Observatório Alviverde

14/05/2017

CUCA ESTREIA COM O PÉ DIREITO E O PALMEIRAS APLICA GOLEADA HISTÓRICA NO VASCO



Até agora 2 x 0 para o Verdão e estamos no intervalo do jogo.

O resultado não deixa dúvidas em relação ao melhor time em campo.

No entanto, como previ, o Vasco viria com tudo e veio mesmo porque todos querem derrotar o Campeão que não por acaso é o Verdão!

Chutou uma bola no travessão (erro de Prass equivocadamente atribuído exclusivamente a Jean) e Prass fez, no mínimo, duas defesas que garantiram o resultado.

O miolo de zaga esteve bem e tem tudo para se entrosar cada vez mais.

Mas como Mina gosta de apoiar e Dracena é coroa e já não tem o mesmo fôlego, o Palmeiras tem de ter muita eficiência antecipativa de marcação, do meio de campo à sua grande área. Não teve!

Gosto do aproveitamento de Tchê como lateral, gosto de Felipe Melo mais pela direita, gosto de Willian se deslocando levando e confundindo a marcação.

Gosto, muitíssimo do Guerra excelente no apoio mas fraco pra defender, tanto e quanto Borja mostrou que um pouco mas de autoconfiança será o camisa nove ideal;

Gosto, demais, de Dudu que andava jogando com o freio de mão puxado, se soltou (assim como todo o time) e foi disparadamente o melhor em campo.

Só não gosto de ZR e pergunto o que ele está fazendo (ainda) no time do Palmeiras?

Pelo que vi neste primeiro tempo só fazendo o jogo do caranguejo, isto é, tocando pra trás.

Esse novo Palmeiras, vibrante e agressivo, merece um lateral esquerdo mais eficiente, ainda que seja,  Michel Bastos, até que chegue um especialista.

Aliás, eu não sei explicar porquê ZR que produz tão pouco é titular e MB continua esquentando o banco.

Se o Vasco explorar o setor esquerdo da defesa do Palmeiras, por conta dos dois veteranos Zé Roberto e Dracena e da falta de cobertura no setor, pode vir a incomodar no segundo tempo prestes a começar. (comentário acima produzido no intervalo do jogo)

2º TEMPO 

O Vasco teve o mapa da mina em mãos mas não soube identificá-lo.

Em vez de jogar pelo lado esquerdo da defesa palmeirense onde havia dois veteranos, optou em atacar sempre pelo lado direito onde residia o forte da marcação palmeirense.

No segundo tempo ficou um pouco mais difícil para eles porque Dudu cercava na frente e inibia mediante sua simples presença o adversário de atacar.

Felipe Melo voltou a ser o mesmo paredão onde ele costuma jogar, isto é à frente do quarto-zagueiro e do lateral esquerdo e com tal eficiência que até liberou Zé Roberto.

Z R, então, passou a ter mais tranquilidade e a jogar com mais liberdade e com desenvoltura fazendo aquilo que normalmente não faz, apoiar o ataque.

Sua atuação no segundo tempo, a partir dessa iniciativa, me satisfez, porque o que falta a Zé é chegar com mais frequência para apoiar o ataque. Sua ausência na frente é um fator que inibe em muito o jogo ofensivo do Verdão.

Parece incrível mas a partir dos 38 minutos do segundo tempo, isto é, quase ao final do jogo, ZR realizou três excelentes jogadas de apoiamento ao ataque e na última delas deu um pique digno de um jovem de 20 anos.

Apesar disso quero dizer que estou enjoado de analisar Zé Roberto discorrendo sempre sobre o fato dele ter ou não comprometido o time em suas atuações e não, como deveria ocorrer na ordem natural das coisas, se ele rendeu mais ou menos em sua função e em que mais poderia colaborar no contexto tático do time.

Falta a esse veteraníssimo jogador uma regularidade física (há dias em que ele está uma verdadeira lesma em campo) que o credencie a ser titular. Se ele está sem condições (pode ocorrer) de entrar em determinado jogo que transmita a informação diretamente ao treinador com toda a lealdade e deixe de lado vaidades e veleidades de jogar sem condições sob pena de enterrar o time.

Palmeiras não pode dar-se ao luxo de ter um atleta titular que, se sabe, individualmente e com a bola no é excelente, mas que, no conjunto da obra, torna o time apático e fraco, ofensivamente, pelo lado esquerdo perdendo a opção de ataque via apoio de trás, do lado esquerdo do campo.

Jean, definitivamente, atuou pelo meio onde se amoldou mais ao modo de jogar de Cuca e onde ele rende mais, muito mais.

Em relação a Borja parece que o grupo verdadeiramente o aceitou e o abraçou a julgarmos pela festa que fizeram os companheiros quando do belíssimo gol de cabeça que assinalou e, principalmente, porque o deixaram bater o pênalti que originou o quarto gol, seguramente para que ele ganhe duas coisas, a artilharia e a confiança.

Cuca agiu com muito profissionalismo ao retirar de um jogo em que a vitória já estava garantida Guerra, Willian e até Dudu, o melhor em campo, fazendo entrar Róger Guedes, Keno e Fabrício.

Ele procurou garantir a integridade física de três jogadores importantíssimos de seu esquema, tanto e quanto dar motivação e ritmo de jogo a três bancários igualmente importantes, tendo em vista as duas enormes pedreiras que o Palmeiras terá de demolir esta semana precisando, evidentemente, de seus melhores jogadores: o Inter gaúcho em casa, quarta-feira e a Chapecoense, sábado, em Chapecó!

O público presente ao Allianz foi de 33.425 no Palmeiras x Vasco, para uma renda de R$ 2.109.685,93. Considerando-se que hoje é o "Dia das Mães", há de se louvar a presença massiva da torcida verde no Allianz

Enquanto isso, ontem, na Arena "Lava a Jato" o grande campeão paulista e time de maior torcida do país, o Curica, (HAHAHAHAHAHA) levou  31.470 torcedores para assistir ao 1 x 1 contra a Chape obtendo uma renda de R$ 1.477.730,80.

A propósito vocês viram ou ouviram algum programa abordar o assunto e fazer a comparação? Eu não!

Mas a mídia não diz abertamente que o Curica, os Bambis e alguns estúpidos não cravam que até o Santos tem mais torcida do que o Palmeiras?

Vou deixar a análise tática do jogo para vocês  e prefiro encerrar falando do "baita" tempo perdido quando da contratação do neófito Eduardo Batista que era como um farmacêutico prático querendo ensinar anatomia a médicos renomados.

Não fosse a bobagem de Mattos que transformou o Palmeiras (honra e glória do futebol brasileiro e um dos maiores clubes do mundo) em cobaia e o pior time da história do Curica, pior até do que o "Faz-me rir" da década de 60 que eu pelos menos tentei ver jogar (hahahahahaha) não teria conquistado o último título Paulista!

Mas agora é seguir em frente que atrás vem gente. Palmeiras, líder do Paulistão!

Se não (ainda) em pontos, mas na qualidade do futebol!

COMENTE COMENTE COMENTE

APÓS CUMPRIMENTAR TODAS AS MAMÃES DO MUNDO, DIGA O QUE VOCÊ ESPERA DO PALMEIRAS NA ESTREIA DO BRASILEIRO CONTRA O VASCO?


HOJE É O DIA DAS MÃES!

Você já cumprimentou sua mamãe?

Já beijou, abraçou , falou, cumprimentou ou telefonou para ela?

 Já, ao menos pensou ou orou por ela, se ela não estiver mais neste mundo de expiação e de provas?

Parabéns, paz e alegria a todas as mães do mundo.

Você que, como eu, graças a Deus ainda tem a sua, abrace-a e beije-a, amorosa e afetivamente.

Você que já não a tem, erga uma prece ao "Grande Arquiteto Universal" e peça para que a proteja e a guie no mundo espiritual, tanto e quanto ela o protegeu e dirigiu no mundo material.

Que no ano que vem o Senhor nos permita que possamos estar todos aqui (nós e nossas mães) com vida, saúde e o Palmeiras campeão, comemorando -efusivamente- uma data tão preciosa.

PARABÉNS, MAMÃES

Parabéns à minha, à sua e a todas as mamães deste mundo e que Deus permita que elas estejam ao nosso lado o máximo de tempo possível, nos protegendo, apoiando, aconselhando, orientando e, sobretudo, nos motivando.

FALANDO EM FUTEBOL


Vamos, todos, neste dia da estreia do Palmeiras no Brasileirão colocar a mídia para escanteio.

Esqueçamos (sei que é difícil, mas não é impossível) suas contínuas sacanagens contra o Verdão e seus contumazes favorecimentos ao Curica (Ontem contra a Chape aconteceu de novo), atendo-nos, exclusivamente, ao importante jogo de hoje contra o Vasco, na estreia do Verdão no Brasileirão.

À primeira vista, partindo-se de um ponto de vista exclusivamente teórico da mídia e da torcida, o Palmeiras é o franco favorito, mas em minha opinião isso é papo furado, pura retórica e fantasia.

Na ordem natural das coisas o Palmeiras tem um time de melhor nível técnico e como joga em casa estimulado pela torcida mais vibrante do Brasil, tem tudo para ser o vencedor e dar um primeiro e  importante passo na tabela se destacando como time vencedor logo na primeira rodada.

Mas há que se respeitar a camisa do Vasco, recém promovido para a Série A de onde saiu exclusivamente por desmandos administrativos, tal e qual o Palmeiras, nas duas vezes em que esteve rebaixado.

O Vasco é um time perigoso e, por tradição, difícil de ser batido.  

Os dois jogos que abriram oficiosamente o Brasileirão neste sábado, são uma amostra grátis da pedreira que espera Cuca e o time do Palmeiras.

Por mais que palmeirenses fanáticos queiram deslustrar e minimizar o empate de ontem entre Fla e Galo Mineiro, quem assistiu ao jogo (assisti a vários trechos) percebeu que serão dos adversários daqueles chamados "carne de terceira".

Depois, quem viu a Chape em ação contra o Curica, barrada pela arbitragem facciosa do goiano Elmo Alves Resende Cunha, cuja interferência no resultado do jogo, notória e irritante, deixo a vocês para analisar.

De minha parte, prefiro lançar um slogan que, tenho certeza de que vai pegar e ficar, em face de as arbitragens apitarem sempre sob pressão os jogos em Itaquera e se constituírem no décimo segundo jogador deles dentro de campo. 

Anotem o slogan e passem adiante, sempre que possível:

"Caiu em Itaquera, a arbitragem opera"!

E hoje, o que você espera do velho novo ou do novo velho Palmeiras de Cuca?

Você também já considera esse jogo com o Vasco antecipadamente ganho, daqueles a que chamamos de "macuco no embornal"?

Considera que o Verdão vai vencer fácil em face da mudança de treinador e, sobretudo, de enfoque, atitude e objetivos? 

Ou considera que em razão da pretensa fraqueza vascaína e do péssimo momento vivido por esse clube os adversários vão se mobilizar e tentar a façanha de derrotar o Verdão em plena Alliaz Arena.

E aproveito para perguntar qual o time ideal para entrar em campo e o Palmeiras, fiel ao seu hino, provar neste início de brasileiro que "de fato, é o Campeão"!

COMENTE COMENTE COMENTE