Observatório Alviverde

12/03/2017

O PALMEIRAS PRECISA TRABALHAR PARA QUE OS BASTIDORES NÃO O PREJUDIQUEM NESTE PAULISTÃO!



Foi empolgante a vitória sobre os Bambis mas o Palmeiras não pode, simplesmente, sentar-se sobre o resultado e acomodar-se, principalmente fora de campo no chamado "jogo dos bastidores".

Exemplifico o que digo citando a arbitragem tendenciosa, nefasta e perniciosa do "choque-rei" de ontem, da parte de Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza.

Fosse o clássico no Morumbi e não tenho dúvidas de que a conduta desse árbitro paternal e caseiro -exceto quando atua nos jogos do Verdão na Allianz Arena- teria sido ainda mais deletéria e prejudicial ao Palmeiras.

Aliás o Palmeiras já houvera sido altamente prejudicado na semana passada por outro apitador, Thiago Duarte Peixoto, no jogo contra o Curica, noves fora o benefício obtido quando do grande equívoco do árbitro, daqueles que, quando se trata do Curica, ocorrem apenas a cada 50 anos ou mais, da expulsão irregular de Gabriel.

Não tive a pachorra de contar, mas se ocorreram no derby 20 lances que suscitaram dúvidas, Thiago interpretou 19 contra o Palmeiras. 

Se foram 15 as situações "in dubio", 14 delas foram interpretadas pró Curica e assim sucessivamente. Em suma, uma vergonha!

Em suma, sou convicto de que o erro de identificação ocorrido contra o Curica j-a-m-a-i-s teria sido confirmado ou ratificado fosse o clássico um jogo decisivo.  

Aliás o Curica catimbou e fez de tudo para mudar a decisão do árbitro, parando o jogo -como de hábito-, por tempo suficiente para que o árbitro tomasse conhecimento da reprise na TV . Desta vez, pela primeira vez, não deu certo.

Aliás esse tipo de ação tem se tornado muito comum no futebol e o Palmeiras já foi vítima disso. 

Ou vocês já se esqueceram do gol de Barcos contra o Inter em Porto Alegre anulado pelo representante da CBF após uma ilegalíssima consulta às imagens globais exibidas na TV?

Falando nisso, quantos gols do Curica ou dos Bambis foram anulados nas mesmas circunstâncias? 

A resposta é rápida, simples e curta: Nenhum!

Ao que me lembre esta foi a primeira vez em muitos anos que os curicanos amargaram um erro de tal magnitude.

O interessante é que a mídia só destacou e hipervalorizou o erro que os prejudicou, sem sequer mencionar as dezenas de interpretações arbitrais que os favoreceram. 

Por tudo isso o Palmeiras, daqui em diante, tem de ficar atento aos árbitros, às arbitragens e, principalmente, a todas as elucubrações de bastidores da FPF, tribunais esportivos e, principalmente de apitadores facciosos.

O Palmeiras tem de exigir que ao menos os árbitros que já o prejudicaram em tantas circunstâncias não sejam, definitivamente, escalados para os seus jogos do Paulistão


Se o Palmeiras não agir preventivamente tudo vai ficar muito mais difícil independentemente  de ter o mais técnico, o mais caro e, enfim, o melhor elenco do futebol brasileiro!

E quem não sabe que se o Palmeiras perder o Paulistão o técnico palmeirense (seja Eduardo Baptista ou qualquer outro) e muitos jogadores ficarão como bodes expiatórios e responsáveis pelo fracasso? 

É preciso trabalhar para que os bastidores que nunca (ainda bem) ajudam o Palmeiras, ao menos não o prejudiquem!

COMENTE COMENTE COMENTE