Observatório Alviverde

23/12/2013

VOCÊ GOSTARIA QUE LUAN RETORNASSE AO PALMEIRAS?


 (Rodrigo Clemente/EM/D.A Press) 
Você acha que esta camisa amarela cai em Luan muito melhor do que a verde?
.........................................................................................................
Estabeleço, neste post, uma proporção que, imagino, ser verdadeira:

Do ponto de vista técnico, Luan está para o Palmeiras, assim como Márcio Araújo o está, sem tirar e nem por.

Em tudo eles se parecem, a partir da condição de jogadores operários que, muito longe de brilhar, jogam, essencialmente para o time.

São dois medianos espetaculares que cabem em qualquer time do Brasil e do mundo, haja vista que a história do futebol através dos tempos prova, comprova e ratifica que jamais existiu, existe ou existirá um time equilibrado que seja formado por um craque em cada posição.

A primeira seleção brasileira a levantar um título mundial e ganhar um bicampeonato genuíno, isto é, dois titulos seguidos, tinha Gilmar, Djalma Santos, Nilton Santos, Didi, Garrincha, Mazola, Dino Sani Dida e Pelé.

Em compensação tinha De Sordi, Belini, Oreco, Vavá e, entre outros, Zagalo, titularíssimo como ponta esquerda recuado ajudando o meio de campo.

 A Seleção de 70, a melhor da história tinha Félix, Roberto, Everaldo, Joel Camargo e outros, como Jairzinho que, embora efetivo, jamais foi considerado um craque.

E, 82 tínhamos, sim, quase um craque em cada posição, mas tínhamos Serginho Chulapa, Dirceu Borboleta, Roberto Dinamite e outros longe de serem craques.

De lá para cá, deixo que a memória e o conhecimento de cada um na análise, não apenas das seleções mas dos clubes que marcaram época no futebol brasileiro, comprove o que estou dizendo.

Volto ao Palmeiras.

Nossa torcida, exigentíssima, mormente a nossa torcida paulistana, repele atletas como Luan, Araújo e outros aos quais chamamos de carregadores de piano, isto é, aqueles que correm e se desdobram em campo, para permitir aos craques executarem os seus solos.

É bem verdade que, ultimamente, não temos tido grandes concertistas, e, por via de consequeência a torcida quer exigir que medianos e jogadores que apenas servem para complementar elencos joguem como craques.  Eles não vão conseguir isso, nunca!

Como carregadores de piano, como jogadores táticos e para efeito de complementação de elenco você renovaria com Araújo?

Aceitaria Luan de volta?

Ou o Palmeiras deveria partir para a contratação de jogadores mais qualificados?

COMENTE COMENTE COMENTE

Meus amigos palmeirenses, ainda estou em Pederneiras e só retornarei a Belo Horizonte após o Natal 

OBS - TENTAREI POSTAR AMANHÃ PARA DESEJAR AOS AMIGOS UM FELIZ NATAL.

SE NÃO CONSEGUIR, ANTECIPO-LHES, DESDE JÁ OS MEUS MELHORES VOTOS. (AD)