Observatório Alviverde

09/11/2016

OUTRA DENÚNCIA CONSPIRATÓRIA CONTRA O PALMEIRAS!



Vocês estão sabendo que a Seleção Brasileira vai jogar aqui em BH, amanhã, contra a Argentina? Juro que não sabia! 

Trata-se de um evento ao qual atribuo tanto valor quanto à eleição de Trump nos Estados Unidos, isto é não ligo a mínima importância. 

A Seleção, (a minha Seleção) que atende pelo nome de Palmeiras, de fato, apresentar-se-a por aqui, mas na 5ª feira da próxima semana, dia 17/11 para cumprir, no Independência, um jogo decisivo contra o Galo. 

********************

Mudando de assunto, lí hoje cedo em um jornal de Curitiba a manifestação do presidente do Sindicato dos árbitros do Rio de Janeiro acerca de uma suposta recomendação aos árbitros do presidente da CBF Marco Polo Del Nero, para que não errassem contra o Palmeiras.

Não quero discutir se o fato existiu ou não, mas, se existiu, faço questão de elogiar, pela primeira vez, o até então dubitável palmeirismo de Del Nero, que ao que se sabe, jamais fez nada pelo clube, mesmo na condição de sócio benemérito e de conselheiro vitalício.

É importante e digno de registro que se diga que, "se o fato, de fato aconteceu, não terá sido a primeira vez. A diferença reside, apenas, na forma como a mídia trata o assunto".

Vocês ainda se lembram da denúncia -há seis anos- do árbitro carioca Gutemberg de Paula Fonseca contra o então presidente da Comissão de arbitragem, Sérgio Corrêa? 

Ele afirmou -taxativamente- pela mídia que Sérgio Corrêa exigia que os árbitros escalados para o Campeonato Brasileiro mantivessem contato com ele poucas horas antes da realização das partidas, a fim de dar ordens e fazer recomendações. 

Essa iniciativa serviria para que os árbitros recebessem orientações diretas do presidente da comissão arbitral sobre como proceder durante os jogos e não tivessem desculpas se porventura viessem a errar

De acordo com Gutemberg, em ao menos um jogo por ele apitado, recebeu um recado direto para que houvesse boa vontade com o Corinthians e em outros, insinuações. Essa foi a sua interpretação das palavras de Corrêa, dando a entender que havia um esforço arbitral pro Curica.

O que ocorreu a partir da denúncia, todo mundo já sabe... 

Apesar de tudo, a sujeira daquele escândalo foi -convenientemente- varrida para baixo do tapete e ninguém (muito menos a mídia, "a grande arauta e defensora da decência e da dignidade no futebol" HAHAHAHAHAHA) teve o menor interesse em estender ou aprofundar o assunto e jamais cobrou e nem exigiu os desdobramentos jurídicos para a punição do(s) culpado(s).

********************

A matéria na qual o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Arbitragem Esportiva do Rio de Janeiro, Marçal Mendes afirma, escandalosamente, que "os árbitros estão sendo pressionados pelo presidente da CBF Marco Polo Del Nero, para que não cometam erros em jogos do Palmeiras, líder do Brasileirão" foi veiculada em todos os grandes jornais brasileiros e está -convenientemente- sendo tratada como um escândalo, como um crime. Pode?

Segundo ele, a pressão existe porque Del Nero, conselheiro, sócio e torcedor fanático do Palmeiras, quer seu time Campeão Brasileiro em 2016. 

As afirmações de Marçal foram feitas em audiência pública do Ministério Público do Trabalho, no Rio de Janeiro.

De fato, os erros de arbitragem têm sido recorrentes nesta edição do Brasileiro, mas o Sr. Marçal parece não ter isenção suficiente para reconhecer que a maior vítima dos mesmos, por incrível que pareça, tem sido o próprio Palmeiras. Não fossem esses erros e o Verdão, de há muito, já teria sido Campeão Brasileiro desta temporada. 

Em razão de todos os erros de que tem sido vítima, o Palmeiras, ao se sentir prejudicado, tem enviado documentos e vídeos à CBF sempre estampando a prova dos fatos, o que incomoda demais os árbitros, os dirigentes e a própria direção da CBF. 

Por extensão verifica-se, também, que as reclamações palmeirenses incomodaram até o corporativíssimo sindicato arbitral que até bem pouco tempo era comandado pela súcia petista. Parece que ainda é! 

Deu pra sentir por quê o Curica durante tanto tempo esteve tão bem na fita do futebol brasileiro? Com açúcar até jiló vira doce!

No fim de outubro, sem que o departamento de árbitros da CBF desse um jeito nas arbitragens contrárias e diante de tantos e repetidos erros, a diretoria palmeirense chegou a convocar uma entrevista coletiva por sugestão da mídia palestrina, deste blog, inclusive...

Nessa entrevista Paulo Nobre e Mattos questionaram a pressão do Flamengo sobre os árbitros, com o que concordamos em gênero, número, caso e grau, haja vista que as arbitragens vinham beneficiando demais o time carioca. 

O Flamengo, por sua vez, reclama de supostos benefícios concedidos ao Palmeiras, mas suas denúncias são vazias, porquanto não as confirma mediante os vídeos comprobatórios dos possíveis erros.

O Ministério Público do Trabalho ainda não se pronunciou sobre eventuais providências a respeito das denúncias de Mendes. 

O Palmeiras, através de sua assessoria, já informou que não vai se posicionar, com o que concordamos, inteiramente.

********************

A vaziíssima denúncia do Sr. Marçal Mendes, em última análise, simplesmente ratifica - definitivamente- tudo o que se diz a propósito da caça e perseguição incessante ao Palmeiras. 

Na verdade o sistema -com raríssimas exceções- não quer o Verdão campeão e os seus componentes já sabem que se não conseguirem evitar vão ter de engolir o título do Verdão!

A escandalosa manifestação de Marçal expõe visceralmente o antagonismo arbitral carioca em relação ao clube e faz-me, finalmente, entender a razão pela qual Del Nero foi buscar em Sampa o Coronel Marinho, nomeando-o para comandar a arbitragem na CBF.

COMENTE COMENTE COMENTE