Observatório Alviverde

14/07/2015

MUITOS DA MÍDIA NÃO SE CONFORMAM COM O ASA DE ARAPIRACA X PALMEIRAS SER EM LONDRINA PR.


 Image result for estádio do café em Londrina
Asa de Arapiraca x Palmeiras lotarão o "Cafezão"?
Ao que tudo indica, sim!


 Se o Palmeiras fosse enfrentar o Asa, pela Copa do Brasil, amanhã lá em Arapiraca (AL), viajaria mais de 350 quilômetros em estrada asfaltada até a principal cidade do interior alagoano. Se optasse por uma escala técnica em Maceió, o time, que estava em Recife, viajaria apenas 265 quilometros pela Br 101, (três horas de ônibus) . De avião -jato- em linha aérea regular, pouco mais de quinze minutos, mas só a Maceió.

Como o Asa vendeu o mando de campo para a longínqua Londrina, -não foi o Palmeiras que comprou- o Verdão, se for de ônibus, terá de viajar de Sampa ao norte paranaense pela tormentosa Castelo Branco  trafegando, depois por outras vias tão movimentadas quanto perigosas, pela João Batista Renó e pela BR 369. Por terra são 532 kms e dez postos de pedágio, se é que não criaram nenhum novo. Via áerea, são 70 minutos de vôo, a jato puro.

E a mídia (prefiro dizer, os profissionais anti-verdão), ainda que sabedora dessas dificuldades, usa o discurso de sempre não só condenando a mudança do local do jogo, mas, vai além, insinuando que o Asa está entregando o jogo. Não fosse a abusiva prática da venda de mando, tão antiga quanto as próprias competições que as motivam, eu (juro) faria coro com eles. Mas o discurso desses indivíduos é bem outro quando os chamados clubes de massa adotam a mesma prática e, por isto, prefiro ignorar a cantilena falsa dessa laia, digo, ala de cronistas-torcedores ou, melhor, de torcedores cronistas!

O jogo em Londrina será bem mais cansativo ao Palmeiras do que se o Verdão houvesse ido direto de Recife a Arapiraca. Como os argumentos nesse sentido são irrefutáveis, a "tchurma" da mídia virá (já veio) com o falso argumento de que, quem, de fato, vai se cansar é o Asa. E dizem isso como uma verdade absoluta, ditando cátedra, sem sequer terem trabalhado um único dia na imprensa nordestina.

Mostrar o talento no sul, (como próprios atletas gostam de dizer), é a suprema realização do jogador nordestino nato, ou daquele que por lá milita. A pilha, isto é, a motivação que um jogo Asa X Palmeiras coloca em um time, principalmente do interior nordestino, é algo que a performance recente e espetacular do Asa, no primeiro jogo com o Palmeiras, em pleno Palestra pode, per si, explicar. O fato de já ter despedido certa vez o Palmeiras da competição mesmo com Luxemburgo, elenco caro e tudo, expressa bem forte esta verdade, conforme atestou o primeiro jogo da série deste ano, a 27 de maio, um zero a zero em plena Allianz Arena contra um titularíssimo Palmeiras com Prass, Lucas, Arouca, Marques, Egídio, Valdívia e todo mundo, enfim.

É mito, é lenda, é baboseira, é conversa pra boi dormir que o Palmeiras encontrará facilidades para ganhar o jogo, simplesmente por jogar no Estádio do Café, em Londrina. Encontrará, sim, reconheço, o achego e o aconchego de uma torcida leal que, se a mesma "tchurminha" facciosa da mídia paulistana desconhece, na região, é tão grande ou maior que a do Curíntia, do Fla, dos bambis ou de qualquer outra.

Fica claro, então, que o Asa só não terá a seu favor o ambiente claustrofóbico e caseiro do "Fumeirão", apelido de seu estádio, o Coaracy Nunes, em Arapiraca, a capital do fumo, cidade com população estimada entre 200 e 250 mil habitantes. Mas, da mesma forma que o time alagoano encarou o Verdão no primeiro jogo em Sampa, empatando, em pleno Palestra por 0x0, o Asa tem tudo para endurecer o jogo, também, em Londrina. O Estádio do Café, pela própria arquitetura que o destaca, é um estádio -completamente- neutro!

COMENTE COMENTE COMENTE 

PS.
Uma saudação especial aos amigos palmeirenses frequentadores deste blog, Ney Verde e Alexandre Higino que são de Londrina e amanhã poderão ver o Verdão ao vivo e em cores, (tomara) classificado para a sequência da Copa do Brasil!