Observatório Alviverde

16/11/2017

PALMEIRAS 5 X 1 SPORT! VERDÃO JÁ ESTÁ GARANTIDO NA FASE DE GRUPOS DA LIBERTADORES/18!



Time sem jogador pensante dificilmente tem facilidade para vencer e, do mesmo modo, não chega, nunca, à condição de time de primeira grandeza.

O Palmeiras tem sido assim!

Obrigar Moisés, mero executor, a pensar o jogo é perda de tempo e, ao menos para mim, é uma tragédia tática.

O Sport, neste primeiro tempo, jogou um pouco mais do que o Palmeiras, mas não nas proporções alardeadas pelo Noriega na televisão. Foi menos, muito menos do que ele disse! Muito menos mesmo!

O jogo, a rigor, a rigor, esteve equilibrado na base do toma cá, dá lá!

A diferença, eu diria, foi que o Sport, por ter um jogador diferenciado como Diego Souza em seu ataque chegou um pouco mais e com um pouco mais de força  ao gol palmeirense neste primeiro tempo.

O Sport, sim, esteve sempre mais perto do gol, mas nada que não possa mudar na etapa complementar, haja vista a categoria e o poderio muito maiores do time palmeirense.

Mas a proporção exata, real e verdadeira é esta a que aludimos e não qualquer outra de um domínio pronunciado e exagerado do time pernambucano.

Reconheço, o Sport chegou com um pouco mais de força em duas ou três jogadas, nas quais criou situações para marcar, embora encontrando sempre pela frente um paredão chamado Prass.

O jogo de hoje prova, comprova, ratifica, certifica e consagra, simplesmente, aquilo que de há muito se sabia:

Em razão de muitas vulnerabilidades de elenco, como, principalmente, a ausência de laterais que saibam defender e atacar, de um jogador de meia-cancha diferenciado com capacidade de pensar o jogo, liderar o time, e conduzir as jogadas ofensivas, o Palmeiras mostrou, no jogo de hoje contra o Sport, porque não mereceu ganhar o bi-brasileiro neste 2017 que -ainda bem- já está chegando ao fim.

Espero que o time melhore muito para o segundo tempo! Está precisando!

SEGUNDO TEMPO 

O Palmeiras voltou com muito mais vontade para o 2º tempo. 

Como afirmou Prass ao final do jogo, o time reconheceu a falta de empenho evidenciada no 1º tempo.

Em razão disso os jogadores combinaram no vestiário, ainda no intervalo do jogo, que voltariam para o segundo tempo fechados e em busca do resultado, procurando jogar muito mais do que o Sport. E cumpriram a promessa, fazendo por merecer a ampla goleada estabelecida: 5 x 1.

O Sport, pode-se dizer, não teve, na etapa complementar, a menor chance de ao menos dar trabalho ao Palmeiras, tamanha foi a superioridade alviverde.

Para que não nos alonguemos muito o time pernambucano que fora melhor que o Verdão na etapa inicial, na etapa final não desfrutou das mesmas chances de que desfrutara na etapa inicial e sucumbiu diante do maior poderio do Verdão. 

A vitória palmeirense, tanto e quanto as derrotas do Flamengo e do Santos, catapultam o Palmeiras (60 pts) à terceira colocação, atrás do campeão, o Curica e entre os outros, por enquanto, atrás apenas do Grêmio, com 61 pontos.

O que se pode dizer é que com os resultados de hoje, o Palmeiras garantiu-se no seleto grupo dos quatro times brasileiros que não terão de entrar em traiçoeiros torneios seletivos para disputar a Libertadores, já entrando direto na escolha e composição dos grupos.

Na atual circunstância, o Verdão, se na pior das hipóteses não faturasse mais nenhum ponto dos nove que vai disputar pelo Brasileiro, ficaria atrás do Curica, do Grêmio, do Santos e do Cruzeiro.

Ocorre que o Cruzeiro ganhou a Copa do Brasil, critério que já o garante e coloca entre os classificados de forma direta para a Libertadores.

Assim, mesmo que chegasse em 5º lugar no Brasileiro, atrás, respectivamente de Curica, Grêmio, Santos e Cruzeiro, o Palmeiras estaria garantido na competição.

Explico: 

Com a derrota de ontem para o Atlético Goianiense, o Botafogo, agora com 51 pontos chegaria no máximo aos 60 (atual pontuação palmeirense) mas perderia logo no primeiro critério de desempate que é o número de vitórias: Palmeiras 18 x 17 Botafogo.

Então, em pior hipótese, o Palmeiras fica com a quarta-vaga para a classificação direta aos grupos, já que com exceção feita ao campeão, o Curica, ao Grêmio, ao Santos e ao Cruzeiro, nenhum outro clube pode alcançá-lo na tabela.

A tendência, em meu entendimento, é o Palmeiras subir mais em pontuação, e, a depender dos resultados do Grêmio e do Santos, que até jogam entre si, chegar ao vice-campeonato.

Eis os jogos dos concorrentes do Palmeiras:

O Grêmio joga domingo, dia 19/11 em Santos, contra o Santos...
Dia 26/11, domingo, joga em casa contra o Atlético Goianiense...
Dia 03/12, domingo, joga em Belo Horizonte, contra o Atlético Mineiro...

O Santos joga domingo, dia 19/11, em Santos, contra o Grêmio...
Dia 26/11, domingo, no Rio de Janeiro, contra o Fla...
Dia 03/12, domingo, contra o Avaí, em Santos...

Os jogos do Cruzeiro serão, domingo, 19/11 em Salvador contra o Vitória...
Dia 26/11, domingo, no Mineirão, contra o Vasco da Gama...
Dia 03/12, domingo, no Engenhão, contra o Botafogo...

Agora, os jogos do Palmeiras:
Dia 19/11, domingo, Avaí x Palmeiras, na Ressacada.
Dia 26/11, domingo, Palmeiras x Botafogo, no Allianz Park.
Dia 03/12, domingo, Atlético Pr x Palmeiras, na Arena da Baixada.

O objetivo palmeirense, a partir de agora, é obter o vice-campeonato

DADOS TÉCNICOS DE PALMEIRAS 5 X 1 SPORT 

Local: Allianz Arena, em São Paulo-SP
 
Árbitro: Rafael Traci (Regular)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Luciano Roggenbaum (Razoáveis)
Público: 18.744 pagantes (O pior dos jogos do Palmeiras este ano no Allianz.
Renda: R$ 935.034,56
Cartões amarelos: Diego Souza, Anselmo (SPO)
Os Gols:
Marcaram para o PALMEIRAS: 
Deyverson, aos 11 do 2º Tempo, Luan, aos 18 minutos do 2º Tempo, Deyverson aos 33 minutos do 2º tempo, Dudu, aos 44 minutos do 2º Tempo, e Keno, aos 46 minutos do 2º Tempo
Marcou para o SPORT:  
Diego Souza, aos 37 minutos do 2º Tempo

SPORT: Magrão; Raul Prata, Henríquez, Durval e Sander; Anselmo, Patrick e Mena (Índio); Marquinhos (Rogério), Diego Souza e André
Técnico: Daniel Paulista

PALMEIRAS: 
Fernando Prass - Outra grande atuação, principalmente no 1º tempo. Nota 8.

Jean - Apenas razoável. Melhor apoiando do que marcando. Nota 6.

Edu Dracena - Trabalho sobrecarregado no início, até o time se firmar. Nota 6,5.

(Antônio Carlos) - Demorou a entrar, mas o fez com grande disposição. Nota 6.

Luan - Sabe jogar mas precisa adquirir mais confiança. Fez um gol. Nota 6,5

Michel Bastos - Ainda se readaptando à lateral. Precisa jogar. Nota 6.

Felipe Melo - Visivelmente sem ritmo, mas sabe jogar. Nota 6.

(Thiago Santos) - Pouco tempo em campo. Com a vontade de sempre, deu tudo de si e lutou. Foi útil. Nota 6.

Tchê Tchê - Não se omitiu. Correu e apareceu sempre para o jogo. Ótima opção para um time que atua sem um meia-armador.  Nota 6,5.

Moisés - Lutador, sem porém, como de costume, brilhar e comandar o time, como de hábito - Nota 6.

(Willian) - Entrou tarde e realizou algumas boas jogadas. Pena que o time tenha perdido esse jogador na reta final do Brasileiro. Nota 6,5.

Keno -  Na atual circunstância é o melhor  mais categorizado atacante do Palmeiras. Criou bons lances e até fez um gol. Nota 7.
Dudu - Primeiro tempo discreto e um segundo tempo de destaque. Desincumbiu-se bem do papel de armar o time, embora não seja essa a sua melhor praia. Nota 7,5.

Deyverson - Um centro-avante que luta do início ao fim do jogo, que dá trabalho à defesa adversária e assinala dois gols não apenas cumpriu o seu papel como merece receber o conceito de craque do jogo. Nota 8,5.
Técnico: Alberto Valentim - Obrigado, Alberto, mas precisamos de alguém mais experiente para 1918!

COMENTE COMENTE COMENTE

O PALMEIRAS TEM DE SUSPENDER OS ANÚNCIOS DE REFORMA NO ELENCO E SÓ DEFINIR ESSES TEMAS A PARTIR DA CHEGADA DO NOVO TREINADOR!



Se quiser almejar algo em 2018, o Palmeiras tem de, em primeiro lugar, manter a base do grupo de 2017.

Sou, a princípio, contra o descarte de qualquer jogador, até que o novo técnico observe todos do atual elenco e emita um juízo de valor acerca da qualidade e da perspectiva de aproveitamento de cada um.

Tudo o que fugir desse critério trata-se de desperdício de capital! Cito até um exemplo, Róger Guedes. 

Pelo que observo há como que um consenso negativo cercando esse jogador e exigindo a sua saída imediata do elenco alviverde.

Sei, perfeitamente, que além de algumas atitudes infantis que muito o prejudicaram, RG encerra a sua performance este ano no vermelho, isto é, em débito com a torcida do Verdão.

Isso, porém, não significa, necessariamente, que esse jogador tenha de ser vendido ou negociado em face de seu grande potencial, com suficiência capaz de dar ao time os bons frutos de seu trabalho, conforme ocorreu assim que ele foi contratado pelo Palmeiras.

Eu não tenho a menor dúvida de que Róger, nas mãos de um treinador capaz, experiente e eficiente, decuplicará de rendimento e voltará a ser, em breve espaço de tempo, um dos melhores atacantes palmeirenses.

Assim como Róger Guedes o Palmeiras dispõe de outros excelentes jogadores que não foram aproveitados ainda no limite de seus potenciais e que, trabalhando com outro treinador, podem, perfeitamente, vir a render muito mais do que renderam até agora.

Se eu tivesse de pedir algo neste instante, à torcida palmeirense eu imploraria por paciência. 

Paciência para esperar a chegada do novo treinador, paciência para aguardar as análises e definições das individualidades e paciência, enfim, para com a nova metodologia de trabalho que chegará junto com o novo treinador.

O importante é que, apesar dos erros e mancadas de Mattos (ele foi muito mal este ano, justamente por ainda não conhecer o Palmeiras) o Verdão não está começando do zero, porquanto tem um time nota 8 que pode, ainda, ser aprimorado.

À Mattos e à diretoria eu solicitaria para que suspendessem as divulgações de contratos, contratações  e, principalmente, de possíveis listas de dispensas.

O palmeirense tem de compreender que nesta fase decisiva do Brasileiro, o elenco necessita de bom ambiente e, sobretudo, de moral, para classificar-se para a Libertadores de forma direta e sem entrar em perigosas seletivas do regime mata-mata.

Tivesse eu uma gota de poder ou autoridade no Palmeiras, promoveria uma transferência de notícias referentes ao elenco para depois que se encerrasse o Brasileiro, proibindo Mattos de fazê-lo neste exato momento!

E, repito, esperaria a chegada do novo treinador para decidir e escolher  quais os jogadores, efetivamente, que continuarão no clube, e em comum acordo com o novo treinador, quais aqueles que poderão ser negociados.

COMENTE COMENTE COMENTE