Observatório Alviverde

23/03/2016

EU FALO SOBRE FOX SPORTS, GANSO, TITE, E O CURICA. VOCÊ, SOBRE O PALMEIRAS. O TEMA É LIVRE!

 Resultado de imagem para fox sport

Acabo de assistir a um programa esportivo da Fox, a menos pior das TVs esportivas, e chego à conclusão de que a crônica esportiva atual, tal e qual o futebol brasileiro,vai de mal a pior.  

Não, não falo do programa em si, bem formatado, sério, sem derivar para o folclore ou para as piadas de gosto duvidoso que só interessam aos próprios protagonistas, fenômeno recorrente no Fox Sports Rádio, um desastre, um vexame midiático nacional de proporções nacionais. 

Em suma, o programa a que assisti e cujo nome não anotei, tinha tudo para ser bom. E, no entanto, não é!

Nada a criticar em relação à forma com que se apresentaram o âncora, os comentaristas ou às suas respectivas figuras humanas. 

No entanto doía a falta de criatividade e conteúdo do apresentador Vilani na formulação das perguntas. 

Ele não conseguia penetrar no âmago dos assuntos, tanto e quanto extrair dos teóricos argumentadores Quesada, Mauro Betting e outro cujo nome ainda não guardei, uma análise profunda dos temas colocados na pauta das discussões.

Deu tédio, deu pena e, depois, raiva, assistir ao festival retrospectivo dos analistas, tipo "o passado em desfile" através daqueles "mestres do pretérito" que não conseguem analisar um único fato, jogo ou lance sem buscar no passado (recente ou antigo) fatos, inspirações, exemplos ou analogias, absolutamente descabidas e totalmente desnecessárias. 

Fez muita falta no contexto do programa PVC, o Malba Tahan da crônica brasileira! Complementaria -otimamente bem- "o festival do passado e o mundo das comparações" com os costumeiros números que informa, a maioria sem o menor nexo ou valor.

Notícia que é bom, análise tática que é ótimo, análise das individualidades que é ainda melhor, tanto e quanto um maior conteúdo informativo, nada! Só as comparações e o  passado a serviço da advinhação e da futurologia!

Turn-off, (pilha forte e vida longa ao controle remoto) desliguei!

Irritou-me visceralmente a preocupação do quarteto palpiteiro em incensar Ganso, uma vã tentativa de recuperar-se perante a opinião pública do pecado imperdoável de tê-lo, um dia reverenciado como craque exponencial, compará-lo a Neymar e colocá-lo na condição de um dos melhores jogadores do país, condição essa que ele, nunca, jamais e tempo algum esteve, ao menos perto, de ostentar. 

Assistindo ao programa, verdadeiro festival de apoiamento ao Curica, de leniência e condescendência com os bambis e de críticas ácidas e desmerecmentos ao Palmeiras, ocorreu-me um pensamento.

O que dirão esses jornalistas que, desesperadamente, tentam reinserir o medianíssimo Ganso no rol dos melhores jogadores do país, um acinte à lógica e à realidade? 

A campanha "pro ave" é de tal monta que eles chegam ao descalabro (para que não se diga alienação ou loucura) de sugeri-lo à Seleção de Dunga!

Analistas de estatística, julgam o rendimento de um jogador pelos gols que marca em cada jogo, não por suas atuações como um todo. Jeito esquisito de avaliar, não?

Ganso fez 6 gols em 3 meses, pura obrigação, e já é guindado aos píncaros da glória.

Então eu pergunto: o que vão dizer e de que maneira analisarão o armador quando ele parar de fazer gols? 

Está bem próximo de acontecer. Pode ocorrer já na próxima rodada, quem não sabe disso? 

Pior do que o insuportável festival de loas a Ganso, foi (e está sendo) a irritante insistência dos palpiteiros (por extensão da própria Fox) em glorificar Tite.

Interessante que o fazem regular, subserviente, e insistentemente todo dia, toda hora e em todos os programas, colocando-o (indevidamente) como um dos maiores expoentes entre todos os técnicos do futebol brasileiro em todos os tempos. 

Esse, confesso, foi o motivo preponderante de meu "turn-off"!

Essa história, ou, melhor, essa fantasia  já transcendeu as raias do bom-senso. Em outras palavras, já encheu o saco! 

A verdade nua e crua salta aos olhos e nos incita à razão: Tite tem de ser avaliado como um Milton Buzetto moderno, que estudou, isto é, um técnico retranqueiro, que só sabe jogar na defesa compactando o time e obrigando todo mundo a correr o tempo inteiro e marcar.

Na filosofia de Tite, 1 x 0 é goleada!

Agora, prestem toda atenção no que vou dizer. 

Tite (está demonstrado, constatado, provado, comprovado, ratificado e concluído) só dá certo mesmo à frente do Curica, o "Lula's Team", também conhecido como o time da RGT, da mídia ou do PT. Tirem ele de lá para ver o que acontece!

Sem que eu lhe sonegue a capacidade e a boa condição profissional que ostenta (nada exagerado ou além da normalidade), tanto e quanto suas inegáveis virtudes, quero dizer o seguinte: 

querer colocar um monotático preparador de times, partidário do chamado futebol que a mídia chama de total (chamo de pelada), sem ciência, sem beleza, sem nuances, sem matizes, sem tom, sem posicionamento, isto é, com dez jogadores à frente do goleiro marcando e correndo o tempo todo atrás da bola, na condição de o maior estrategista da história do futebol brasileiro, mais do que um simples pecado de desconhecimento ou de interpretação errônea, é uma escrachada heresia!

Tite, sem tirar nem por, me faz lembrar Francisco Maturana técnico colombiano da década de 80 que ganhava tudo desde que fosse no Nacional de Medellin, time apoiado pelo traficante Pablo Escobar, cujo dinheiro levou o time verde da Colômbia ao título da Libertadores de 1989, até hoje contestado.

O Curica/2012 como a cada dia se constata, como começa a revelar a Lava-Jato, tanto e quanto revelou aquele áudio ainda disponível na Web, do ex-presidente deles Dualib, tem ganho tudo muito mais à base da influência externa. 

Até um estádio construído com o dinheiro público, isto é, com o meu, o seu, com o nosso dinheiro eles ganharam! Títulos, certamente, também!

Ninguém me tira da cabeça que sem o "apoio logístico lulopetista", o Curica não teria jamais ganho a Libertadores e, menos ainda, o Mundial de 2012. O Brasileiro do ano passado, ficou provado, também!

Com o apoiamento invisível porém sensível do PT, a quem interessava os votos da informe e despolitizada massa curintiana, o Curica chegou lá.

Além do respaldo dos petrodólares (a caixa preta começou a ser aberta esta semana), o Curica contou, também, com o apoio integral da RGT, da MÍDIA, da FPF, da CBF e até da FIFA. Conta até hoje! 

Ah, estava esquecendo e acrescento depois da matéria pronta, dos marcadores de pênalti, OS ÁRBITROS, que dão impressão de que o livro de regras, em relação ao Curica é diferente daquele editado e corrigido anualmente pela International Board!

Lembram-se de que Lula esteve pessoalmente, alguns anos antes da Copa do Brasil, ao lado de Ricardo Teixeira e Marin  no congresso da Fifa que trouxe a Copa para o Brasil?

Lembram-se que, finda a Copa, o governo lulopetista criminosamente isentou a Fifa de todos os impostos devidos, decorrentes da atividade da entidade na Copa realizada no Brasil? Juntem os fatos!

Começava aí a era de ouro curicana da qual Tite foi um grande beneficiário, mas isso a mídia não diz e nem vai dizer nunca. 

Mas de um suposto esquema Parmalat que pretensamente ajudava o Palmeiras tanto disseram e dizem até hoje, no ar ou fora do ar, não é mesmo?

Por quantos times Tite passou antes de, definitivamente, virar gambá? 

Por muitos, pelo próprio Palmeiras, mas nunca passou de um técnico mediano.

Alguém da imprensa menciona os seus fracassos como o rebaixamento do Galo Mineiro para a 2ª divisão? 

Ou que ele foi demitido do Inter em 2009 por incompetência? 

Alguém fala da eliminação da curicada para o Guarani do Paraguai ou para o Tolima na pré libertadores em 2011?  Então é esse o "melhor técnico do mundo"? Arre égua!

Na verdade, a mídia só se lembra do ano de 2012 em que Tite conduziu o Curica aos títulos da  Libertadores e do Mundial, no auge da influência lulopetista. 

Você já leu, viu ou ouviu alguém da mídia mencionar os favorecimentos arbitrais aos curicanos?  

Alguém aborda o fato denunciado por Levir que quando os jogos se tornavam difíceis a maioria dos árbitros descobria uma penalidade máxima para que eles batessem?

Por que não inquiriram Levir Culpi repercutindo as suas declarações -graves, fortíssimas- de que o Brasileiro estava manchado em face de tantos pontos surrupiados àqueles times que atrapalhavam a trajetória do Curica?

Alguém fez estatística dos pênaltis marcados  a favor deles?

Porque qualquer estatística dos pênaltis contra eles é desnecessária. 

Se não for zero, beira esta cifra.

PERGUNTA FINAL AOS TITIETES:

Ganharia Tite tudo o que ganhou sem contar com o fator lulopetismo que ajudou o clube por todos esses anos, culminando com o presente milionário e insólito de um estádio, ironicamente construído com o nosso dinheiro? 

Mas qual cronista ousa ou tem com culhões suficientes para dizer isso?

Eu tenho!

===================

O TEMA, HOJE,  É LIVRE. 

FALE O QUE QUISER SOBRE A POSTAGEM OU SOBRE O PALMEIRAS!

COMENTE COMENTE COMENTE