Observatório Alviverde

24/08/2016

HOJE, APRESENTO UMA SUGESTÃO! VAMOS, TODOS, BAIXAR O TEOR DAS CRÍTICAS E DAR TRANQUILIDADE AO TIME!



É normal e compreensível que todos nós, sem qualquer exceção -este editor, inclusive- apaixonados pelo Palmeiras, tenhamos sempre uma certa tendência às críticas contundentes e atribuamos, correta ou indevidamente, múltiplos fatores as derrotas do Verdão.

Cada qual no seu estilo e a seu próprio "modus faciendi", a verdade é que todos nós "abrimos a caixa de ferramentas" (royalties para o falecido repórter palmeirense Roberto Silva " o olho vivo"), batemos, forte no time e temos, sempre, um veemente protesto a lavrar nos momentos de crise.

Mas, se isso é humano, o exercício contínuo desse "modus operandi" acaba se tornando desumano, na medida em que mexe com o brio e com o amor-próprio de todos os jogadores, direta ou indiretamente.

Quem acompanha este blog, sabe, perfeitamente, que não exercemos sobre as opiniões emitidas pelos participantes a menor pressão, seja ela editorial, ditatorial ou de censura. 

Todos os que se manifestam neste OAV também sabem que se respeitarem as chamadas "regras sociais do jogo", isto é, se não partirem para os xingamentos e ofensas pessoais, não terão os seus comentários censurados ou excluídos.

Aqui qualquer participante pode dizer, por exemplo, que Paulo Nobre ou qualquer membro da diretoria ou do futebol  (hipoteticamente) é um "inepto, um incapaz, um deslumbrado pelo poder, um despreparado para a função, que não entende nada de bola, que errou grosseiramente ao fazer isto, aquilo e aquilo outro" e sua opinião será sempre respeitada.

Até palavrões de desabafo decorrentes de situações vividas pelo time, inseridos no contexto daquilo que qualquer "blogueiro-comentarista" esteja abordando este blog permite! 

Muitas vezes, (quantas vezes? Até perdi a conta!), até este editor, certamente abrindo precedentes e transmitindo maus exemplos, também se manifestou dessa forma em alguns fatos ou eventos.

Mas, se permitimos tudo isso, quero dizer que, muitas vezes, não posso concordar com certas posições opinativas, embora, na qualidade de proprietário do blog evite contestá-las, o que certamente não faria fosse eu um blogueiro.

Refiro-me às críticas amplificadas, muitas delas desproporcionais, a tantos jogadores muitos dos quais acabam sucumbindo diante da força de tantas argumentações raivosas e odiosas...

Sobretudo os atletas mais jovens e aqueles menos dotados de autoconfiança e personalidade que não sabem como lidar e reagir contra considerações extremamente severas, pesadas, doídas e desclassificantes.

Tomando como exemplo Victor Hugo, é compreensível que muitos afirmem que o atleta está mal, que não tem se apresentado bem, e, se querem carregar mais nas observações, digam até que suas atuações estão fracas e abaixo das demandas atuais do time.  Fique claro que essa não é a minha opinião!

Entendam, porém, que este não é o momento de colocar o atleta abaixo dos cachorros e dizer que ele tem de ir embora, que já não serve mais e coisa e tal, porque, queiramos ou não, será ele um dos principais zagueiros com quem o Palmeiras terá de contar para brigar por este título.

Da mesma forma, ainda que o critiquemos forte num primeiro momento, reconheçamos-lhe o bom trabalho quanto ele se apresentar bem. 

As críticas definitivas, ou sejam, aquelas dirigidas a qualquer pedindo para que o jogador A, o B, o C ou qualquer outro seja mandado embora do time têm de ser feitas ao final da temporada ou a partir do momento em que o time não almeje ou dispute mais nada que interesse no campeonato.

Se os bloguistas se dignarem a me ouvir, gostaria de sugerir que apenas as críticas das atuações pontuais (as de cada jogo) de cada atleta fossem feitas daqui até o desfecho das rodadas que decidirão a vida do Palmeiras neste Brasileiro.

Quero que todos considerem que o momento é grave e exige que formemos uma corrente de pensamento positivo proporcionando um ambiente (vocês dirão psicológico e eu direi espiritual) que proporcione a tranquilidade suficiente para que cada jogador possa render não apenas tudo que sabe, porém mais. 

O Palmeiras daqui para a frente vai precisar, além de ação, de superação!

Juntos chegaremos lá! 

Lá onde está o título!

COMENTE COMENTE COMENTE