Observatório Alviverde

04/09/2019

MATTOS QUE SE CUIDE!


Já que ninguém notou, percebeu ou registrou, quero dizer que este humilde O.A.V foi o primeiro blog na Web a antecipar a contratação de Mano Menezes pelo Palmeiras.

Na verdade e sem vaidade, eu, Alcides Drummond, fui o primeiro cronista esportivo brasileiro a publicar, a anunciar e a garantir que o negócio com Mano já estava fechado.

E o fiz por conhecer bem a alma da maior parte dos dirigentes mineiros, representados no "affair" Felipão/Palmeiras/Mano por um belo-horizontino da gema, coincidentemente, diretor de futebol do Verdão.

Lembram-se do que publiquei aqui no mesmo momento em que foi oficializada a saída de Felipão?

Refresco-lhes a memória!

Escrevi assim:

SIC
 
"Apesar de Scolari mal ter sido demitido, estou convicto de que o novo contratado palmeirense é Mano Menezes.

Por que afirmo isso com tanta certeza e antecipação?

Exclusivamente em função dos laços profissionais e de amizade que, sei, ligam esse técnico gaúcho ao ladino e mineiríssimo diretor de futebol palmeirense.

Partidário convicto do ditado "farinha pouca meu pirão primeiro", Mattos, ao defender com veemência a continuidade de Felipão, a mim que o conheço, me parecia -muito mais- disposto a dispensá-lo. 


Vou mais além...


Tenho certeza de que os contatos Mattos/Mano/Palmeiras decorrem já há algum tempo e que essa tem sido uma das razões decorrentes da falta de interesse de vários jogadores "que parecem não querer nada com "a hora do Brasil" e nem atuar sob o comando de Felipão.

Posso estar errado em minha dedução, mas ao observar e perceber a veemência com que Mattos defendia e defendeu Scolari no "affair", eu, que conheço bem a alma de muitos nascidos nas alterosas, mormente na região em que vivo, fiquei de cabelo em pé.


Concluí, então, eu que já houvera pensado, pesado e calculado tudo isto,  por volta de meio dia desta 2ª-feira, que Felipão não resistiria no cargo até à tarde.  Não resistiu!


A mim Matos só faltava dizer com a alma que não queria mais o velho treinador, embora tanto na entrevista em que o avalizava, tentasse passar a impressão que o queria no time. 

Definitivamente, não queria! Não quis!

Acertei em cheio! Não havia como errar!

Enquanto o novo treinador (certamente Mano, "amigo soutien" (do peito) de Mattos não assumir, Wesley Carvalho do sub-20 comandará a equipe!


continuando: 

Por que Mattos não queria mais Felipão, de quem possivelmente não gostava, apenas tolerava? 

Simplesmente porque, com o gaúcho à frente do elenco, ele tinha a sua área de ação limitada e ficava sem condições, sequer, de dar palpites e de sugerir contratações para o elenco. Quanto mais para comandar!

Para o ego de Mattos, entendo que era questão de honra retomar a liderança completa que perdera já a partir da contratação de Scolari.

Vou além e digo que, além disso tudo, Mattos parecia sentir na própria pele que, sob o comando de Felipão, ele estava perdendo prestígio e, da mesma forma,  não estava, absolutamente, imunizado de uma demissão inesperada, repentina e sumária.

Por isto procurou Mano, convencido de que se conseguisse colocar um amigo chegado à frente do elenco, ainda mais contratado por sua indicação, Mattos se afastaria, pelo menos por mais um semestre, do desagradável drama de uma demissão! Será que consegue?

O que Mattos não podia imaginar é que a demissão de Felipão, embora definitiva e irreversível, geraria tanta celeuma e tantos protestos junto à galera.

Sobretudo a reação de muitos dirigentes do clube, pelas perspectivas de gerar reflexos até nas próximas eleições presidenciais do Verdão daqui a dois anos.

A esta altura Mattos tem de se conduzir com cuidado e até pisando em ovos no exercício de sua função, devido à revolta que provocou em boa parte da torcida, e, principalmente, da diretoria.

Eu não tenho nenhuma dúvida em afirmar de que ele já está na marca do pênalti e só não será "decapitado" se Leila vier a garanti-lo no cargo. 

Aliás, entre Scolari e Mattos será que preciso dizer que optaria por Felipão? Eu e muito mais de 60% da torcida palmeirense, em percentual minimizado.

Por questões de dignidade, hombridade e honestidade, eu, que não estive, estava e nem estou imerso no ambiente do elenco, não posso acusar ninguém de política contrária, boicote, corpo mole ou de omissão.

No entanto, creio que seja bem provável que tudo isso possa ter acontecido "ipsis litteris", a julgarmos pela maneira repentina, abrupta e inesperada como tudo aconteceu  e veio à tona. Num repente, afinal!

Não quero acusar ninguém, seja da parte dos dirigentes, dos atletas ou de quem quer que seja, mas, por tudo que vi, senti, analisei e concluí no balanço final dos fatos, tenho fundadas razões para ao menos desconfiar que algo diferente aconteceu nos últimos dias no Verdão... Ah, isto eu tenho! 

Afinal já são quase 60 anos que acompanho o futebol, esporte que o saudoso Francisco Sarno (lateral do Palmeiras na década de 50 e depois técnico famoso apelidou de "A Dança do Diabo" e até publicou um livro com esse nome. Vi dezenas de casos parecidos a este do Palmeiras.

Quem me acompanha por este OAV sabe, perfeitamente, que em momento algum, ainda que no auge da crise propugnei pela saída de Scolari. 

Pelo contrário, fui de encontro, isto é, radicalmente contra, a todas as opiniões daqueles que pediam-lhe a saída, por sinal, milhões.

Da mesma forma, confesso-lhes, fiquei feliz quando o presidente e o diretor de futebol resolveram ir à público com Felipão à tiracolo,  a fim de bradar aos quatro cantos do planeta que estavam prestigiando e mantendo o treinador. 

Melhor teria sido se não o houvessem feito. Foi o cúmulo do mau-caratismo, da mentira, da desfaçatez e, enfim,  da própria sacanagem personificada, tão comum no futebol. 

Como poderei, daqui em diante, acreditar em Gagliotte ou, principalmente, em Mattos, considerando a situação de vergonha e constrangimento que causaram, incapazes de manter a palavra empenhada publicamente por menos de 24 horas?

E depois tem gente que acredita que em menos de 24 horas Mattos procurou, encontrou-se com Mano, negociou, acertou as bases, redigiu o contrato e o assinou... Contem outra, por favor. 

Tenho certeza absoluta que os "amigos soutien" Mano e Mattos de há muito vinham amadurecendo a ideia. 

Para mim não será nenhuma surpresa se alguém vier a descobrir que até contaram com o auxílio de muitos jogadores, dessa autêntica sucursal mineira que Mattos conseguiu montar nas entranhas do Verdão.

PEDIDO AOS PALMEIRENSES

Meus amigos, recebamos bem Mano Menezes porque, além de um profissional discreto mostrou eficiência e profissionalismo em todos os clubes pelos quais passou.

A mim pouco importa se ele treinou o Cruzeiro, o Curica ou qualquer outro clube de que os palmeirenses não gostam.

Lembrem-se, todos, que vivemos a era do profissionalismo e como se isso não bastasse, considero pouco provável que Mano seja, de fato, um curicano. Só fez trabalhar no rival, nada mais que isso!

Trabalhar Mano sabe e já provou sua capacidade tantas vezes nas equipes pelas quais passou.

Como há males que vêm pra bem, Mano, que tem um estilo de jogo parecido com o de Scolari, terá menos trabalho para, num primeiro momento, montar e organizar a equipe visando ao turno final do Brasileiro.

A escolha de Mano para técnico do Verdão pode não ser a melhor, mas, certamente, também não é a pior. É, apenas, uma escolha profissional.

Capacidade para chegar e arrebentar ele tem! Já provou isso em tantos clubes. 

Por isto, deixem o homem chegar trabalhar!

Vamos ajudar Mano Menezes ajudar o nosso Palmeiras!

VOCÊ ACREDITA QUE (do ponto de vista profissional)  MANO POSSA DAR A VOLTA POR CIMA E RECONDUZIR O VERDÃO AOS PRIMEIROS LUGARES AINDA ESTE BRASILEIRÃO?


COMENTE COMENTE COMENTE