Observatório Alviverde

13/11/2016

ENTRE JAILSON E PRASS...



Em sã consciência, palmeirense algum que esteja em pleno uso de suas melhores faculdades mentais retiraria Jailson do gol do Palmeiras, mesmo que fosse para o retorno do extraordinário Prass.

Seria intempestivo, descabido e burro, considerando-se as circunstâncias vividas pelo time no momento crucial do campeonato, a quatro rodadas de seu final.

Prass, voltando de contusão e sem ritmo de jogo, mesmo na condição de melhor goleiro do país e titular da Seleção de Tite, terá de ter paciência e esperar por um momento mais oportuno e favorável à sua volta. 

Pelo que Jailson vem jogando temo, até, que essa paciência tenha de ser beneditina!

O que leva a uma (quase) unanimidade de conceitos pela manutenção de Jailson, são as suas atuações impecáveis sob as traves palmeirenses, à beira da perfeição e em determinados momentos, superando o titular.

Aliás, desde que Jailson assumiu o gol do Verdão, justamente na virada do turno no jogo contra o Vitória, o Palmeiras não foi derrotado por ninguém neste Brasileiro. 

Vejam como foi: 

Palmeiras 2x1 Vitória.
Furacão... 0x1 Palmeiras
Palmeiras 2x2 Ponte
Flu............0x2 Palmeiras 
Palmeiras 2x1 Bambis
Grêmio.....0x0 Palmeiras
Palmeiras 1x1 Fla
Curica.......0x2 Palmeiras
Palmeiras 2x1Coxa
Sta Cruz...2x3 Palmeiras
América....0x2 Palmeiras
Palmeiras  0x0 Cruzeiro
Figueira....1x2 Palmeiras
Palmeiras  2x1 Sport
Palmeiras  1x0 Inter

Em 15 jogos com Jailson, foram 11 vitórias e 4 empates, 24 gols marcados, 10 sofridos, saldo de 14 e uma média de cerca de 0,7 gols sofridos por jogo, isto é, campanha de time campeão.

A única derrota do Palmeiras que perdeu para o Santos, na Vila, após longa série invicta, ocorreu há exatos quinze (15) dias e coincidiu com a ausência de Jailson que -suspenso automaticamente- teve de ser substituído pelo garoto Vinicius Silvestre.  

Na real, Jailson, invicto há 14 jogos, faz por merecer a titularidade absoluta daqui ao final do Brasileiro!

Digo isto não obstante a liderança, o empenho e as espetaculares atuações de Fernando Prass que nunca se poupou em defesa do Verdão, até que se contundiu seriamente e pela segunda vez.

Por ironia do destino, quando o Palmeiras -há dois anos- foi buscar Jailson no Ceará ele chegou para substituir o próprio Prass então em em fase final de recuperação de uma fratura no cotovelo direito mas Dorival Júnior, míope, não enxergou qualidades em Jailson e não o aproveitou.

Jailson esteve a pique de também não ser aproveitado por Cuca, não apenas em razão de uma contusão que sofreu, mas porque Cuca, num primeiro momento, preferiu pedir a contratação do goleiro Vagner campeão paulista pelo Ituano.

Apesar de experiente e vivido, Vagner mostrou-se sempre inseguro e nervoso e, porque não dizer, subjetivamente, não teve sorte! 

Mesmo tendo várias chances em jogos importantes contra o Galo Mineiro (O Palmeiras perdeu por 0 x 1, no Allianz), contra o Botafogo no Rio (O Palmeiras perdeu por 3 x 1) e contra a Chapecoense quando ele falhou no gol que deu o empate ao time catarinense, Vagner deixou a desejar e -definitivamente- não conseguiu firmar-se no time principal .

Os "deuses do futebol", me permitam a paráfrase também escrevem certo por linhas tortas!

COMENTE COMENTE COMENTE