Observatório Alviverde

05/02/2017

EDUARDO BAPTISTA COMEÇA COM O PÉ DIREITO O SEU TRABALHO NO PALMEIRAS!


O Palmeiras não jogou tudo o que sabe e pode contra o Botinha,  mas o suficiente para mostrar quem, de fato, era o dono da arena.

Fosse eu um analista de resultados e lhes diria que o Palmeiras " ganhou de pouco, esteve mal, coisa e tal, que pena, conversa mole, pão duro e caixa de fósforos", mas não foi nada disso o que aconteceu.

Há que se ressaltar que o time, malgrado o pouco tempo de treinamento, conseguiu derrotar um  motivado Botafogo RP que tem excelentes jogadores e se prepara desde o ano passado mirando o Paulistão.

Tecnicamente entendo que o Palmeiras não apenas esteve bem mas muito bem, ainda que sem render ao menos 50% de seu real futebol e com as melhores perspectivas possíveis de reeditar a temporada passada com muito mais facilidade, folga e sobejo no 2017 ora em curso!

Se a velocidade de decolagem demonstrada pelo Verdão neste Paulistão foi alta eu imagino quando o time chegar à plena velocidade de cruzeiro, certamente superior à do Cruzeiro ou de qualquer outro grande do futebol brasileiro. Elenco para isso  não lhe falta!

Individualmente registro que Prass voltou bem ao time comandando uma defesa que se não teve Mina contou com o retorno de Dracena, novamente um gigante em campo.

Jean revelou ter um dos melhores preparos físicos do time e nesse quesito só foi superado pelo incansável Tchê-Tchê disparadamente o melhor em campo!

Aliás Tchê-Tchê foi o destro que decidiu um jogo difícil em estupenda jogada de finta e finalização espetaculares, como se fosse ele um canhoto de origem. Um gol desse naipe, sem dúvida alguma é gol de craque! Ao menos para mim, Tchê-Tchê é um craque! E para você?

Zé Roberto jogou muito e subiu sempre para o ataque, mormente no primeiro tempo, voltando sempre para recompor a defesa de uma forma muito responsável!

ZR pôde apoiar à vontade em função da eficiência da cobertura de Vitor Hugo mesmo fora de forma, e da excelência da proteção de Felipe Melo o novo xerife do latifúndio compreendido entre o meio de campo e a cabeça-de-área, no setor esquerdo palmeirense.

Evidenciando muita liderança (só não deve exorbitar dela) Felipe Melo foi um obstáculo intransponível aos atacantes do Botinha que pensavam duas vezes  antes de enfrentá-lo no corpo a corpo e nas divididas. 

Felipe, independentemente de sua condição de grande jogador já é candidato a ídolo no Palmeiras. Só não enxerga quem não quer! 

Para sintetizar o meu pensamento e não aumentar demais o tamanho da postagem quero finalizar e dizer o seguinte:

Dudu, embora sem decepcionar, esteve individualista, amarrou demais o jogo e não rendeu ao nível de seu melhor potencial. Falta-lhe -garanto- ritmo de jogo!  Deveria ter jogado menos para si e bem mais para o time.

Roger Guedes agradou-me muito agora em que ele, por força do esquema, não se vê obrigado a marcar e acompanhar o lateral adversário.

Em meu entendimento sou convicto de que RG tem todas as condições para substituir Gabriel Jesus senão totalmente e à mesma altura, mas em parte, o que, per si, já seria de grande proveito para o ataque palmeirense e para o próprio time.

Embora o considere um jogador de muito futuro, especificamente hoje Rafael Veiga esteve apenas esforçado, justamente o mesmo que ocorreu com o incansável Willian que, ao seu feitio e ainda desentrosado jogou muito mais sem a bola do que, propriamente, com ela.

Sem maiores delongas ou comentários quero dizer que Alecsandro e Michel Bastos que só entraram no segundo tempo, também fazem parte dessa lista de esforçados...

Muito de longe de criticá-los quero dizer que ambos, muito técnicos, experientes e vividos, são detentores de um imenso potencial a ser colocado em breve tempo a serviço do Palmeiras, a partir do exato momento em que conseguirem entrar em suas melhores condições físicas!

Uma crítica forte ao árbitro Flávio Rodrigues de Sousa por ignorar o jogo violento dos jogadores de ambos os times, sobretudo do Botafogo, tanto e quanto nos lances que suscitavam dúvidas ter decidido em prol do Botafogo em 80% dos casos. 

Para encerrar, uma constatação importante: Felipe Melo proporcionou tantas alternativas táticas ao time (a maior parte inexploradas) que eu já fico imaginando como poderá ser letal o time palmeirense a partir do retorno de Moisés.

E antes que eu esqueça será covardia qualquer crítica destrutiva dirigida a Eduardo Baptista que, em meu entendimento, iniciou com o pé direito a sua caminhada como técnico do Palmeiras.

COMENTE COMENTE COMENTE

 NA TV

Eu que não gosto do trabalho profissional do palrador esportivo, digo, locutor esportivo Kléber Machado, por mera curiosidade assisti ao jogo pela Globo!

Finda a transmissão eis que, finalmente,(Aleluia!!!) nada tenho a reclamar seja de Kléber, Caio, Paulo César Oliveira, Mauro Naves ou de quem quer que fosse. Já não era sem tempo!

Mérito Global?

Não, exclusivamente, obrigação!

Não os parabenizo porque entendo que os profissionais da emissora que mantém a exclusividade das transmissões deveriam comportar-se sempre como hoje, todas as vezes em que transmitissem os jogos do Verdão, ainda que vez ou outra possam vir a equivocar-se em suas análises.

O que não dá para tolerar mais é o cinismo das interpretações de arbitrgem tanto e quanto a maldade, o clubismo e o parcialismo via de regra demonstrados, sempre em detrimento do Palmeiras!

E antes que eu me esqueça vocês perceberam que o novo técnico bambi começou a trajetória profissional jeito que ele mais gosta?

Como?

Tomando de quatro!

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA (AD)


PREPAREM-SE OS PALMEIRENSES PORQUE ESTE ANO VAI CHOVER CHUMBO GROSSO SOBRE O VERDÃO


Tem sido sobre-humano o esforço da mídia no sentido de ressuscitar os bambis e os gambás e ao mesmo tempo rebaixar o Palmeiras, visando não apenas ao ano em curso mas às próximas temporadas.

Quem não sabe que nem um nem outro de nossos adversários sobreviverá sem turbulências caso advenha outra temporada negativa, tanto e quanto qualquer deles pode definhar ainda mais se não conseguir se recuperar!

A direção global (resistiria ela própria a uma investigação séria por tanta absorção de verbas públicas até de empresas que não precisam anunciar? Quem leva comissão para investir nessas aplicações publicitárias desnecessárias?)  anda muito preocupada com os dois clubes paulistas que financia e protege e vem fazendo tudo no sentido de reerguê-los.

Vejam que Palmeiras ganhou a Copa do Brasil e o Brasileirão mas não vejo, não ouço e não leio nenhum cronista sequer repercutindo as conquistas do Verdão.

Aliás, quantos jornalistas -no fundo, no fundo- ficaram satisfeitos, não com a queda do avião e com as mortes dos jogadores da Chapecoense, mas em razão de o infausto acontecimento ter deixado o país de luto, justificando-lhes as omissões na saudação constante ao time e aos jogadores campeões do Brasil! 

Na verdade não me causa nenhuma espécie a proteção destinada aos bambis, gambás e até às sereias, haja vista que a Rede Globo de Televisão já demonstrou claramente que não tem o menor interesse em trabalhar com o Palmeiras ou em promover o Palmeiras. 

Como se não bastasse o capital maior investido nos bambis time de uma torcida muito menor que a do Palmeiras, a diferença da grana que a RGT destina a Flamengo e Curica em relação ao Palmeiras (quase o dobro) é a prova contundente do que afirmo.

Da mesma forma, quantos ex-jogadores a Globo foi buscar no Palmeiras para exercer a função de comentarista? Nenhum o que me consta!

Ainda bem porque o Verdão, ao menos, não está acumpliciado com maior crime perpetrado contra os jornalistas brasileiros em todos os tempos da utilização de ex-jogadores no lugar dos verdadeiros jornalistas.

Que os jornalistas recém formados e os desempregados da classe saibam que quem essa patifaria foi agregada à profissão por Luciano do Vale e pelo simpático Osmar Santos, o palmeirense que virou Curicano e que sabia de cor e salteado todas as lições de como promover, ajudar e proteger o clube que, segundo ele, o "sustentava na lderança das pesquisas de audiência"!

Não, não venham com essa que Edmundo foi recrutado junto ao Palmeiras porque, em primeiro lugar ele foi não foi para a Globo, mas para a Band, além do que ele sempre declarou-se vascaíno!

Como se não bastasse, jogou no Fla, no Curica, no Cruzeiro, no Flu, no Santos e em outros clubes do Brasil e do exterior.

Tudo isso embora não justifique, explica a tendência dos globais em não manter laços de relacionamento ou aproximação com o Palmeiras. 

Os profissionais que trabalham na emissora sabem disso e na hora de emitir opiniões corroboram com a política da emissora de não contrariar ou desfavorecer os clubes protegidos pela rede em que trabalham.  

Em razão disso  hipocrisia (ou seria a necessidade premente da manutenção do emprego?) toma conta -definitivamente- da maior parte da mídia, temerosa por perder o emprego.

Não assisti aos jogos deste sábado mas por antiguidade e vivência sei, perfeitamente, que certos profissionais televisivos que se auto proclamam sérios e honestos (até o são na vida comum) na hora de emitir opiniões, vão sempre ao encontro dos interesses da emissora em que trabalham e de encontro aos interesses daqueles que não torcem pelos clubes que tanto defendem. 

E o fazem independentemente da clareza ou não do lance,(uns por clubismo, alguns por fanatismo e outros por vício) julgando que as palavras deles valem mais do que a imagem clara e em close que a TV nos mostra em HD. 

Será que eles têm a veleidade de crer que quem está do lado de cá da telinha e discorda do que eles dizem é um idiota?

Como dizia minha avó materna e até hoje repete a minha mãe, há muito tempo e muito antes de Boris Casoy imaginar que cunhava uma expressão inédita: "isso é uma vergonha!"  

Os caras já estão acostumados e condicionados a tecer continuamente todas as loas a Fla, bambis, gambás e até às sereias da vila, colocando-os nos píncaros da glória, em detrimento do clube a ser combatido, e, se possível, exterminado: a SE Palmeiras.

Para finalizar eu só quero dizer a todos que imagino que este ano de 2017 vai superar a todos os outros em termos de erros de arbitragem pro bambis, gambás, Santos, Fla, tanto e quanto a defesa intransigente dos interesses desses clubes através da mídia.

Quem viver verá, já a partir do Palmeiras e Botafogo desta tarde!(espero que eu viva)

Mas se você preferir analisar a estreia do Verdão no Paulistão pode fazê-lo aqui neste OAV

COMENTE COMENTE COMENTE