a Liberta, (tarefa dificílima) o Fla terá ainda um caminho árduo a percorrer antes de disputar o título mundial. 

Apesar da sorte de não cruzar logo no primeiro jogo com um time mexicano, o time sul americano classificado (a mídia antecipa e crava que será o Flamengo), terá de enfrentar o vencedor do jogo Esperánce da Tunísia x Campeão da Ásia.

Só em caso de vitória sobre esse adversário teoricamente mais fraco que o campeão da Libertadores passa para a final do Mundial Interclubes, quando terá de enfrentar o vencedor do jogo número 6 da competição, a ser disputado entre o Liverpool da Inglaterra e o adversário do time inglês que virá da fase classificatória. 

Que pretenso favoritismo é esse colocado irresponsavelmente pela chamada mídia de massa, que tanto protege times como o Curica e o próprio Fla, se há tantos jogos classificatórios dificílimos a ser jogados?

O entusiasmo midiático é de tão grande monta que 99% dos jornalistas parecem ter esquecido do tropeço recente do "cheirinho" na Copa do Brasil, diante do apenas mediano Atlético Pr.

Os cronistas se esquecem ou, melhor, fingem esquecer e sequer mencionam os recentes e doídos empates em Curitiba e no Rio de Janeiro pelo mesmo placar, 1 x 1, e os cariocas perdendo nos pênaltis (3 x 1) a condição de irem às finais da Copa do Brasil. 

Detalhe: O Fla não chegou, sequer, às semifinais da Copa do Brasil, tendo caído ainda nas quartas-de final, isto é, com duas rodadas de antecipação.

A derrocada flamenguista na Copa do Brasil aconteceu há bem pouco tempo, nos dias 10 e 17 de julho. E foi amarga, com choro, sem vela e sem fita amarela. Implacável!

Essa conversa de que o time jogou desfalcado ou coisa assim não procede. O Fla esteve representado por seus principais jogadores! Provo!

Atuou completíssimo no Maracanã com casa cheia, e sob o comando do técnico português que a imprensa clubista e oportunista já colocou indevida e despropositadamente como "o melhor técnico em atividade no futebol brasileiro"! 

É muita "cara-de-pau" e desfaçatez  da parte da maioria dos "analistas de resultado"!

Querem saber com que time o Fla decidiu e perdeu para o Furacão?

Diego Alves, Rafinha (Rodinei) Leo Duarte, Rodrigo Caio e Renê. Cuéllar, Everton Ribeiro e Diego. Arrascaeta (Vitinho), Lincoln (Berrio) e Gabriel Gabigol.

Será necessário acrescentar quem era o técnico? 

Claro que o mesmo Jorge Jesus, então duramente criticado pela mesma mídia que, de uma hora para outra, como que num passe de mágica, o transformou no "melhor do Brasil".

Guardadas as devidas exceções, como são cômicos esses jornalistas esportivos, a maioria metida no futebol por absoluta falta de lastro, de conhecimento e desprovida de saber para o exercício de segmentos da profissão em áreas mais importantes do jornalismo.

O Palmeiras, sob Felipão, infelizmente, contribuiu "demaaaaais" para que a mídia passasse a considerar o Flamengo como favorito a tudo (definitivamente, não é!), a proclamar açodada e precipitadamente o rubro-negro carioca como o melhor time do país.

A derrota por 0 x 3 abriu ensanchas para a glorificação exagerada do time carioca que disparou na tabela do Brasileiro após vencer o Santos, como eu disse ontem, "na bacia das almas" através de um gol achado que Vanderlei (fosse ele o goleiro santista escalado para o jogo) não teria tomado pois pouco abandona o seu posto.

Aqui cabe críticas ao técnico do Santos, outra figura que está sendo superdimensionada pela mídia brasileira, mas que, dentro de campo, não passa de um "treineiro" absolutamente comum que fica andando, esbravejando e chutando copos de plástico de um lado a outro do campo durante todo o desenrolar dos jogos.

Um treinador que, simplesmente porque deseja que seu time saia para o jogo tocando a bola, deixa de escalar um goleiro do naipe de Vanderlei que, sob os três paus, é um dos melhores do pais, tão bom quanto Prass, Jailson, Weverton, Cássio, Santos, Gatito, Diego Alves, Fábio, Volpi ou qualquer outro goleiro de primeira linha do futebol brasileiro. 

Por isso ele foi castigado e em razão disso perdeu o jogo para o Flamengo e agora passou a correr riscos de perder o Brasileiro!

En Passant: Se Prass vai parar, por que não substituí-lo à altura ou até com vantagem pelo Vanderlei?

Enfim, meus amigos, quero aproveitar todo esse "ôba-ôba" criado em prol do Flamengo, para enviar um recado a muitos palmeirenses desconfiados, a tantos, incomodados e a tantos outros, desacreditados, que parecem não entender o quanto é bom para o Palmeiras esse incenso inútil dirigido pelo subserviente turíbulo midiático em direção ao distintivo rubro negro.

Não, meus amigos, não se incomodem, não se revoltem, não se rebelem porque esse incensório irritante parece estar ocorrendo para o nosso próprio bem, na medida em que transmite aos cariocas uma ideia irreal de que eles são os maiores, os mais fortes e os melhores. 

Pode ser, outra vez, a manifestação síndrome do cheirinho como tem ocorrido com frequência!

Deixem-os pensar assim porque daí ao letal excesso de confiança é perto! O caminho é bem curto!

Considerem que a distância de pontos do Fla para o Palmeiras resume-se a míseros três que podem ser tirados mediante simples vitória palmeirense coincidindo com uma derrota deles.

Considerem, da mesma forma, que ainda temos pela frente 19 rodadas em que tudo pode acontecer, até a chegada de um time que, neste momento, ninguém acredita ou divulga como possível campeão. 

Mas não foi exatamente isso que ocorreu no ano passado com o Palmeiras que sempre correu por fora até a atropelada final para chegar ao título?

Sem querer dar uma de "bidu" e garantir que os resultados vão acontecer, quero dizer que o Flamengo perder e o Palmeiras vencer,  já será possível na próxima rodada. 

O Palmeiras jogará em Fortaleza contra o Fortaleza e o Flamengo em BH contra o  ameaçado Cruzeiro.

É óbvio que o jogo do Verdão contra o tricolor cearense será extremamente difícil, mas não há como negar que o Palmeiras é o favorito.

O Cruzeiro x Fla em BH coloca frente à frente dois times que se relacionavam muito bem, mas que andam com as relações estremecidas,

O Cruzeiro acusa o Flamengo de ter aliciado Arrascaeta, considerado um jogador chave no esquema do time mineiro, então dirigido por Mano Menezes.

A saída do craque uruguaio para o Fla enfraqueceu técnica e individualmente a Raposa e é um dos fatores que levaram a raposa à preocupante situação atual.  

A torcida, revoltada, exige que o time vença o Fla também por questões de vingança. Alguns jogadores até já falaram sobre o tema, embora nas entrelinhas e bem discretamente.

Ademais, a situação do Cruzeiro, dentro e fora de campo, é muito complicada e o desespero decorrente de a equipe estar inserida na zona de rebaixamento vai fazer com que o time corra, no mínimo, duas vezes mais do que de costume.

Há que se realçar, principalmente, a presença do novo técnico Rogério Ceni, verdadeiramente prestigiado pela diretoria, que está, devagarinho, alterando as peças e montando um time de sua total confiança, formado por muitos jogadores que não vinham sendo escalados mas muito dispostos a mostrar serviço.

Finalmente, como um corolário quero dizer que Cruzeiro x Flamengo se enfrentaram  97 vezes, com 36 vitória cruzeirenses, 26 empates e 35 vitórias flamenguistas. Números equilibrados!

Isso, simplesmente, significa que o Flamengo nunca tem moleza quando enfrenta o Cruzeiro e o time mineiro até do ponto de vista histórico reúne condições para vencer o líder do campeonato, sábado que vem aqui em BH.

O Palmeiras, que só joga no domingo às 16 H., terá o privilégio de assistir ao Cruzeiro e Flamengo no sábado e entrar em campo sabendo que sob qualquer aspecto, o melhor é a vitória, mas que quando se sabe por antecipação o que fazer, como fazer e o que fazer, as tarefas parece que se tornam mais fáceis.

COMENTE COMENTE COMENTE