Observatório Alviverde

19/07/2009

VENCEMOS MAS NÃO SENTI FIRMEZA!

Mais uma vitória, mais tres pontos e isso é o que interessa. Assim começam sempre os escritos dos analistas de resultado que ganham, empatam e perdem jogos, na mesma proporção dos resultados obtidos pelo time dentro de campo. Via de regra é assim: se o time vence, derretem-se em elogios, se empata moderam um pouco o entusiasmo e se o time perde carregam as tintas nas críticas.
De minha parte continuo considerando o Palmeiras um time, apenas, entusiasmado e batalhador, com o grupo fechado em torno de um ideal. Isto, somado a um elenco de qualidade, seria a fórmula ideal para que se lute pelos títulos. Entretanto, tomado isoladamente é elementar que melhora a figuração da equipe no campeonato, mas não garante que brigue por títulos.
Respeito o entusiasmo justificável de tantos, mas continuo reticente com relação as nossas reais possibilidades. Sem alguns reforços em algumas posições vamos morrer em alto mar mesmo, pois sequer chegaremos à praia. Quem se dispuser a fazer um levantamento dos jogos que marcam a invencibilidade de Jorginho vai notar que, após o clássico contra o Santos em que tanto sofremos, o único resultado, efetivamente, positivo foi aquele da vitória sobre o Flamengo construido com imensas dificuldades em um jogo no qual tudo deu certo para nós e nada deu certo para eles. Os outros resultados eram absolutamente previsíveis, com ou sem Jorginho, Luxa, Muricy, Felipão ou quem quer que fosse o nosso comandante.
Nosso time mudou muito pouco em sua forma de atuar. Qualquer pessoa que não tenha conhecimento da mudança de treinador bate os olhos e pensa que quem está no banco é Luxa.
Temos as mesmas virtudes do time de Luxemburgo como a pegada, a defesa forte, a virada de jogo, do uso, em revesamento, dos alas, da mesma forma como temos um meio-campo sem muita inspiração de penetração na área adversária e o crônico isolamento dos homens de ataque que para poderem participar do jogo são obrigados a sair da área e procurar os deslocamentos. O que parece ter melhorado é a disposição do elenco que vem atuando com mais empenho e alegria.
Até agora temos tido as providenciais defesas de São Marcos ajudando a segurar resultados como contra o Santos, Flamengo e Santo André. Mas até quando Marcos vai segurar as pontas ?
A diretoria precisa abrir o olho e trazer, urgentemente, um ala esquerda, um meia de categoria, preferentemente canhoto, e mais um ou dois homens de área. Sem esses reforços vamos ter enormes dificuldades em manter os resultados e melhorar cada vez mais em rendimento, como é imperioso para quem quer ficar com a taça . Que ninguém se iluda porque os jogos mais difíceis ainda estão por vir neste primeiro turno. Só posso dizer que torço por Jorginho que terá a sua prova de fogo esta semana. Primeiro em Goiânia, quarta-feira, contra o Goiás e depois em Presidente Prudente, no outro domingo, diante de nosso maior rival, contra quem fazemos o maior clássico do planeta, Palmeiras X Corinthians.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO:

Transmissão nota 7 do Sportv, com as mesmas falhas de sempre sob o aspecto técnico, principalmente a de roubar-nos lances do jogo que queremos ver, trocando-os com bobagens de reprise de gols que podem, perfeitamente, ser mostrados no intervalo. Os locutores Milton Leite, Vilaron, Alexandre Oliveira e Marco Aurélio também recebem 7. Foi uma boa transmissão.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO