Observatório Alviverde

18/11/2018

PARANÁ X PALMEIRAS

  

Escrito ao final do primeiro tempo.

Parecia, até, que eu estava advinhando quando escrevi isto, ontem:

(SIC)


"Quem desconhece que uma expulsão marota, um pênalti marcado contra, daqueles costumam marcar sempre para o Curica e uma arbitragem facilitadora como aquela de ontem (coincidentemente também pro Curica), tem o poder de alterar o rumo das coisas?"

Fui mais além...

"De qualquer forma eu acredito que,  mesmo nessas condições ou, até, em outras, piores e muito mais adversas (incluam no pacote as malas brancas, pretas, vermelhas ou de qualquer cor) o Palmeiras tem tudo para vencer o Paranazinho e dar o seu último passo rumo à consagração!"

Apesar, sustento, do resultado negativo do primeiro tempo, eu acredito que o Palmeiras se imponha e ganhe o jogo, até, com uma certa facilidade.

A diferença de categoria entre os times é brutal e, agora, auxiliado por que o prejudicou na etapa inicial,  a forte ventania que sobrou sobre o estádio do Café, verdadeiro ventilador na farofa palmeirense, o Palmeiras tem tudo para vencer.

Antonio Carlos, lento, foi incapaz de apostar corrida com o cara do Paranazinho que fez o gol, mas não pode ficar sozinho com a responsabilidade, porque faltou marcação no nascimento da jogada.

O jogador mais fraco do Palmeiras, foi, disparadamente, Lucas Lima que, se Felipão tiver em pleno gozo de suas faculdades não volta para o segundo tempo.  Decididamente ele não é jogador para gramado pesado.

Da mesma forma imagino que se as coisas ficarem ou continuarem apertadas (acredito que não, porque o Palmeiras agora jogará ajudado pelo vento) decorridos uns dez ou quinze minutos, Borja poderá entrar e ajudar.

Palmeiras x Paraná foi um jogo atípico que perdeu, completamente, a sua lógica, apresentando, apesar disso, o domínio amplo, completo e total do Palmeiras.

Com quase 70% de posse de bola, o Palmeiras, em meu entendimento, deverá passar pelo time paranaense e tem tudo para vencer o jogo. 

Eu não desanimo e acho que muito mais difícil do que o Palmeiras virar em cima do Paraná, será o Inter virar em cima do Botafogo. (AD) 



COMENTE COMENTE COMENTE

A PARTE DA MIDIA INDECENTE E PARCIAL JÁ COMEÇA A TRABALHAR PELA EXTINÇÃO DO BRASILEIRO POR PONTOS CORRIDOS E PELA VOLTA DOS MATA-MATAS


Se o Palmeiras derrotar o Paraná hoje em Londrina alcançará 73 pontos, e, para o desgosto da esmagadora maioria da mídia, será considerado o virtual campeão do Brasileirão/18.

Não obstante a sua condição de líder isolado, destacado e disparado, o Verdão, por enquanto impedido pela frieza dos números da matemática, ainda assim, não poderá ser proclamado o real campeão.

Mesmo que Inter e Fla percam os seus jogos de hoje nos quais -diga-se de passagem- correm grandes riscos, o Verdão só eliminaria o Flamengo.

O Inter joga, no Rio, contra o Botafogo e o Fla, em Recife, contra o ameaçado Sport, duas imponderáveis batalhas de desgaste.

Nessa hipótese, a vitória palmeirense terá suficiência exclusiva para retirar o Flamengo da briga pelo título, pois o Verdão iria, repito, passaria a somar 73 pontos e os cariocas permaneceriam com 63, isto é, 10 pontos a menos.

Como ocorrerão apenas mais três rodadas, o Fla, que recebe o Grêmio no Maracanã, vai ao Mineirão enfrentar o Cruzeiro e termina a campanha no Rio diante do Atlético Paranaense, só poderia chegar aos 72 pontos, um a menos do que o Palmeiras e estaria eliminado.

O Inter, com 65 pontos,  repito, se perder hoje vencer os demais jogos , contra o Botafogo no Rio, contra o Galo e o Flu, no Beira Rio, teria condições de chegar aos 74 pontos e, teoricamente, superar o Palmeiras.

Isso, porém, só ocorreria na eventualidade de o Palmeiras ser derrotado pelo América Mineiro no Allianz, pelo Vasco, no Rio e pelo Vitória, em São Paulo.

No fértil terreno do fanatismo essas coincidências pode ocorrer, mas quem não sabe que se trata de uma quimera, de um sonho lindo de uma noite de verão dos adversários do Verdão. 

Além de ter o melhor time d-i-s-p-a-r-a-d-a-m-e-n-t-e deste Brasileiro, o Palmeiras não terá de  enfrentar nenhum dos chamados times de elite...

Enfrentará, sim, exclusivamente aqueles a o que o torcedor alcunha desprezivelmente de "reborréia" posto que todos estão na parte debaixo da tabela, dois deles no Z4  e lutam desesperadamente para não cair!

O  Palmeiras, vou repetir os matemáticos, já ostenta, nesta rodada 95% de chances de ficar com o título, contra 4% o Inter gaúcho e 1% em relação ao Fla carioca. Só um milagre para alterar os rumos um roteiro prenunciado com ampla antecedência. Está escrito nas estrelas!

A data do título e a comemoração, em meu entendimento, são meras questões de formalidade e de cumprimento das rodadas.

Há, porém, uma ressalva importantíssima para a qual eu chamo a atenção de Felipão e do elenco, embora duvide que haja alguém por lá que ignore o que vou realçar e ressaltar:

"o Palmeiras -obrigatoriamente- tem de vencer, hoje, o Paraná! 

Um improvável empate ou até uma impensável derrota pode ser um elemento complicador que dificulta a conquista.

Por isto,  o time de Scolari tem de entrar em campo ligado e permanecer aceso esta tarde em Londrina e sem qualquer preocupação com os resultados dos concorrentes, haja vista que depende exclusivamente de si para "levantar o caneco". Era assim que se falava em meu tempo.

De mais a mais, tem de ter ampla confiança em suas possibilidade, mas, acima disso, tem de estar ciente e consciente de que não vai jogar contra o vento, como insiste, oportunisticamente, a mídia, certamente colimando o pior.

Quem não sabe que tudo pode ocorrer num jogo decisivo e importante como o de hoje?

Quem desconhece que uma expulsão marota, um pênalti marcado contra, daqueles costumam marcar sempre para o Curica e uma arbitragem facilitadora como aquela de ontem (coincidentemente também pro Curica), tem o poder de alterar o rumo das coisas?

De qualquer forma eu acredito que,  mesmo nessas condições ou, até, em outras, piores e muito mais adversas (incluam no pacote as malas brancas, pretas, vermelhas ou de qualquer cor) o Palmeiras tem tudo para vencer o Paranazinho e dar o seu último passo rumo à consagração!

Enquanto isso (com exceções), a decepcionada turma da imprensa, leia-se Fox Sports, Globo e outras menos votadas, já começa a trabalhar pela extinção do Campeonato Brasileiro por pontos corridos, e propugna, incoerentemente, pelo retorno dos mata-matas que eles tanto combatiam tempos atrás sob o argumento de que não media a capacidade real das equipes numa temporada. 

Se vocês que leem este OAV querem saber a razão disto, explico:  só o fazem porque o Verdão, desde Paulo Nobre, passou, de mero partícipe à condição de protagonista do Brasileiro. No ano passado, com toda a campanha contrária e com toda a roubalheira arbitral,  foi o vice-campeão...

Se mal pergunto me perdoem, mas você leu, viu ou ouviu alguém da mídia destacar o vice palmeirense do ano passado?

Hoje no FoxSports Rádio o tal Sormani (o cara mais chato da TV em todos os tempos) aquele que parece funcionário do Santos e uma espécie de rábula peixeiro, tal a forma como defende o clube em pleno ar, declarou que o melhor time deste Brasileiro não era o Palmeiras, mas o desclassificado Grêmio!


Depois desta, dizer mais o que?

Em relação aos outros, quase todos não respeitam -mesmo- o horário que o Canal destina para a abordagem dos assuntos do Palmeiras.

Fracionam, abandonam e minimizam os temas do clube, mudam o assunto toda a hora, fazem gracejos e contam piadas "preferentemente" nos horários destinados ao Palmeiras...

Mas eles (otários) imaginam que quem assiste ao programa não sabe que eles fazem uso desse estratagema para falar o menos possível sobre o Verdão.

Da mesma forma, todas as vezes que falam que o Palmeiras está chegando ao título, procuram, o tempo todo, depreciar a imagem do clube .

Vejam que o Palmeiras é o virtual campeão, mas, ainda assim eles minimizam-lhe a conquista. 

Além de não tecerem -nunca-  comentários favoráveis mesmo quando o time merece, não reconhecem -jamais- os méritos do time, repetindo, a toda hora,  que o Palmeiras só será campeão porque  é o clube que tem o maior investimento.

Até parece que o futebol no Brasil não é profissional. 

Daquela mesa toda da FOX, salvam-se o Pascoal, o Facincanni, (os únicos que não vestem a camisa de seus clubes), às vezes o Benja e um ou outro repórter itinerante que passa por lá e participa do programa.
 
 COMENTE COMENTE COMENTE

PS - QUEM TIVER O ENDEREÇO DELES E SE DISPUSER A ENVIAR A MATÉRIA DE HOJE DESTE OAV ESTOU AUTORIZANDO. (AD)