Observatório Alviverde

27/02/2018

A FAMÍLIA DE JAILSON TRABALHOU CONTRA O GOLEIRO DO PALMEIRAS!


A família do goleiro Jailson parece trabalhar contra o goleiro palmeirense, na medida em que não apenas assume o seu curintianismo, como festeja a derrocada palmeirense para o maior rival.

Foram, no mínimo, infelizes e, a rigor, imprudentes, a mãe, a irmã e outros parentes do jogador ao darem divulgação à paixão clubística pela qual se dedicam (são todos curicanos).

Ao comparecerem ao estádio, não discretamente como exigia o figurino da bola, mas de forma aparecida e exibicionista, ao cúmulo de vibrar quando dos gols do Curica, condenaram Jailson a um inferno existencial, do qual, tenho as minhas dúvidas ele conseguirá se desvencilhar enquanto jogador do Palmeiras.

Alguns conselheiros mais aborrecidos se revoltaram e até já oficiaram o presidente Gagliotte solicitando à diretoria que demita Jailson sumariamente em face das manifestações hostis de seus parentes...

Desta vez, porém, Gagliotte acertou em cheio e, sem dar a menor atenção às exigências descabidas e estapafúrdias dos conselheiros, determinou que o atleta, que não está suspenso na Libertadores, viajasse com a delegação à Colômbia, a fim de estar à disposição de Róger Machado no jogo de 5ª feira em Barranquilla contra o Júnior de lá.  Se irá jogar ou não, é outra história!

Abro este espaço, então, para enaltecer a conduta do presidente palmeirense, profissionalíssima, posto que ele não deu a menor trela à descabida movimentação de bastidores ou à censura de conselheiros fanáticos, cujos egos são maiores que a razão que o caso pode suscitar. 

Que culpa pode ter um profissional de futebol dedicado, honesto e cumpridor de seus deveres, em face da preferência ou da manifestação de preferência de seus parentes por um clube adversário?

Ainda que o próprio Jailson seja torcedor do rival, (garantem que é) o futebol é profissional e nada impede que, profissionalmente, ele defenda o Palmeiras ou qualquer time que seja.

Eu, particularmente, prefiro Prass -a quem considero mais goleiro- como titular, mas se Jailson começar jogando, creio que também estaremos em boas mãos, malgrado a sua atuação menos boa e até confusa no clássico de domingo passado contra o Curica. 

O problema é que, em face da suspensão automática de Jailson no Paulistão e da possibilidade de que ele seja suspenso ainda por mais tempo pelo TJD paulista, será contraproducente a continuidade dele como titular.

Você manteria Jailson ou promoveria o retorno imediato de Prass a fim de que o Palmeiras não viesse a sofrer "solução de continuidade" na função do goleiro?

COMENTE COMENTE COMENTE

ESTA NÃO É A HORA MAIS APROPRIADA PARA QUE SE REIVINDIQUE A SAÍDA DE RÓGER MACHADO DO COMANDO TÉCNICO DO PALMEIRAS!


Eu não disse, afirmei ou garanti, em tempo algum, que o Palmeiras esteve bem ou que jogou um bolão domingo passado contra o Curica, embora muitos que me leram conseguiram (não sei como) interpretar que s-i-m.

Ao contrário disto, afirmei que o time esteve mal técnica e taticamente, sem render aquilo que sabe e pode, muito longe de seu verdadeiro potencial.

Realcei, porém, e ficou provado outra vez que, para vencer o "derby" o Palmeiras tem de jogar, dez, vinte ou mais vezes do que o rival, porque o Curica sempre joga reforçado pelo árbitro, bandeiras, auxiliares, pela mídia e pelo próprio ambiente do jogo.

As interpretações e atitudes de Claus em campo -sempre- com dois pesos e duas medidas, não foram suficientes para que você concluísse o tanto que ele interveio e influiu no resultado final do jogo? 

Os lances de Fagner em Lucas Lima, este no  primeiro tempo e de Jailson em Renê, no 2º tempo, exatamente os mesmos, mas com interpretações completamente diferentes, é a prova real e definitiva do que estamos denunciando e que muitos dos nossos até contestaram aqui no blog, acusando-nos de estar tentando encobrir ou justificar a má atuação da equipe em campo, porém sem a mais mínima razão.

Em ambas as jogadas houve pênalti para um e outro clube, mas aquele que favoreceu o Palmeiras ocorreu logo no início do jogo e poderia, perfeitamente, mudar, completamente, o desfecho do clássico. 

A falta (pênalti) para o Palmeiras em que Claus equivocadamente ( ou teria sido propositadamente?) deu a vantagem e não voltou atrás após o Palmeiras desperdiçá-la, deveria ter como consequência, (a julgar-se pela expulsão de Jailson), a expulsão de Fagner, aos 25 do primeiro tempo, teria ou não teria o poder de mudar o desfecho de um clássico que em 90% das vezes é decidido nos detalhes?

Depois dos dois penais assinalados e nas circunstâncias em que foram apontados, eu não tenho mais nenhuma dúvida e chego à conclusão de que Claus assinalaria tantos pênaltis quantos fossem necessários para levar o Curica à vitória!

O Palmeiras já protestou contra o árbitro e a arbitragem? Irá fazê-lo? Ou ficará tudo limpo como antes no quartel de Abrantes?

E na TV, como foi o clássico?

Para quem, como eu, foi compulsoriamente obrigado a acompanhar o jogo pela Rede Globo eu pergunto: Deu pra notar mais uma vez que o narrador  Milton Leite  do Sportv/Premiere irradia os jogos e faz crônica esportiva torcendo abertamente pelo Curica? 

Que, para ele, se o árbitro ocasionalmente aponte algo que suscite dúvidas pró Palmeiras ele afirma taxativamente que o árbitro errou, mas, se erra contra o Palmeiras ele só menciona que "os jogadores palmeirenses estão reclamando disto ou daquilo", sem, entretanto, se posicionar ou se manifestar em face da jogada?

Então pode dizer-se sem receios de incorrer em injustiças ou erros que até a mídia joga com e para o Curica. Notaram como Leite sempre pautou a entrada do Vilarón induzindo-o a falar sempre só o que ele próprio (Milton Leite) queria?

O cara age da forma como age, narrando veemente e escancaradamente em prol de uma facção (ele é doentia e escancaradamente curicano) e imagina que quem o ouve não perceba. 

Por cima de "mois", amigão, não, porque eu sou do ramo e posso lhe garantir que quando estive na ativa nunca agi assim em relação a qualquer clube. Ninguém sequer sabia que eu era palmeirense. Sempre respeitei a preferência e a inteligência de meus ouvintes!"

A alta direção do Sportv (em meu entendimento) por mais que se auto-anuncie ou queira dar uma de imparcial, posiciona-se com simpatias por trás disso tudo, haja vista que não toma uma providência no sentido de ao menos minorar essa vergonhosa situação de favorecimento verbal ao chamado "clube de massa", verdadeira aberração.

Aliás, se mal pergunto, quando é que alguns profissionais midiáticos entre os quais incluo, enquadro e reconheço o capacitado e talentoso Milton Leite (exceto quando transmite o Palmeiras)  vão deixar o amadorismo de lado e, definitivamente , se profissionalizar? Já não é sem tempo!

 Por que não cessam de cumprir papéis ridículos de atores de terceira categoria?

SOBRE O TIME

Começo falando sobre o Róger Machado que não tem me agradado em decorrência da falta de ousadia. Domingo eu imaginava um time fechado e até considerava esta a melhor maneira de surpreender o Curica na casa deles...

Mas a boleirada não falou a mesma língua, o time não se articulou, e, sequer, ofereceu perigo ao adversário. 

Além da escala equivocada de Michel Bastos (já sem o viço técno-físico de outras eras para jogar de lateral), Marcos Rocha ainda não disse a que veio e faz um jogo à parte do grupo. Ele não é nem sombra do estupendo lateral que fora no Atlético Mineiro.

Tchê mais uma vez não rendeu (não pode ser crucificado por isto),  Dudu sumiu (longe do jogador desequilibrante de outrora), Lucas Lima só correu (ao menos correu) e Felipe Melo fez a única coisa que sabe fazer, isto é, guarnecer a frente da zaga mas sem velocidade e poder de recuperação.

Como que, nessa mixórdia, um centro-avante que só sabe jogar dentro da área e empurrar a bola para o gol pode se destacar? Borja (admitam) jogou isolado e na maioria absoluta das vezes sem ter com quem se entender, dialogar  ou até em quem se encostar.

Faltaram toque de bola na meia cancha (o esquema de bola comprida não deu certo), chegada dos laterais, chegada dos meias e atuações individualmente melhores de peças importantes como Dudu, Tchê e até de quem se esperava tanto, Felipe Melo, que raríssimas vezes ultrapassou o meio de campo.

Keno e Scarpa também entraram mas não apresentaram absolutamente nada de positivo para o time e, se querem saber mesmo, nem tinham condições de apresentar.

O retorno de Prass ao time foi benéfico pois ele, além de ser um líder incontestável no grupo (o provou até na reserva) é um goleiro, além de mais veloz, de maiores recursos individuais do que Jailson.

Para finalizar e não encompridar demais a postagem eu quero solicitar calma aos palmeirenses e lembrar-lhes que o campeonato ainda não terminou. Perdeu-se uma batalha importantíssima, mas a guerra não está perdida. 

Apesar dos pesares, o Palmeiras ainda é o time de melhor campanha no Paulistão e um dos favoritos ao título. Este não é o momento mais adequado para que se inicie qualquer campanha ou cruzada contra Róger. 

Afinal, nenhum outro time tem os números conquistados pelo Palmeiras no Paulistão até agora. Nem os grandes: Constatem:

1º) PALMEIRAS (Aproveitamento de 74,1%)
9 Jogos - 20 pontos ganhos.
6 Vitórias - 1 Empate - 1 Derrota.
14 Gols marcados - 7 sofridos - Saldo de 7 gols.

2º SANTOS (Aproveitamento de 63%)
9 Jogos - 17 pontos ganhos.
5 Vitórias - 2 Empates - 2 Derrotas.
14 gols marcados - 7 sofridos - Saldo de 7 gols.

3º CURICA (Aproveitamento de 59,3%)
9 Jogos - 16 pontos ganhos.
5 Vitórias - 1 Empate - 3 Derrotas.
13 gols marcados - 7 sofridos - Saldo de 6 gols.

4º BAMBIS (Aproveitamento de 40,7%)
9 jogos - 11 pontos.
3 vitórias - 2 empates - 4 derrotas
7 gols marcados - 7 sofridos - nem saldo, nem deficit

Cada um sabe de si e tem a sua opinião sobre o assunto, mas entendo que esta não é a hora mais apropriada para que se reivindique a saída de Róger Machado do comando técnico do Palmeiras.

COMENTE COMENTE COMENTE