Observatório Alviverde

03/03/2010

PALMEIRAS X SANTO ANDRÉ: AFINAL, QUEM É O FAVORITO?

Hoje é dia de pegarmos o Santo André, um time cheio de prosa, cheio de pompa, cheio de marra.

E não é sem motivo e nem seria para menos, pois cumpre, com inegáveis méritos, a segunda melhor campanha do Paulistão 2010.

Cheio de pontos,24, segundo ataque da competição, 26 gols, o time andreense ainda se dá ao luxo de ter um dos artilheiros da competição, Rodriguinho, com 8 gols assinalados.

A campanha do Santo André, até o momento, é brilhante, irretocável, magnífica...

É campanha de time grande, de clube de primeira grandeza, de um grupo focado e determinado a chegar ao final da fase classificatória do Paulistão e mostrar aos adversários "a que veio".

Qualquer comparação que se atreva a fazer entre os cartéis de Santo André e Palmeiras no atual Paulistão, torna-se humilhante e depreciativa para o Verdão.

No entanto, vamos fazê-la.

Em 11 jogos disputados até esta rodada, o Santo Andre obteve 9 vitórias e o Palmeiras, 4.

Empatou o Santo André 3 vezes, o Palmeiras 4.

Foi derrotado em uma única oportunidade, ao passo que o Palmeiras entregou-se aos adversários por 3 vezes nas 11 rodadas já cumpridas.

Quando se parte para a inevitável comparação dos dois ataques verifica-se a esmagadora superioridade e a total prevalência do time do Abc.

Foram 26 gols consignados, apenas 3 a menos do que o irresistível ataque do Santos, com quem mediremos forças em breves doze dias.

O ataque verde marcou, até agora, a apenas razoável soma de 19 gols. Não seria, certamente, marca tão ruim, pudessem ser esses gols mais bem distribuidos.

Na análise fria, baseada em números, verifica-se que o setor mais débil do Santo André, teòricamente, é a defesa, vazada 15 vezes neste certame.

Ainda assim supera a nossa que já permitiu aos adversários nos vazarem em16 oportunidades.

Se partirmos, finalmente, para a importante questão do saldo de gols, segundo critério de decisão em caso de empate entre as equipes, aí perdemos de lavada por 15 a 3.

Olhando para esses algarismos, verifica-se que não levamos vantagem em, sequer, um único ítem. Em razão disso, torna-se imperioso afirmar que o Santo André é o favorito do jogo.

Mas, porém, contudo, todavia e entretanto, o futebol não se resume a aspectos numéricos. Há outros aspectos que sobrepujam os números e contam-nos outras verdades.

A começar do fato de que jogamos em casa, em nossos pagos, onde o Palmeiras se agiganta e dobra o seu rendimento nas quatro linhas com o incodicional apoio de sua leal torcida.

Pode-se, por acaso, negar a influência contagiante de nossa apaixonada torcida que incendeia o estádio e empurra o time, transmitindo-lhe o ânimo necessário para impor-se aos adversários?

Há uma semana os bambis, muito mais poderosos do que o Santo André, sentiram na carne o peso vocal de nossos "cantores de ópera."

E a força de nossa tradição não teria também considerável peso? Claro que sim!

Por que não, agora, realçar o retrospecto histórico dos confrontos contra eles, francamente favorável ao Verdão, apesar de algumas derrotas doídas como do Brasileirão do ano passado?

A vantagem palmeirense, no entanto, é nítida, incomparável, inalcançável...

Por fim, que se realce o estado de necessidade de nosso elenco mediano mas muito brioso que precisa buscar a superação e a classificação.

Esses aspectos todos alteram o foco das coisas e o próprio âmago da questão.

Aí o jogo vira e o Palmeiras é o favorito!

Eu, apesar dos números, apesar de tudo, sou muito mais Verdão!

E você?

DEIXE O SEU COMENTÁRIO