Observatório Alviverde

01/02/2015

OU PAULO NOBRE TOMA AS MEDIDAS CABÍVEIS OU A REDE GLOBO ACABA COM O PALMEIRAS!





A Rede Esgoto, digo, Globo, provou, publicamente, o seu mercenarismo, o seu facciosismo e, principalmente, a contumaz perseguição que move contra o Palmeiras e sua torcida, ao esconder o jogo do Verdão, ontem, contra o Audax, o primeiro e o mais importante da rodada inaugural do Paulistão 2015.

Via satélite, você podia acompanhar tudo, pelo Brasil, a partir do jogo do Grêmio, do Coritiba, do Botafogo carioca, até os jogos menores do Paulistão e de outros clubes de menor expressão, exceto o Palmeiras x Audax. O caso é grave e de âmbito empresarial!

Ontem, pela enésima vez, ficou provado, comprovado e ratificado que objetivo único dos dirigentes globais, é, m-e-s-m-o, aquele de prejudicar o Palmeiras, impedindo-o de crescer e, sempre que possível, atingir, em cheio, o moral da diretoria, dos jogadores, e de sua torcida.

Havia um aviso no canal, teoricamente destinado à transmissão do evento, dando ciência de que o sinal do jogo Palmeiras x Audax não seria disponibilizado, sem, no entanto, explicar os motivos. De fato, não foi!

Ainda assim, assisti ao jogo, mas não vou revelar de que forma, pois não pretendo passar informações que possam cercear o acesso da torcida às pouquíssimas opções restantes para assistir aos jogos e nem dar conhecimento delas aos "paus mandados" que manipulam a programação dessa repulsiva rede televisiva , contumaz exploradora da bolsa e da economia popular. 

Pelo que depreendi, a propósito da abortada transmissão, neste sábado,  do jogo do Palmeiras, das duas, uma: 

1) ou a Globo não remeteu o sinal do jogo aos satélites habituais, impedindo que o mesmo fosse exibido para outros países ...

2) ou a RGT ordenou às operadoras de TV a cabo que agissem dessa forma para evitar o acesso SÓ da torcida do Palmeiras, via satélite, ao jogo de seu time, porque deseja que a torcida de maior poder aquisitivo do país compre os seus pacotes pay-per-view. 

Fica clara e patente a discriminação acintosa, escancarada, desavergonhada e INÉDITA, como jamais foi feita a nenhum time do Brasil, nem ao Vasco depois de haver entrado em campo, em transmissão exclusiva da Globo, com o emblema do SBT na manga da camisa! E o Palmeiras nem fez isso ainda... Imaginem se fizesse!

O fato é que o Audax x Palmeiras, o evento mais importante da primeira rodada do Paulistão, não foi transmitido em amplo espectro, mas, apenas, internamente, restrito às empresas de tv a cabo, entre as quais, certamente, as famigeradas Net e Sky, umbelicalmente ligadas à Globo, muito mais do que por meros laços de simpatia, de relacionamento ou afetivos.

Sábado passado eu fiz um chamamento, através deste blog, a fim de que os palmeirenses que recebessem o sinal do jogo o disponibilizassem e o transferissem, via Web a outros companheiros que não têm condições de pagar a exorbitância mensal exigida pelas empresas de TV a cabo, que, há anos, cobram, livremente, duas vezes por um serviço da mesma natureza.

Não sei se rolou! Alguém sabe informar se houve muitos links disponibilizados na Web? Aqui em Pederneiras, no local onde assisti ao jogo não havia Internet! Daí a minha curiosidade!

Um aspecto importante a respeito da Globo:

A RGT, pelo fato dela própria escolher os jogos que a Band, transmite, compulsoriamente, em Tv aberta, (em 99% das vezes os mesmos que ela), sem que haja um jogo alternativo para o telespectador, não estaria exercendo um monopólio?

Onde estão os órgãos reguladores ou responsáveis  pela comunicação no Brasil que não veem isso, ou, se veem, fingem ignorar?

E os deputados e senadores em Brasília, eleitos com os nossos votos, estariam ou estão com tanto medo da Globo que nem ousam cogitar de abordar e de atacar o problema? Por que continuam com a galha recolhida se o problema é grave, gravíssimo?

Por que o Cade. o Conselho Administrativo de Defesa Econômica  não investiga? Não existe interesse dos doutos conselheiros dessa importante autarquia federal em avaliar um possível crime contra a economia popular?

Onde estão as nossas autoridades que não agem em defesa do consumidor, a partir do inerte Ministério das Comunicações, passando pela conveniente Anatel e até pela corporativíssima Abert, onde, certamente, deve existir, nas reuniões, algum tipo de pressão e protesto de redes concorrentes em relação aos problemas que estamos denunciando? 

Tudo o que foi escrito até agora reflete a minha indignação em relação à caixa de maldades que a RGT abriu contra o Palmeiras e contra a Leal, a terceira maior torcida do Brasil, comprovadamente, dona do maior poder aquisitivo entre todas as concorrentes do país.

Sei que a revolta é geral e que muitos torcedores, indevidamente, acabam hostilizando os profissionais comuns da RGT (locutores, comentaristas, repórteres e cinegrafistas) que nada têm a ver com o problema. 

Embora alguns até mereçam, é preciso parar com isso e agir, sempre, civilizadamente, sob quaisquer circunstâncias e em relação a qualquer pessoa!
 
Na realidade, o fato vem de cima para baixo e o maior responsável por essa situação é o cidadão abaixo, Marcelo Campos Pinto, por mera questão decorrente do cargo que, insensivelmente, ocupa.

Infelizmente esse senhor, um apedêuta completo em história do futebol paulista, está, hoje, diretor responsável da RGT nas negociações dos direitos de transmissão entre essa rede televisiva e o Palmeiras.


MCP (foto) já demonstrou, em reiteradas oportunidades, que não conhece a nossa história e que não tem nenhum apreço ou  respeito pela diretoria, torcida ou pela camisa do Palmeiras, clube que parece detestar.

Aliás, recentemente, ele foi homenageado pelos bambis, participando de um lauto rega-bofe no Morumbi, o que, talvez, explique o fato de ele pagar 10 milhões de reais a mais àquele clube, cuja torcida é muito menor do que a do Palmeiras.

Aqui é que entram Paulo Nobre e a diretoria do Verdão.

De nada vai adiantar a montagem de um super time se a RGT, que detém o monopólio das transmissões, não der cobertura e suporte aos investimentos do clube. Como motivar a torcida sem as imagens da televisão?

A vitória espetacular de ontem sobre o Ajax não obteve a repercussão que deveria em face de o jogo não ter sido mostrado ao vivo, ao menos em TV semiaberta, tanto e quanto pouca gente viu, expostas, as marcas de nossos patrocinadores, mormente a estreante Crefisa.

Paulo Nobre não pode se calar ou se omitir diante de tanto desrespeito e desconsideração da parte da Globo.

Ele tem de chamar, urgentemente, os dirigentes globais para uma conversa séria, objetiva e ao pé do ouvido, em que toda essa roupa suja há de ser lavada nos limites do respeito e da sensatez.

Mas se a Globo teimar, altercar e anunciar que vai continuar massacrando o clube, escondendo-o no limbo das transmissões fechadas, que Nobre tenha força moral para peita-la, atirar a roupa suja pela janela e, se necessário, enfrentar a arrogância global com desassombro, altivez e, sobretudo, com atitudes, mesmo que sejam drásticas.

O time e a torcida esperam que o presidente cumpra o seu dever!

Ou o Palmeiras acaba com o desrespeito da RGT, ou a RGT acaba com o Palmeiras!
  
COMENTE COMENTE COMENTE

A preleção de Zé Roberto.
Entre e curta! É comovedor!
https://www.youtube.com/watch?v=ZWRi6VyU3aw&feature=youtu.be